O WhatsApp confirmou o novo limite de encaminhamento de mensagens nesta segunda-feira (21). A partir de hoje, usuários do mensageiro disponível para Android, iPhone (iOS) e Web conseguirão enviar o mesmo conteúdo para apenas cinco contatos por vez. Em resposta ao TechTudo, o WhatsApp afirma que a novidade "vai ajudar a manter o aplicativo focado em mensagens privadas com contatos próximos".
Inicialmente, o app permitia o envio de um mesmo conteúdo para mais de 200 pessoas simultaneamente. Em agosto de 2018, a plataforma impôs a restrição para 20 contatos, a fim de evitar a proliferação das notícias falsas (fake news) por meio da rede social. De acordo com a empresa, que pertence ao Facebook, a nova função começa a chegar a partir de hoje para todos usuários da versão final do aplicativo. Vale lembrar que o encaminhamento reduzido já estava disponível na edição Beta desde dezembro do ano passado.
Por que limitar?
No Brasil, o WhatsApp é canal recorrente de golpes que usam truques de engenharia social para atrair vítimas com mensagens mencionando promoções falsas de marcas famosas – tática conhecida como phishing. Em nota publicada em julho, o WhatsApp afirmou que as mudanças buscavam melhorar a segurança e a privacidade dos usuários no dia a dia. "Nós acreditamos que essas medidas – e que continuaremos a avaliar – poderão manter o WhatsApp do jeito que ele deve ser: um app para conversas privadas", disse a empresa.
No entanto, a plataforma seguiu sendo usada para crimes virtuais no país. Além disso, o aplicativo foi alvo de críticas após a identificação de um suposto esquema de disparo em massa de notícias falsas durante as eleições. Na ocasião, a companhia disse ter banido milhares de contas com comportamento suspeito.
Fake news
Antes de limitar o encaminhamento de mensagens, o WhatsApp já havia melhorado a ferramenta de denúncia com foco em fake news, e removido o botão de encaminhamento rápido ao lado de mídias e links na versão web. Também havia começado a avisar quando uma mensagem foi encaminhada. Porém, o recurso ainda não oferece a mesma quantidade de informações que o rival Telegram: no aplicativo de origem russa, é possível saber exatamente qual usuário criou a mensagem.
Em comunicado enviado ao TechTudo, o app de mensagens instantâneas garante que o combate ao spam será aprimorado no futuro. “Continuaremos a ouvir o retorno de nossos usuários sobre sua experiência no app, e com o tempo, procuramos novas maneiras de endereçar a questão do conteúdo viral”, diz a empresa em nota.
O que diz o WhatsApp
"O WhatsApp avaliou com cuidado esse teste [de limite de encaminhamento] e ouviu o feedback dos usuários durante o período de seis meses. O limite de encaminhamento reduziu significantemente o encaminhamento de mensagens no mundo todo. Co
Como falar com alguém no WhatsApp sem adicionar aos contatos? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Golpes com coronavírus distribuem malware no celular; como se proteger
- Family Hub Samsung: geladeira inteligente chega em breve ao Brasil
- Como bloquear um canal no YouTube pelo celular
- Dicas para mandar bem em Dauntless, game de RPG para Windows
- Robôs utilizados no combate ao novo coronavírus chegam ao Brasil
- E-mail com dados pessoais vazados de brasileiros é usado para extorsão
- Como compartilhar documentos com outras pessoas no Office 2016
- Torneio de Dota Underlods abre inscrições em todo o mundo
- Como usar o recurso Super Digitalização do OneDrive no iPhone
- Redução de jornada no trabalho: como controlar banco de horas online
- Moto G5, G5 Plus e módulos para Moto Z: o que esperar da Motorola na MWC
- PS Vita: saiba quais são os melhores aplicativos para o portátil
- Tinder: como compartilhar música do Spotify com o crush
- Veja o novo trailer de Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain da E3 2015
- Como editar vídeo no TikTok? 5 dicas para fazer cortes e usar efeitos
- Dicas de The Witcher 3: Wild Hunt para matar o chefe final Rei Eredin
- Como usar IV e EV e ter os monstros mais fortes de Pokémon Sun e Moon
- Como consultar e apagar pesquisas do histórico da Cortana
- iPhone refurbished custa mais barato, mas compra requer cuidados
- DVD ou DVD Dual Layer? Entenda a diferen?a e veja qual m?dia ? a melhor