Para comemorar os 60 anos do Parque Ibirapuera e os 50 anos da TV Globo, a emissora lançou o aplicativo Meu Ibira, para iOS e Android. O espaço, que fica na zona sul de São Paulo, ganhou uma plataforma online para que as pessoas possam ter acesso ao mapa completo do local, além da programação de atividades ao ar livro neste que é um dos mais belos pontos turísticos da cidade.
Galaxy S6 Edge tem melhor câmera entre os smartphones, diz estudo
Eduardo Brandini, da área de comunicação da Globo, explica que a ideia surgiu da necessidade de as pessoas se localizarem e estarem a par de tudo que acontece no Ibirapuera. "Todos os grandes parques do mundo têm aplicativos e a gente percebeu que não havia nada específico para o Ibira", diz.
Ainda no ano passado, a equipe realizou uma espécie de teste do aplicativo. Distribuíram 20 mil mapas impressos pelo parque em seu aniversário. Segundo Brandini, a ação foi muito bem recebida. O Ipirapuera foi inaugurado em 1954, em homenagem aos 400 anos da cidade de São Paulo, e o app chega como um presente no momento em que a própria TV Globo comemora seu aniversário de 50 anos.
O carinhoso apelido - Ibira - ao parque é usado pela maior parte dos paulistanos e, por isso, é o nome do aplicativo. Um dos principais motivadores da ideia foi uma pesquisa feita pelo Instagram, no ano passado, que afirmou que o local com mais fotos tageadas no Brasil por geolocalização foi o Ibirapuera.
Além de ter acesso à localidade de tudo do parque (portões, banheiros, museus, lanchonetes, áreas de atividades específicas, entre outros) a pessoa pode escolher entre diferentes "Ibiras". Na página inicial do aplicativo existem opções como "Meu Ibira é esporte" e "Meu Ibira é diversão", onde estão listadas atividades para cada gosto. Somente nesse menu de entrada são 120 atividades.
De acordo com Eduardo, por ser um ponto de encontro, a Globo se preocupou em fazer um aplicativo que fosse como uma rede social. Por isso, ao se conectar a ele, é possível encontrar seus amigos e ver, em uma timeline, as atividades que as pessoas estão fazendo ou gostariam de fazer.
A interação pode acontecer de diferentes maneiras. Se um usuário já fez a atividade, você pode curtir e colocar em uma lista de coisas que também quer fazer. Se ele deseja realizá-la, é possível en
Quem sempre usou iOS vai estranhar Android? Opine no Fórum do TechTudo
Por fim, o aplicativo, que é gratuito e está disponível para Android e iPhone, sugere desafios para quem está passeando no parque. Entre eles, encontrar a lápide de um cachorro e um banco igual aos do Central Park, doado pela prefeitura de Nova Iorque.
Aos poucos, a Globo está incluindo placas com QR codes em alguns pontos do parque para explicar sobre eles. Hoje, são cinco locais já com a tecnologia (museus e lanchonetes). Ainda em planos futuros, o aplicativo poderá dar notificações sobre novos eventos e atividades no Ibirapuera.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Museu do som: relembre o passado da Internet discada, ICQ, vinil e K7
- Battlefield 4: Naval Strike fica gratuito; saiba com fazer o download
- Como excluir um evento do Facebook
- Sete sites para alugar casa para temporada além do Airbnb
- Mirror’s Edge 2 chega aos consoles e PC nos lançamentos da semana
- VMA 2019: como assistir MTV ao vivo e online
- Como converter arquivos NRG para ISO
- Instagram ganha adesivo de enquete; recurso cria votação nos Stories
- WhatsApp agora permite denunciar um usuário como spam. Saiba como fazer
- Pop ou Minizinha Chip? Compare máquinas da Credicard e do PagSeguro
- Como tirar CPF online? Saiba fazer pedido pela Internet
- Como usar o Google Tradutor no Facebook Messenger
- Como criar um site
- Atleta de Overwatch é suspenso e multado por gesto ofensivo em stream
- Xiaomi anuncia TV OLED de luxo com tela transparente; veja preço
- YouTube Real Time Playlist
- Airbnb testa ‘Journeys’, recurso que planeja sua viagem inteira
- Google admite que Android checa GPS do usuário mesmo quando ele não quer
- Próximo Passe de Elite do Free Fire: veja conteúdos de abril de 2021
- Caixa de som Amvox é a única do Brasil que pode ser dividida ao meio