O processador Ryzen 7 3800X foi anunciado recentemente pela AMD, e deve chegar ao mercado no mês de julho para concorrer com um dos chips top de linha da Intel: o Core i9 9900K. Ambos trazem oito núcleos e são capazes de rodar a velocidades acima dos 4 GHz, além de serem voltados para o público gamer.
Apesar disso, os modelos têm diferenças importantes, como a arquitetura de 7 nanômetros e o suporte a PCle 4.0 do chip da AMD, enquanto o componente da Intel oferece placa de vídeo integrada e TDP menor. A seguir, veja o comparativo de ficha técnica dos dois processadores premium.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Especificações
Com relação aos números da ficha técnica, os dois processadores apresentam dados próximos. Ambos são octa-core, contam com 16 linhas de execução (threads) e rodam com velocidades que superam a faixa dos 4 GHz. O i9 9900K tem clock base que começa em 3,6 GHz, mas acelera por meio do turbo a velocidades na faixa dos 5 GHz. Já o Ryzen 7 3800X trabalha em velocidades de turbo um pouco menores, chegando a 4,5 GHz a partir do clock base de 3,9 GHz.
Há alguns dados técnicos que, no entanto, dão vantagem ao processador da AMD. O Ryzen 7 3800X, por exemplo, é compatível com os slots PCIe 4.0, o que não acontece no caso do concorrente. Além disso, o Ryzen tem um total de 36 MB de memória cache, enquanto o Core i9 soma 16 MB.
Desempenho
O Ryzen 7 3800X ainda não chegou no mercado, o que só deve acontecer a partir do dia 7 de julho, segundo a fabricante. Diante disso, ainda não existem muitos comparativos entre os dois processadores, e pode ser difícil ter uma ideia real de como cada um deles se compara. Por conta disso, é necessário levar em conta as promessas das próprias marcas. A AMD, por exemplo, afirma que os novos Ryzen são em torno de 15% mais rápido que os modelos da geração anterior. A empresa garante 34% mais performance do 3800X em relação ao 2700X rodando League of Legends.
O que deve favorecer bastante a nova geração dos produtos da AMD é a migração para um processo de manufatura de 7 nanômetros. Em linhas gerais, isso rende um processador mais eficiente energeticamente, além de mais rápido em relação ao produto de 14 nanômetros da Intel.
O Core i9 9900K, por sua vez, já foi comparado ao processador de geração anterior Ryzen 3 2700X, e os testes apontaram boa vantagem para o chip da Intel. Além de funcionar bem para jogos, a CPU também promete ser interessante para trabalhos profissionais com edição, por exemplo.
Recursos
Os dois processadores permitem o overclock, sendo opções interessantes para o público gamer. Além disso, vale apontar a presença da placa de vídeo integrada Intel UHD Graphics 630 no Core i9 9900K, solução interessante que dispensa a compra de uma GPU dedicada em um primeiro momento. Apesar de simples, o chip gráfico deve ser suficiente para entregar bons resultados ao reproduzir mídias em 4K e rodar a interface do Windows.
O Ryzen 7 3800X, por sua vez, não traz placa integrada, o que pode ser um problema na hora de montar o PC. Sem essa solução, o usuário é obrigado a investir em um chip para que o computador funcione.
Consumo
Apesar da litogravura de 7 nanômetros, o chip da AMD conta com TDP maior em relação ao produto da Intel. São 105 Watts, contra 95 Watts do processador rival, que leva certa vantagem nesse sentido. A diferença é pequena, e não deve ser um ponto crucial na comparação, principalmente se o novo produto da linha Ryzen for, de fato, tão rápido quanto o Core i9.
Preço
A nova geração de processadores da AMD foi anunciada
Ainda não há como saber quais serão os preços dos novos processadores Ryzen no mercado brasileiro, mas é possível ter o Core i9 9900K como referência. Por aqui, a CPU da Intel está à venda pelo preço oficial de R$ 2.599.
Existe "gargalo" entre processador e placa mae? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Nintendo Switch terá lançamento oficial no Brasil; preço segue indefinido
- Como converter planilha do Excel em arquivo PDF
- Instagram começa a liberar música nos Stories; conheça a novidade
- Xiaomi aposta em monitor gamer 'barato' com taxa de atualização de 165 Hz
- Veja como ativar o backup pelo iCloud no iPhone
- Como usar a roupa de Ezio e Aveline em Assassins Creed: Syndicate
- Como baixar Final Fantasy X/X2 HD Remaster no PS4
- Como consultar dívida ativa por CPF
- PS Vita: como assistir transmissões pelo novo 'Live from PlayStation Vita'
- Aparelho Sleepie emite sons e cheiros para você dormir e acordar melhor
- Jogos que mereciam um remake: Parasite Eve
- League of Legends (LoL) e TFT recebem patch 11.5; veja atualização
- Headphone smart que promete áudio em 3D é lançado na IFA 2015
- Como colocar o acento circunflexo no notebook
- Como encontrar postos de gasolina no Google Maps do celular?
- Como descobrir quantos aparelhos estão conectados ao Wi-Fi pelo celular
- Apple fornece iPhones especiais para pesquisadores buscarem falhas
- Subway Surfers: saiba como passar de fase no game
- Dicas e truques do iPhone 6: confira lista com dez fun??es 'escondidas'
- Como usar a câmera do celular Motorola para tirar fotos incríveis