O WhatsApp confirmou o novo limite de encaminhamento de mensagens nesta segunda-feira (21). A partir de hoje, usuários do mensageiro disponível para Android, iPhone (iOS) e Web conseguirão enviar o mesmo conteúdo para apenas cinco contatos por vez. Em resposta ao TechTudo, o WhatsApp afirma que a novidade "vai ajudar a manter o aplicativo focado em mensagens privadas com contatos próximos".
Inicialmente, o app permitia o envio de um mesmo conteúdo para mais de 200 pessoas simultaneamente. Em agosto de 2018, a plataforma impôs a restrição para 20 contatos, a fim de evitar a proliferação das notícias falsas (fake news) por meio da rede social. De acordo com a empresa, que pertence ao Facebook, a nova função começa a chegar a partir de hoje para todos usuários da versão final do aplicativo. Vale lembrar que o encaminhamento reduzido já estava disponível na edição Beta desde dezembro do ano passado.
Por que limitar?
No Brasil, o WhatsApp é canal recorrente de golpes que usam truques de engenharia social para atrair vítimas com mensagens mencionando promoções falsas de marcas famosas – tática conhecida como phishing. Em nota publicada em julho, o WhatsApp afirmou que as mudanças buscavam melhorar a segurança e a privacidade dos usuários no dia a dia. "Nós acreditamos que essas medidas – e que continuaremos a avaliar – poderão manter o WhatsApp do jeito que ele deve ser: um app para conversas privadas", disse a empresa.
No entanto, a plataforma seguiu sendo usada para crimes virtuais no país. Além disso, o aplicativo foi alvo de críticas após a identificação de um suposto esquema de disparo em massa de notícias falsas durante as eleições. Na ocasião, a companhia disse ter banido milhares de contas com comportamento suspeito.
Fake news
Antes de limitar o encaminhamento de mensagens, o WhatsApp já havia melhorado a ferramenta de denúncia com foco em fake news, e removido o botão de encaminhamento rápido ao lado de mídias e links na versão web. Também havia começado a avisar quando uma mensagem foi encaminhada. Porém, o recurso ainda não oferece a mesma quantidade de informações que o rival Telegram: no aplicativo de origem russa, é possível saber exatamente qual usuário criou a mensagem.
Em comunicado enviado ao TechTudo, o app de mensagens instantâneas garante que o combate ao spam será aprimorado no futuro. “Continuaremos a ouvir o retorno de nossos usuários sobre sua experiência no app, e com o tempo, procuramos novas maneiras de endereçar a questão do conteúdo viral”, diz a empresa em nota.
O que diz o WhatsApp
"O WhatsApp avaliou com cuidado esse teste [de limite de encaminhamento] e ouviu o feedback dos usuários durante o período de seis meses. O limite de encaminhamento reduziu significantemente o encaminhamento de mensagens no mundo todo. Co
Como falar com alguém no WhatsApp sem adicionar aos contatos? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- FIFA 18 e Need for Speed Payback são destaques nos trailers da semana
- Windows 10 pode encontrar qualquer pessoa em fotos; saiba como
- Apple-1 em funcionamento vai a leilão; valor pode chegar a R$ 1,2 milhão
- Office para Android: como adicionar atalhos para documentos na tela inicial
- Como captar sinal digital na TV analógica com entrada HDMI ou cabo RCA
- Confira dicas e destrancáveis dos jogos da série Zelda
- Como recuperar solicitação de amizade ou de mensagem que foi ignorada
- Detonado de Final Fantasy Type-0 HD: como zerar o novo game da saga
- Call of Duty, LEGO Star Wars e mais jogos estão nas ofertas da semana
- Mini TV que reproduz imagem em Full HD mesmo sem Internet
- Campus Party 2016: russo controla portas e celulares com chip na mão
- Cinco jogos de música online para celulares com download grátis
- Moto G5S vs Zenfone 3: comparativo revela detalhes de ficha técnica
- Lista traz os lutadores mais bizarros criados por jogadores em WWE 2K18
- Counter-Strike 1.6: curiosidades e referências do polêmico mapa Rio
- Siri chega ao Mac OS ainda em 2016, diz site
- Tecnologia inovadora promete transformar 'qualquer objeto' em cubo m?gico
- Como mostrar a porcentagem de bateria no Moto G5 e G5 Plus
- Samsung pode trocar Android de seus produtos por Tizen, diz site
- Windows 10 espião? Microsoft enfrenta nova polêmica sobre privacidade