processador Core i7 8565U, da Intel, está disponível em diversos notebooks à venda no Brasil. Com quatro núcleos e oito threads, o chip pode alcançar velocidades de até 4,6 GHz e rodar com uma performance superior em relação ao Core i7 7700HQ, modelo da geração anterior bastante comum em dispositivos gamer. Dessa forma, está presente em computadores de marcas como Acer, Asus, Dell, Lenovo e Samsung.
O componente traz ainda a solução gráfica integrada Intel UHD Graphics 620, que deve ser suficiente para rodar imagens com qualidade ao rodar vídeos, programas de produtividade e até alguns jogos mais simples. Confira a seguir mais detalhes a respeito do processador e saiba se vale a pena comprar um laptop equipado com o chip.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Especificações
O Core i7 8565U é um quad-core de oitava geração da Intel voltado para uso em computadores portáteis. O processador conta com velocidades de 1,8 a 4,6 GHz e oferece oito threads (linhas de execução), além dos quatro núcleos físicos. O componente traz 8 MB de memória cache interna e conta com um regime de consumo configurável. Dessa forma, o modelo pode atingir um desempenho alto, mesmo que isso represente maior consumo de energia.
O chip da Intel pode reconhecer até 64 GB de memória RAM (DDR4 ou DDR3) e apresenta uma placa gráfica integrada Intel UHD Graphics 620, solução de entrada da marca que deve ser suficiente para reproduzir mídia e até para jogar de vez em quando.
Desempenho
O Core i7 8565U aparece com bons números nos benchmarks já realizados. Uma análise do site CPUBenchmark, por exemplo, observa que o chip, com foco em notebooks, tem desempenho superior ao Core i7 7700HQ, CPU de sétima geração da Intel voltada para workstations.
Quando comparado ao seu rival direto, o Ryzen 7 2700U, da AMD, o componente tem um empate técnico. Mas, considerando apenas os números, o processador da Intel apresenta certa superioridade. Em relação a outras linhas de sétima geração, como seu antecessor direto, o Core i7 7500U, o chip deve atingir performance em torno de 30% superior.
Performance gráfica
Como é comum em processadores da Intel para dispositivos portáteis, o Core i7 8565U é equipado com uma placa de vídeo integrada. A GPU Intel UHD Graphics 620 atinge níveis de performance semelhantes aos da GeForce 920M, da Nvidia, de acordo com comparativos de benchmark realizados pelo site Notebook Check. Na prática, isso deve significar performance satisfatória em jogos mais simples e antigos, mas o desempenho pode decepcionar quem busca um PC gamer para rodar títulos mais recentes. Além disso, criadores de conteúdo e editores de vídeo podem sentir alguma dificuldade em tarefas de renderização.
Segundo a Intel, o chip permite controlar até três monitores ao mesmo tempo, além de permitir saída de vídeo em 4K a 60 fps. O processador gráfico tem ainda suporte às tecnologias de qualidade de vídeo da Intel.
Consumo
Parte da linha "U" da Intel, o Core i7 8565U é deve apresentar um consumo mais baixo, o que significa também esquentar menos. Esses atributos contribuem para que o processador tenha um perfil mais adequado para ultrabooks. Segundo a Intel, o modelo conta com TDP de 15 Watts, mas pode ser configurado para operar a 25 Watts pela fabricante. Nesse cenário, o chip vai gastar mais energia, mas, por outro lado, apresenta performance bastante superior, semelhante à encontrada no Core i7 7700HQ.
Notebooks e preços
O Core i7 8565U aparece em notebooks de diversas marcas no Brasil. A linha Style S51, da S
Esses notebooks variam em performance e preço, indo desde a faixa dos R$ 2.800, no caso de modelos mais simples, até cerca de R$ 7.500, caso do Samsung Style S51 equipado com a placa de vídeo dedicada GeForce GTX 1650, da Nvidia. Portanto, na hora de comprar é importante atentar às especificações de cada modelo, escolhendo aquele que entrega os recursos certos para o tipo de uso desejado, além de uma boa relação de custo-benefício.
Via Intel, TechSpot, CPUBenchmark, Notebook Check
Existe "gargalo" entre processador e placa-mãe? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Polêmico jogo Catherine ganha espaço nos esports com modo multiplayer
- Angry Birds Seasons ganha novas fases e novo pássaro para o Natal
- Seis serviços de e-mail alternativos ao Gmail
- Kingdom Hearts 3 ? apresentado para PlayStation 4 e Xbox One na E3 2015
- Imposto de Renda 2018: como baixar e instalar o programa da declaração
- Runescape 3: veja como upar artesanato no popular MMORPG gratuito
- Mega Man X terá coleção com oito jogos da série nos consoles e PC
- Cherrygumms e CamilotaXP: veja destaques femininos nos esports em 2018
- Como desativar a troca rápida de usuários no Windows
- Relógio Amazfit Pace surge na loja online brasileira da Xiaomi; saiba preço
- Doom revela os requisitos mínimos para rodar o jogo no seu PC
- LG G3 ou Moto X? Veja quem vence esse 'combate' entre tops de linha
- CS:GO: MIBR perde para a Team Liquid pela ESL One: Road to Rio
- Como usar o Battery Doctor para poupar bateria do celular Android
- CS:GO: jogador da FURIA HEN1 fica em 16° no ranking da HLTV de 2020
- Netflix já tem data para começar oferecer vídeos offline, diz site
- Resumo da Semana: The Witcher 3 e Video Game Awards foram destaques
- Pokémon GO ganha bônus de captura e nova forma de batalhar em atualização
- O que significa 'upset' nos esports? Relembre casos no LoL e DotA 2
- CS:GO: Astralis vence MIBR e está na final do IEM Katowice Major 2019