No que depender da Apple, o iPhone aos poucos irá ganhar os mesmos efeitos especiais que fazem sucesso nas telonas dos cinemas. A empresa apresentou nesta semana novidades de Realidade Aumentada que fazem as pessoas diante da câmera do celular interagirem melhor com elementos visuais em 3D.
O principal destaque tem a ver com o que a companhia chama de People Occlusion. A câmera do celular passa a reconhecer o ambiente real, a pessoa inserida nele, e quais objetos digitais estariam à frente ou atrás desta pessoa. A tecnologia faz parte da nova geração ao ARkit, conjunto de ferramentas disponibilizadas para desenvolvedores de aplicativos. O recurso foi anunciado na conferência WWDC 2019.
Até então, o que acontecia era a sobreposição dos elementos digitais: eles ficavam sempre na frente do que quer que estivesse sendo filmado ou fotografado.
A demonstração ocorreu com o apoio de um dos games mais populares de todos os tempos: Minecraft. Os profissionais da Apple mostraram que os famosos objetos construídos a partir de bloquinhos estariam dispostos ao redor das pessoas.
Num segundo experimento, desta vez numa área destinada a jornalistas, também foi possível ver a simulação de um avião que girava ao redor de um homem (de carne e osso). O iPhone reconheceu o contorno do corpo dele e a distância em relação à câmera. Também calculou a movimentação circular da aeronave. Quando chegava mais perto do smartphone, ela sobrevoava à frente do usuário, mas, quando se distanciava, ficava atrás dele.
A expectativa é de que a nova tecnologia possibilite experiências dignas do universo cinematográfico. Por enquanto ainda há desafios, como a silhueta do corpo humano. Nas exibições públicas foi possível constatar que nem sempre o recorte acontece de forma primorosa. A respeito disso, um representante da Apple fez o comentário certeiro: pelo menos não é preciso ter um fundo verde e equipamento de milhares de dólares para conseguir um resultado interessante.
Há ainda a possível decepção de parte dos usuários da marca, que podem se sentir abandonados devido aos requisitos de funcionamento do People Occlusion. A Apple divulgou que o recurso só funciona em smartphones com processador A12/A12X e tecnologia de Neural Engine. Em outras palavras, apenas os modelos mais recentes: iPhone XS, iPhone XS Ma
O People Occlusion estará presente no iOS 13, sistema previsto para chegar aos iPhones em setembro.
O jornalista viajou a convite da Apple.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Halloween ganha jogo de bruxas do Google; saiba competir pelo prêmio
- Far Cry 5: jogadores procuram por 'Pé Grande' no jogo
- A história da hashtag #TBT no Twitter
- Spotify lança nova versão do app para quem quer ouvir música grátis
- CS:GO, PUBG e mais: veja os cinco FPS na Steam mais jogados do mundo
- Cinco geradores de referências para formatação na ABNT
- Como apagar o histórico do YouTube e limpar pesquisas e vídeos no celular
- Como compartilhar o trajeto do Cabify com um amigo
- Como utilizar a Ferramenta de Copiar em LEGO Worlds
- Fotos no celular: como funciona a lente grande angular e a teleobjetiva
- Notebook na Black Friday: confira modelos bons e baratos para comprar
- Série ThinkCentre da Lenovo chega à IFA e combina design com resistência
- LG cogita abandonar mercado de celulares após prejuízo bilionário
- Rainbow Six Siege n?o empolga, mas impressiona pelos gr?ficos
- Seis coisas que você não deve fazer ao usar o Pix
- PaiN é desclassificada do Mundial de LoL, após duas vitórias no torneio
- Mid-Season Invitational
- Trundle foi o campeão mais usado no CBLoL 2° split; veja curiosidades
- Notebook ultrafino vale a pena? Veja prós e contras de modelos do tipo
- Celular chinês com oito câmeras na traseira surge em nova patente