O AliExpress é uma plataforma global de vendas da Alibaba Group, gigante chinesa do varejo, que está disponível no Brasil. O consumidor brasileiro pode fazer uso da plataforma em português e da entrega local, tanto no site quanto no app para celular. Em formato mobile, o serviço está disponível gratuitamente no Android e no iPhone (iOS).
Vale ressaltar que o nosso review visa a analisar o uso do aplicativo do AliExpress em si, e não o serviço de compras de uma maneira geral. Com isso, os tópicos Interface, Usabilidade, Desempenho e Funcionalidades serão os pilares deste texto. Saber se o sistema funciona e se atende bem às necessidades do consumidor são os alvos desta avaliação, tanto em experiência mobile, quanto desktop.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Interface
O AliExpress possui a mesma identidade visual quando comparamos as versões desktop e mobile. Porém, ao observamos as ofertas em destaque na tela do monitor, podemos perceber que elas ficam mais organizadas e coerentes do que no celular. Neste segundo caso, por maior que seja a tela, os vários formatos e cores poluem o aspecto geral.
Além da poluição visual, as categorias na versão mobile não estão organizadas em um menu de opções, mas sim em um botão que abre uma segunda página com cada conjunto de oferta. Isso faz o usuário gastar etapas desnecessárias na sua procura. De forma geral, a aparência do app se assemelha a um grande catálogo daqueles que vêm encartados em jornais.
Usabilidade
Apesar de abrir a página totalmente em português, o site aparece configurado para entrega nos Estados Unidos e com preço em dólar. Felizmente, existe uma opção no topo para que o usuário possa trocar para o Brasil. Este é o primeiro ponto da usabilidade que precisa ser notado.
Na versão mobile, isso não acontece. Utilizando a geolocalização do smartphone, o AliExpress detecta a origem do usuário e já disponibiliza todos os preços em real. É claro que, com o cadastro de uma conta na plataforma, todas essas dúvidas serão sanadas e o consumidor poderá ter a experiência quase completa em português, mas com muitos erros de tradução.
Por falar em cadastro, como em qualquer e-commerce grande, esta etapa no AliExpress possui atalhos que visam a agilizar o processo e facilitar a vida do usuário. Assim, é possível conectar imediatamente utilizando as redes sociais Facebook e VK, ou uma conta Google.
Entretanto, criar um login é rápido e simples, bastando colocar e-mail e senha para obter um acesso gratuito e um cupom de desconto. Na hora de finalizar uma compra, será necessário colocar informações de pagamento e endereço.
Desempenho
O app AliExpress mostra um desempenho favorável em ambas as plataformas, mas, novamente, os atributos de velocidade e agilidade da versão desktop são mais bem resolvidos. A diferença de performance é clara, mas isso não significa que o sistema seja lento no celular.
As trocas de telas e o acesso aos menus são rápidos. Entretanto, vale ressaltar que nossos testes foram feitos em um Xiaomi Mi A2 Lite com Android 9 instalado.
Funcionalidades
Diferentemente da versão desktop, o AliExpress mobile possui funcionalidades extras que não são comuns em serviços de e-commerce de uma forma geral. Um deles é o "Feed de Notícias", que, apesar do nome, é um apanhado de fotos postadas em redes sociais para o consumidor se inspirar, com o objetivo de comprar produtos da loja. No entanto, são perfis desconexos da realidade brasileira, geralmente escritos em russo.
Logo ao lado, aparece uma opção de chat, sem deixar claro qual é
O carrinho de compras e o perfil de usuário são outras duas funções de fácil acesso no app mobile, o que, neste caso, se sobressai perante a versão desktop do AliExpress.
O sistema de busca abre algumas sugestões aleatórias e tenta completar automaticamente quando estamos digitando algum termo. Até este ponto, não há diferença entre as duas versões. Entretanto, a experiência geral na versão mobile é um tanto sofrida, pois pode demorar a exibir o resultado e mostrar muitos produtos sem as respectivas fotos. Nada disso ocorreu na versão desktop.
Conclusão
O AliExpress é um aplicativo de compras global que tenta atrair o público pelos preços baixos e diversidade de produtos, mas peca em outros quesitos. No Brasil, por exemplo, há o suporte que não fala português e alguns erros bizarros de traduções para o idioma, o que faz pensar que tudo foi feito de forma automatizada, sem cuidado com o público local.
No geral, utilizar o sistema na versão desktop entrega uma experiência muito superior em relação ao app mobile, que sofre com problemas de performance e usabilidade.
Aliexpress é confiável para comprar celular? Como funciona a taxa? Veja no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como atualizar o Android do Galaxy J2 Prime
- Minecraft: o que s?o e como instalar vers?es Snapshot do jogo
- Como saber quais amigos curtiram quais páginas (ou a sua) no Facebook
- Snapdragon 820 suporta câmeras de 28 MP e vídeo em 4K
- PES 2020: melhores jogadores dos times brasileiros por posição
- WhatsApp Beta reduz tempo para que uma mensagem seja apagada para todos
- Como minerar criptomoedas? Veja dicas e saiba se vale a pena
- Gmail adota inteligência artificial para mostrar notificações no iPhone
- Leilão da Receita em SP tem MacBook a R$ 500 e placa Nvidia a R$ 300
- Especificações do Moto X Sport e do novo Moto G vazam na internet
- LOUD e Free Fire Pro League são destaque no YouTube Rewind 2019
- Novas c?meras GoPro chegam ao Brasil, mas pre?o ? 'salgado'
- Como descobrir versão do CCleaner e remover malware do PC com Windows
- Drone controlado por Apple Watch obedece ao movimento das mãos
- Jogo de NES de Dias de Trovão é recuperado após 30 anos em 21 disquetes
- PagSeguro ou Mercado Pago? Compare as contas e ferramentas para vendas
- Como usar o WhatsApp Web no iPad
- Streamer é banida da Twitch TV após fazer live de pintura corporal
- Lançamento do iPhone: como assistir ao evento da Apple em tempo real
- BGS 2017 terá presença do criador da empresa Atari, Nolan Bushnell