Counter Strike: Global Offensive (CS:GO), League of Legends (LoL) e DotA 2 são jogos já consagrados nos esports e que promovem torneios milionários. Em 2018, no entanto, outros games apareceram na cena competitiva e também ganharam destaque. O TechTudo selecionou alguns títulos que entraram há pouco tempo no competitivo, mas que cresceram neste ano. Vale frisar que a lista conta apenas com cinco jogos, ou seja, é um recorte pequeno de um setor que cresce cada dia mais.

Fortnite

Sucesso entre jogadores casuais, Fortnite teve 1.2 bilhões de horas assistidas e 73.8 milhões de horas transmitidas na Twitch TV. O ano de 2018 também marcou a entrada oficial do jogo nos esports, através de torneios com premiações altíssimas promovidos pela Epic Games.

Com 471 participantes, o Summer Skirmish teve premiação de US$ 8 milhões (R$ 30,7 milhões); o Fall Skirmish teve 598 participantes e prêmio de US$ 10 milhões (R$ 38,4 milhões); já o Winter Royale contou com 98 competidores e deu US$ 500 mil (R$ 1,9 milhão) aos vencedores. Ao todo, Fortnite teve 91 torneios realizados em 2018.

Overwatch

Embora lançado em 2016, Overwatch deu passos importantes no cenário competitivo em 2018. O jogo inaugurou a sua liga oficial, a Overwatch League, e o torneio foi um sucesso: os playoffs foram transmitidos pela ESPN e Disney XD dos EUA e tiveram pico de 349.5 mil expectadores por streaming. O ano também marcou a estreia da Overwatch Contenders, categoria de acesso a OWL, que na América do Sul teve duas das três seasons dominadas pela ex-line up da Brasil Gaming House.

No The Game Awards 2018, Overwatch foi indicado em três categorias e levou o prêmio de Melhor Jogo de Esport, desbancando nomes como Fortnite, League of Legends, DotA 2 e Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO).

Clash Royale

Destaques dos esports mobile, Clash Royale também lançou a sua liga em 2018, a Clash Royale League. Com premiação de US$ 1 milhão (R$ 3,8 milhões), o torneio teve as finais mundiais disputadas em Tokyo, e o vice-campeonato conquistado pela Vivo Keyd. No Brasil, o jogo movimentou mais uma temporada da Brasil Premier League, e teve atletas indicados ao Prêmio Esports Brasil 2018.

Apesar do avanço, Clash mostrou que ainda precisa melhorar alguns aspectos do seu competitivo. A etapa da América do Sul da CRL, por exemplo, teve problemas de transmissão e foi suspensa temporariamente. A final da disputa também sofreu com a mesma falha. Ainda assim, o jogo tem potencial e é uma das promessas em 2019.

Arena of Valor

Fenômeno nos países asiáticos, 2018 foi o ano do lançamento de Arena of Valor no Ocidente. E já em sua chegada, o MOBA da Tencent protagonizou grandes momentos. No primeiro semestre foi disputada a primeira Copa do Mundo de Arena of Valor, com mais de US$ 500 mil (R$ 1,9 milhão) em premiações. No segundo semestre foi anunciada a Season 2 da Valor Series, que contou pela primeira vez com uma divisão sul-americana e a presença de times brasileiros.

A final LATAM da Season 2 da Valor Series foi disputada em São Paulo e vencida pela Nova Esports. O time se classificou para o Campeonato Internacional de Arena of Valor, mas foi eliminado na fase de grupos. A premiação total do torneio, que termina no dia 16 de dezembro, é de US$ 600 mil (R$ 2,3 milhões), uma das maiores do esport mobile em 2018.

Dragon Ball FighterZ

No segmento de jogos de luta, Dragon Ball FighterZ foi um dos nomes mais falados em 2018. Lançado pela Bandai Namco, o jogo resgatou a nostalgia dos fãs e protagonizou momentos marcantes, como ter sido o jogo com mais inscritos (mais de 2,5 mil) e mais espectadores da história da Evolution Championship Series (EVO). Ao todo, um pico de 257,8 mil pessoas acompanhou a transmissã

... o por streaming, que superou até mesmo a tradicional final de Street Fighter 5 (que teve o pico de 215,5 mil espectadores).

DBFZ também atraiu a atenção de grandes pro players de outros jogos, como Dominique "SonicFox" Mclean (Injustice 2), a dupla de SF5 Kishida "Go1" Goichi e Ryota "Kazunoko" Inoue, Jonathon "Cloud805" Morales (da série Marvel vs Capcom) e William "Leffen" Hjelte (Super Smash Bros.). SonicFox, inclusive, foi eleito Melhor Jogador de Esportsno The Game Awards 2018.



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