O Advanced SystemCare e o CCleaner são programas desenvolvidos para "limpar um computador", identificando e removendo arquivos, pastas e dados que não são necessários para sua utilização. Estas ações ajudam a liberar mais espaço e fazer a máquina rodar com mais velocidade.
Combofix ou Spybot? Quem é o melhor em tirar malwares do PC
As opções que mais levam os usuários a buscar estes programas são o modo de limpeza do sistema e do registro do Windows. O primeiro modo é usado para encontrar e apagar arquivos que não são mais necessários no computador, como miniaturas do sistema, caches diversos e cookies em navegadores.
Já o segundo faz uma varredura semelhante, mas no registro do sistema, em busca de entradas que não estejam mais em uso, como referências a programas desinstalados ou a arquivos que foram movidos de lugar. Mas, qual destes aplicativos é o melhor? Confira no nosso comparativo.
Funções oferecidas na versão grátis – Advanced SystemCare
Os dois aplicativos possuem os modos de limpeza, mas o CCleaner oferece poucas opções extras, que são desinstalador de arquivos, gerenciar programas que iniciam com o sistema, localizador de arquivos duplicados, analisador de disco, limpeza de espaço livre e gerenciar a restauração do sistema.
Todos eles, com exceção do último, estão presentes no Advanced SystemCare como módulos especiais que podem ser baixados com facilidade a partir da interface do programa. Ao todo, ele possui 25 ferramentas além das opções que limpeza. Estas, por sua vez, foram separadas em várias sub-partes, que permitem fazer varreduras em áreas específicas do disco rígido (HD).
Funções oferecidas na versão paga – Advanced SystemCare
A versão paga do CCleaner adiciona poucos recursos ao programa, como monitoramento em tempo real, suporte premium, desfragmentador de disco, recuperação de arquivos e atualizações automáticas. Destes, só os dois primeiros não estão na versão gratuita do rival.
Já os usuários do Advanced SystemCare Pro poderão contar com novos recursos como reparos do Windows, otimização de RAM, acelerador de Internet, limpeza de registro e de disco. Além disso, terão acesso à limpeza automática de dados de identificação no navegador e monitoramento em tempo real.
Problemas resolvidos – Advanced SystemCare
O Advanced SystemCare possui recursos que detectam e bloqueiam a instalação de Spywares, além disso, é capaz de encontrar e instalar automaticamente atualizações do Windows e possui uma lista de plug-ins – como Flash e Java – e atalhos para ajudar o usuário a atualizar suas versões quando necessário. O CCleaner não tem nenhuma destas funções e se mostra menos completo.
Velocidade do computador – Empate
Os dois programas prometem deixar o computador mais rápido, mas a eficácia de seus processos pode ser lenta demais para que o usuário perceba alguma mudança. Por natureza, qualquer ganho de velocidade só será notado substancialmente caso o computador estivesse com vários problemas antes de usar os aplicativos.
Isso ocorre por que eles não estão criando velocidade do nada, e sim mudando configurações de forma a fazer com que o dispositivo tenha que lidar com vários processos ao mesmo tempo.
Nos computadores mais modernos, que possuem mais RAM, a quantidade de memória usada por estes processos é relativamente menor e, como sobra mais memória para usar em outros programas, qualquer quantidade liberada tende a ser imperceptível.
Por outro lado, em dispositivos com menor capacidade, os ganhos terão um impacto positivo mais visível na memória, mas isso não significa que estes programas serão capazes de transformar máquinas antigas em campeãs de velocidade.
Conclusão – Advanced SystemCare
O Advanced SystemCare é uma caixa de ferramentas mais completa que o CCleaner e permite fazer um número maior de alterações no computador sem precisar usar a versão paga. Entretanto, isso não significa que este deva ser completamente descartado.
Meu computador está muito lento, como resolver? Veja no Fórum do TechTudo.
O CCleaner possui uma interface mais leve e fácil de navegar e, ao contrário do rival, suas opções são simples de usar. Um dos problemas do Advanced SystemCare é que seus recursos são voltadas a usuários avançados, o que pode levar novatos a danificar sua versão do Windows por acidente.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- World War Z e Figment estão entre novos jogos grátis da Epic Games Store
- Relembre seis serviços de música que já foram encerrados
- Apple revela iMac colorido com chip M1, iPad Pro com 5G e iPhone 12 roxo
- Como jogar Dota 2 e os requisitos para rodar em PC fraco
- Steam: saiba quanto tempo você precisa para fechar todos os seus jogos
- Google Fotos: como compartilhar imagens e vídeos no iOS com outras pessoas
- Notebook com até três telas pode ganhar prêmio de design em 2021
- PowerColor apresenta primeira placa de vídeo com 16 GB de RAM
- Como criar e configurar mapas em Minecraft para Xbox One e PS4
- Outriders: demo do novo game impressiona com gráficos e realismo
- Como ter o YouTube em janela flutuante antes do Android 8
- Lenovo Legion Y540 chega ao Brasil com chip Intel Core de nona geração
- PS4: novas cores do controle DualShock 4 chegam oficialmente ao Brasil
- Star Wars e Guardiões da Galáxia são destaques nos trailers da semana
- Google One chega ao Brasil para substituir assinaturas do Google Drive
- Xbox Series S 'Lockhart'? Versão mais barata do console tem preço vazado
- Pasta Inicializar no Windows 10: cinco perguntas e respostas
- Requisitos de Crusader Kings 3 para fazer download no PC (Steam)
- Xperia M4 Aqua, novo smart ? prova d??gua da Sony, chega ao Brasil
- Blu lança Studio Energy, smart tem bateria que dura até 4 dias sem carregar