O Apple Watch ainda não tem previsão de chegada ao Brasil – em outros países a partir desta sexta-feira, 24, ele já estará disponível – mas, a medida que as features são reveladas, podemos temos a certeza que o relógio inteligente da Maça não é só design. Um exemplo disso é o sistema de monitor cardíaco. Apesar da função já existir em smartbands e outros smartwatchs, a Apple teve um cuidado especial quanto ao recurso.
Testamos o Apple Watch: relógio inteligente para iPhone inova até demais
O monitoramento cardíaco do Apple Watch é construído com uma técnica conhecida como fotopletismografia. Na parte de baixo do aparelho, a Apple incluiu uma série de LED fotossensíveis. Como o sangue é vermelho, os LEDs são da cor verde para que possa refletir e captar com precisão a quantidade de batimentos do coração.
A medição do número de batimentos é feito com a ajuda dos LEDs, que ficam piscando centenas de vezes por segundo. O fluxo de sangue corre pelas veias, e o Apple Watch detecta o número preciso fazendo o cálculo entre o espaço de tempo em cada batida.
O sensor cardíaco é adaptado para aumentar automaticamente a potência da luz e a quantidade de amostragem, para compensar os níveis de sinal que ocasionalmente possam acontecer. Isso quer dizer que, mesmo quando a atividade física for realizada em ambientes extremos, como o frio, o Apple Watch ainda conseguirá computar o número de batimentos com eficiência.
A moda dos smartwatches vai pegar? Comente no Fórum do TechTudo
Mas, nem tudo são flores. De acordo com o documento da empresa, o Apple Watch pode encontrar dificuldades para medir adequadamente os batimentos cardíacos em atividades sem um ritmo constante, como um treino de boxe ou ao jogar uma partida de tênis, por exemplo.
Outro fator que pode desagradar é a necessidade da pulseira estar bem fixada ao pulso. Quem gosta de relógios mais folgados pode de alguma forma estranhar. Para tentar amenizar essas questões, a Apple anunciou que as faixas de frequência cardíacas – aquelas que são encaixadas no peito – podem se cone
O Apple Watch utiliza uma medição conhecida como Heart Rate Glance. Isso permite que o usuário pode verificar o dia inteiro o número de batimentos cardíacos. Quando o usuário não estiver em atividade física, a medição da frequência cardíaca ocorre a cada 10 minutos.
Os dados são armazenados no aplicativo Saúde disponível no iPhone. As informações podem ser utilizadas para acompanhamento médico ou para avaliar o desempenho em atividades físicas.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Galaxy S7 terá tela sensível a pressão igual à do iPhone 6S, diz site
- Apple confirma novos emojis para iPhone com iOS 11; veja a lista
- Como ver letras de músicas no Spotify para Android
- Days Gone provou na E3 que não é apenas mais um jogo de zumbis
- iOS 9: veja cinco problemas do sistema e saiba como resolvê-los
- Batman Arkham: confira os melhores easter eggs e 'bizarrices' da série
- Opera travou e não abre mais páginas? Aprenda a resolver
- Sony Xperia: como ocultar fotos no álbum do smartphone
- iPhone 12 e iPhone 12 Pro: veja preços vazados e tudo sobre o lançamento
- Moto X Style: preço vaza e smartphone começa a ser vendido
- Como ajustar data e hora no iPhone 6
- Aplicativo de frases: lista traz apps com mensagens bonitas e de amor
- Como compartilhar uma planilha do Excel
- Como jogar Rainbow Six Siege e matar os inimigos rapidamente
- Uber lança recurso para verificar dados de motorista antes do embarque
- Uber começa a mostrar cores de carros para facilitar identificação
- Aprenda a usar o novo sistema de cartas de Halo 5: Guardians
- Aparelho que cria objetos em 3D pode superar impressoras tradicionais
- Sony lança My PlayStation, serviço web para acessar seu perfil na PSN
- Google Glass ganhará novo modelo com chip Intel em 2015, diz jornal