Quem quer estudar para o Enem, concurso ou outro tipo de prova, pode recorrer a algumas extensões para Chrome que tornam a rotina do estudante mais produtiva. O usuário pode encontrar opções gratuitas Chrome Web Store, que melhoram sessões de estudo online com recursos de leitura e anotações mais inteligentes. Além disso, há ferramentas que permitem remover distrações da Internet e do ambiente para facilitar a imersão no conteúdo. Veja, a seguir, oito plugins para o navegador do Google que ajudam a estudar.
1. FireShot
Fireshot é uma ferramenta poderosa de captura de tela que permite fazer prints de sites para adicionar às suas anotações ou a um trabalho escolar. O plugin permite capturar manualmente ou criar print apenas da parte visível da tela no momento. Além disso, é possível criar prints longos, com o conteúdo completo da página em uma única imagem.
O usuário pode configurar atalhos para ativar os modos de captura, além de escolher se deseja salvar o arquivo em PNG ou JPG. A extensão, porém, não traz recursos típicos que programas para computador, como editor integrado e personalização do nome do arquivo.
2. Google Dictionary
O Google Dictionary é uma extensão que permite buscar significados de palavras em qualquer texto da internet com um clique. O estudante não precisa copiar o termo, abrir uma nova aba e fazer uma pesquisa manual: basta selecionar o conteúdo que o plugin exibe a definição em um balão flutuante. O recurso funciona também para buscar nomes de pessoas, de produtos e demais informações provenientes de enciclopédias públicas.
O plugin, porém, precisa ser configurado manualmente pelo usuário: clique com o botão direito do mouse sobre o ícone, acesse as opções e mude o idioma para português. É também aconselhável escolher Ctrl, Alt ou Shift como tecla de ativação dos balões para não poluir a tela ao selecionar qualquer palavra do texto.
3. Mercury Reader
Antigo Readabilty, o plugin Mercury Reader é ideal para limpar o visual de um site poluído para deixar a leitura mais agradável. Ao clicar no ícone da barra de ferramentas do Chrome, o programa remove todas as propagandas e demais elementos de distração e deixa apenas o que interessa: texto, links e fotos organizados como em um livro digital.
Ao clicar novamente para retornar ao design original, a página pode bagunçar os elementos e deixar a aparência mais confusa que antes, mas nada que uma simples atualização com o F5 não resolva.
4. Noisli
A extensão Noisli para Chrome leva para o navegador um tocador de sons ambiente para estimular a produtividade. São ruídos de chuva, trovão, vento, mar e vários outros que ajudam a se concentrar usando fones de ouvido mesmo quando houver muitas distrações ao redor. A extensão funciona com cronômetro, reproduzindo os sons em uma sessão com tempo limite – uma espécie de técnica Pomodoro com áudio para acompanhar. Por outro lado, há o ponto fraco da exigência de login via Google e Facebook ou com e-mail e senha.
5. Block & Focus
Outra extensão que ajuda a se concentrar nos estudos é a Block & Focus. Ela permite programar períodos de estudo em que redes sociais e outros sites ficam impedidos de serem acessados. O programa lista YouTube, Facebook, Instagram e Twitter automaticamente, mas é possível incluir outros automaticamente. O estudante também pode configurar intervalos de descanso em que essas páginas voltam a funcionar.
6. Session Buddy
Estudantes que sempre abrem várias abas ao mesmo tempo podem organizar tudo mais facilmente com o Session Buddy. A extensão permite salvar um conjunto de sites abertos que podem ser acessados depois com um clique. O truque ajuda a e
7. Pocket
O Pocket é um serviço agregador de links que permite salvar páginas da Internet com um clique. Com a extensão instalada no navegador, o usuário pode salvar artigos interessantes da web rapidamente para ler mais tarde no celular ou no tablet, seja uma página que já foi aberta ou o conteúdo de um link. Depois de salvos, os links podem ganhar tags com temas de estudo. O Pocket também trabalha com serviços como o IFTTT para, por exemplo, salvar automaticamente todos os posts curtidos no Twitter.
8. Video Speed Controller
O Video Speed Controller é uma ferramenta que permite controlar a velocidade de reprodução de vídeos online. Ao assistir a videoaulas, o estudante pode desacelerar uma apresentação para facilitar a compreensão ou deixar tudo mais veloz para ver mais conteúdo em menos tempo. O plugin funciona no YouTube e em qualquer outro site que contenha vídeo no formato HTML5. Portanto, seus recursos não funcionam em vídeos armazenados no computador ou em sites que usam padrões mais antigos de reprodução de vídeo.
Quais são os melhores aplicativos para estudar para o Enem 2019? Veja no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como desbloquear, editar e excluir "arquivos em uso" no Windows
- Como gravar tela do computador com a extensão para Chrome Loom
- Paypal agora aceita cartão de débito para pagamentos online; como usar
- Como reduzir o brilho do iPhone além do que o iOS permite
- Google Maps volta com edição colaborativa após polêmica com 'xixi na Apple'
- MacBook Pro pode ficar sem Touch Bar e trazer carregador MagSafe de volta
- Como anular os principais ataques em Clash Royale
- Black Friday de verdade: lojas assinam compromisso por ofertas reais em 2018
- Bug no iOS 9 permite acessar todas as funções do iPhone; saiba evitar
- Guia da memória RAM: perguntas e respostas sobre o componente
- Tudo sobre Ghost Of Tsushima Legends: veja lançamento, requisitos e mais
- Instagram: siga perfis e saiba como ver todos os posts de algu?m no feed
- Final Fantasy XII terá gráficos melhorados e novidades no PS4
- Limpar cache de memórias do Snapchat libera espaço no celular; entenda
- Amazon Echo: como mudar o idioma da Alexa
- Java no Windows 8 e Windows 10; saiba o que muda no plugin para PCs
- MeloMind: capacete smart da myBrain acalma usuário com sensores e músicas
- Team Sonic Racing: confira dicas para mandar bem no jogo de corrida
- Free Fire: Babi e Voltan, da LOUD, dão dicas para ser uma pro player
- Como reduzir o uso de dados em ligações no WhatsApp para Android?