Arena of Valor e Mobile Legends são dois MOBAs para celulares Android e iPhone (iOS) que fazem bastante sucesso no mundo, principalmente na Ásia. Os jogos fazem parte do gênero que ficou famoso nos PCs com League of Legends (LoL) e DotA 2. O objetivo de ambos é o mesmo dos games de computador: dois times de cinco jogadores se enfrentam para conquistar a base inimiga. Por serem games com jogabilidade e gráficos muito parecidos, é possível ter dúvidas sobre os pontos fortes e fracos de cada um. Confira, a seguir, um comparativo entre os dois MOBAs mobile.
Jogabilidade
Arena of Valor exige cálculo e antecipação para executar estratégias e combos. Além disso, os têm mecânicas diferentes, ou seja, alguns são mais difíceis de aprender que outros. Os controles são exibidos na tela, e podem ser alterados pelo jogador nas configurações. É possível habilitar botões para atacar somente minions e torres inimigas ou priorizar os campeões do outro time. Também há opções para habilitar botões que travam a mira num alvo específico.
Os controles de Mobile Legends também são exibidos na tela. A mira é direcionada para unidades inimigas por padrão. Os controles também podem ser personalizados, com modos de mira individual em minions e torres inimigas, ou em minions e campeões inimigos. Assim como em League of Legends, ambos os jogos oferecem dois feitiços. O Curar é padrão, e o outro é escolhido durante a seleção de personagens.
Gráficos
Os gráficos de Arena of Valor seguem um estilo mais caricato, porém são mais polidos que os de Mobile Legends. Os monstros da selva, campeões e elementos do mapa do jogo têm mais detalhes e são mais trabalhados. Isso ajuda a entender os combates e quais campeões estão se enfrentando na tela. As habilidades especiais de cada campeão têm efeitos visuais únicos que mudam de acordo com as skins.
Já os gráficos de Mobile Legends são em um 3D usado por jogos mais antigos. Os designs do mapa e dos personagens é mais suave e arredondado. As escolhas visuais para os campeões não é muito original, e se parece muito com os campeões de Arena of Valor e de League of Legends. Essa semelhança gerou polêmica em 2017, quando a desenvolvedora Moonton foi processada pela Riot Games após ser acusada de infringir direitos autorais.
Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Dispositivos compatíveis
Arena of Valor está disponível para dispositivos Android a partir da versão 4.0, e em aparelhos compatíveis com o sistema iOS a partir do 8.0 (iPhone, iPad e iPod Touch). O instalador do jogo é leve e pesando 99 MB. Já o jogo ocupa 1,8 GB de espaço após a instalação. Arena of Valor também está disponível no Nintendo Switch.
Mobile Legends está disponível apenas para celulares. No Android ele pode ser jogado em aparelhos que tenham o sistema a partir da versão 4.0. No iOS é preciso que o dispositivo esteja atualizado com, no mínimo, a versão 9.0. O instalador de Mobile Legends pesa 96 MB, enquanto o jogo instalado ocupa apenas 241,5 MB.
Modos de jogo
Os principais modo de jogo em Arena of Valor são a Partida Ranqueada e a Grande Batalha. Os secundários são o Vale do Combate (3v3), Guerra dos Ganchos, Batalha Mortal, e Conflito Abissal. Existem ainda os modos de Batalha Solo (1v1), Febre do Futebol, Batalha dos Clones, Treino, Partida Criada e Bot. Nas partidas bot é possível jogar os modos Grande Batalha, Vale do Combate, Conflito Abissal e Batalha Solo.
Mobile Legends também possui uma boa variedade de modos de jogo. O Rank e o Clássico são os principais. Existem ainda os modos Rixa (1v1) e Versus A.I., nos quais é possível jogar os modos Clássico, Rixa e Seleção. O Modo Arcade traz os modos Sobrevivência e Devastação. Há outros cinco modo
Sistema de denúncias
Em Arena of Valor o jogador pode ser denunciado por até três infrações cometidas na partida. O feedback da denúncia é mostrado para o jogador em instantes. Se a denúncia não for confirmada, o player será advertido e colocado na lista de observação. Se confirmada, o jogador perderá pontos equivalentes à gravidade da infração. A Pontuação de Credibilidade pode ser recuperada, mas se ficar baixa demais, limitará o acesso a certos modos de jogo e recompensas semanais.
Mobile Legends também tem sistema de denúncias. A resposta nem sempre é imediata, mas ele sai na frente por ter pontuações específicas para cada infração, e exibir essa informação para o jogador. Se a denúncia não for confirmada, o infrator recebe um aviso do jogo. Se confirmada, o player também perderá os pontos equivalentes à gravidade da infração, além de ser temporariamente banido da fila de partidas (matchmaking). A Pontuação de Crédito perdida também pode ser recuperada, e os jogadores que a mantiverem acima de 90 receberão uma recompensa às segundas-feiras.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Facebook Messenger agora pode ser usado sem ter conta na rede social
- Minerar bitcoin ficou mais caro com medida contra inflação; entenda
- Como participar do beta de Gears of War 4 no Xbox One
- Mundial de LoL 2018 surpreende com time ocidental; relembre finais
- Xiaomi lança o carregador de celular mais potente do mundo
- Fortnite: confira os desafios da Semana 6 e veja como completá-los
- Obama, presidente dos EUA, cria playlist no Spotify; saiba como ouvir
- Opera GX vs Chrome: compare navegador do Google com opção gamer
- MIBR, CBLoL e CrossFire: veja cinco promessas brasileiras para 2019
- Moto X Style: conheça os preços e especificações antes de comprar
- Resident Evil: conheça os jogos cancelados da série, do PSOne ao PS4
- Fone Sennheiser eleito melhor do mundo ganha versão comemorativa
- Bloqueio de telemarketing: como cadastrar celular em Não Perturbe do ES
- Como conseguir RP, Essência Azul e Experiência em League of Legends
- Mods levam Pac-Man e GTA 5 ao Fortnite; veja os melhores para jogar
- Como usar um HD externo como time machine, recurso de backup da Apple
- Como tirar print no Moto Z3 Play
- Como baixar aplicativos no Windows 10 Mobile
- The Cave e Rayman Origins estarão de graça na Xbox Live em janeiro
- Foto ou vídeo? Imagem com ilusão de ótica intriga usuários no Twitter