O WhatsApp Aero é um MOD, ou seja, uma versão modificada do software original que exige o uso de uma APK não-oficial para funcionar. Ele foi criado por um desenvolvedor turco com a intenção de atrair usuários do WhatsApp que buscam por funções extras, como a personalização da interface.
Em janeiro de 2019, o WhatsApp tornou-se oficialmente o aplicativo mais utilizado no mundo todo, alcançando bilhões de usuários. Devido ao seu sucesso e poder de alcance, muitos programas alternativos começaram a surgir e ser baixados, como é o caso do WhatsApp Aero, GB WhatsApp, WhatsApp Plus, entre outros. Apesar dos atrativos, os aplicativos clones trazem riscos aos usuários e podem causar até a expulsão permanente da conta do WhatsApp original.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
WhatsApp Aero: o que é?
O WhatsApp Aero é um mensageiro que usa, sem permissão, o código-fonte do WhatsApp. Ele foi inspirado também no WhatsApp Fouad Mods. O app funciona apenas em celulares com o sistema Android a partir da versão 4.0. Seu grande diferencial está na possibilidade de customizar o visual do WhatsApp com diferentes temas e cores.
Entre as funções extras que o WhatsApp Aero oferece estão:
- Várias opções de interface que, inclusive, diferem bastante da original do WhatsApp. É possível customizar a aparência do mensageiro conforme o gosto pessoal do usuário;
- Identificação de quem visitou o perfil do usuário;
- Nenhuma mensagem recebida pode ser apagada pelo remetente;
- Integração de todos os emojis, como os do Facebook e do WhatsApp, além da criação de novos;
- Personalização de fontes;
- É possível ocultar da galeria do celular as imagens, vídeos e GIFs recebidos pelo mensageiro. O usuário pode configurar para todas as mídias serem visualizadas apenas no WhatsApp Aero;
- Maior flexibilidade no envio de arquivos, incluindo formatos que o WhatsApp original não suporta, como o PDF.
Como funciona?
Como o WhatsApp Aero não pode ser encontrado na loja oficial de aplicativos do Google, será necessário baixar, via ficheiro, um APK não-oficial, que é oferecido em alguns sites. Além disso, no celular, em Configurações > Aplicativos, é preciso autorizar o uso de "fontes desconhecidas", que são justamente os programas que não estão disponíveis no Google Play. Todos os smartphones com o sistema Android vêm com essa permissão desabilitada por padrão, como medida de segurança. A liberação expõe o software a riscos de invasão por programas maliciosos.
Assim que WhatsApp Aero é baixado no celular, ele acessa imediatamente a lista de contatos do aparelho e o usuário já pode trocar mensagens, da mesma maneira que ocorre no WhatsApp original. Não é necessário que os destinatários tenham a versão "clone" instalada no celular para receber qualquer conteúdo enviado.
Qual é a diferença entre ele e o GB WhatsApp?
O GB WhatsApp também é uma versão alternativa do WhatsApp, que funciona no mesmos moldes do WhatsApp Aero, incluindo inúmeras funções extras. Mas o grande diferencial do Aero em relação ao GB é a personalização da interface, que é bem mais flexível. Com o WhatsApp Aero é possível customizar, de inúmeras formas, imagens, textos, backgrounds e até emojis.
Quais são os riscos?
O WhatsApp Aero usa, sem autorização, o código aberto do WhatsApp, e por isso não está disponível no Google Play. Portanto, é preciso baixar um APK não-oficial para o aplicativo funcionar. Com isso, o Google não tem como supervisionar se o aplicativo é segur
Ao baixar um APK não-oficial, o usuário deve estar ciente que informações e dados pessoais podem estar sendo captados e até compartilhados por terceiros, além de aumentar o risco da instalação de algum tipo de vírus.
Banimento no WhatsApp
Apesar de o desenvolvedor do WhatsApp Aero garantir que não existe perigo de o usuário ser expulso do app original, o WhatsApp alerta que pode banir qualquer usuário que desrespeite seus termos de serviço. O uso de APKs não-oficiais viola as diretrizes da versão original e é expressamente proibido.
Em um comunicado oficial, a rede social afirmou que "não autoriza apps de terceiros", pois não pode garantir medidas de privacidade e proteção de dados. Inclusive, recentemente, o WhatsApp reforçou que iria bloquear todas as contas vinculadas a aplicativos alternativos, como o GB WhatsApp. Primeiramente, a punição é temporária, com duração de 72 horas, tempo que permite ao usuário desinstalar o programa clone e retornar à versão original. Depois desse prazo, caso a conta continue vinculada aos apps de APKs não-oficiais, pode ocorrer a expulsão permanente do WhatsApp.
WhatsApp: qual é a função que ainda falta no app? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Aplicativo para gravar ligação: veja os melhores para guardar chamadas
- Como mudar a cor da roupa no PicsArt
- Como colocar borda na foto pelo celular com o PicsArt
- Atualização de Pokémon GO adiciona 80 novos monstrinhos ao jogo
- JBL T110 e T450BT foram os fones de ouvido mais buscados em outubro
- The Witcher 3 e Cavaleiros do Zodíaco se destacam nos trailers da semana
- Veja as melhores placas de vídeo da Nvidia para alta performance
- Como adicionar cupons de descontos no Rappi
- Intel revela processadores Séries U e Y da 8ª geração para notebooks
- Apple reconhece bug no iOS 11 e promete correção
- Resident Evil 6: saiba como ganhar dinheiro rápido no game
- Como melhorar armas e equipamentos no Doom de 2016
- Android 11: dez coisas que você precisa saber sobre a atualização
- Batman Arkham Knight volta a ser vendido para o PC nesta semana
- Redmi Note 8 Pro vs Redmi Note 9 Pro: o que muda entre celulares Xiaomi
- Fortnite terá versão física, vendida nas lojas, com bônus
- Pau de selfie, smart inquebrável e rival do Chromecast nas mais lidas
- Campanha contra links maliciosos envia links que parecem… maliciosos
- Nostalgia: brinquedos tech dos anos 80 e 90 que estão de volta
- Facebook trabalha em app para aprimorar realidade virtual