O Facebook divulgou nesta sexta-feira (14) que um bug na rede social expôs fotos não publicadas de cerca de 6,8 milhões de usuários. O erro atinge pessoas que permitiram o acesso de aplicativos de terceiros à sua mídia na plataforma. Algumas dessas aplicações obtiveram, devido à vulnerabilidade, permissão mais ampla do que a esperada para visualizar fotos por 12 dias, entre 12 e 25 de setembro.
Segundo o comunicado oficial da empresa, o bug pode ter afetado até 1.500 aplicativos de 876 desenvolvedores diferentes. O Facebook avisa, também, que o vazamento já foi solucionado, e usuários afetados serão notificados pela plataforma. É possível verificar manualmente se sua conta foi vítima da vulnerabilidade por meio de uma página de ajuda do Facebook.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
O bug ocorreu na API de fotos do Facebook. Quando usuários dão permissão às suas fotos a apps de terceiros, o software costuma ter acesso somente às imagens compartilhadas em seu perfil na linha do tempo. Contudo, o erro fez com que desenvolvedores pudessem visualizar outras fotos dos usuários do Facebook, do Marketplace e do Stories, que não tinham sido propriamente compartilhadas na rede social.
Foram expostas, por exemplo, mídias que foram carregadas na rede social, mas que a pessoa decidiu não postá-las no final das contas. O vazamento também inclui fotos que os usuários fizeram upload na plataforma, mas que, por algum motivo (como falha da conexão da Internet), a publicação não foi completada e, portanto, a imagem não foi postada no Facebook.
Até então, a empresa estima que 1.500 aplicativos externos, de 876 desenvolvedores diferentes, tiveram permissão para acessar as fotos privadas de usuários da rede social. O Facebook declarou que o bug já foi consertado, e notificará pessoas que tiveram suas imagens expostas. Além disso, é possível conferir manualmente pelo endereço facebook.com/help/200632800873098?ref=photonotice&locale=pt_BR se sua conta foi afetada pelo vazamento. Para isso, basta estar logado no Facebook ao acessar o site.
A rede social aconselha os usuários a verificarem a quais dados do seu perfil apps de terceiros têm acesso, e configurarem individualmente as informações que estão disponíveis para eles. Vale lembrar que esse não é o primeiro caso de vazamento do Facebook deste ano: o escândalo da Cambridge Analytica foi exposto em abril, quando
Como recuperar página hackeada no Facebook? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- CBLoL 2021: paiN Gaming vence e está nos playoffs; veja tabela atualizada
- App Store tem pane e aplicativos do Google para iPhone desaparecem
- Como fazer cadastro de motorista no 99POP
- Como denunciar aglomeração de pessoas no Rio de Janeiro pelo WhatsApp
- Dubsmash no Windows Phone? Veja aplicativos de dublagem alternativos
- Quando é o dia das crianças? É hoje! Doodle do Google celebra
- #CoronaVirusChallenge: usuários mostram o que estão fazendo na quarentena
- Scorp é o app do momento para postar vídeos curtos; saiba como ele funciona
- Comer bem que mal tem? Yelp lista melhores restaurantes em top 100
- League of Legends apresenta Taliyah, sua mais nova campeã no jogo
- Radeon RX 470 ou RX 480: qual placa de vídeo tem melhor custo-benefício
- Como dar donate na Twitch TV
- Geforce GTX 970 ou Radeon RX 480? Veja qual placa vale a pena
- Veja como atualizar o Xperia ZQ para Android KitKat e Lollipop
- GTA 4 ganha atualização gratuita para rodar melhor em PCs modernos
- CS:GO: MIBR perde para a OG e está fora da Flashpoint 2 2020
- Como usar a nova versão do Messenger; funções lembram o Snapchat
- CS:GO: entenda o novo rank de Danger Zone, modo Battle Royale
- Conheça Galaxy SmartTag, o rastreador digital da Samsung
- Left 4 Dead e Portal 2 são adicionados à retrocompatibilidade do Xbox One