A Anatel dá início, neste sábado (08), ao bloqueio de celulares piratas em dez estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. A partir de agora, serão expulsos da rede nacional de telefonia os aparelhos que receberem SMS oficial com o seguinte teor: “Operadora avisa: Este celular IMEI 123456789012345 é irregular e deixará de funcionar nas redes celulares”. Clientes que se depararem com a mensagem terão de adquirir um novo smartphone que esteja dentro das regras da agência.
Consumidores começaram a receber avisos sobre irregularidades em 23 de setembro. Tiveram, portanto, mais de dois meses para se adequar à nova realidade. Ainda segundo a Anatel, o projeto de bloqueio tem como objetivo retirar de operação os aparelhos que não seguem regras de segurança e funcionamento. São aqueles celulares que não passaram pelo processo de certificação da entidade, com testes laboratoriais que confirmem a qualidade do carregador que fica conectado à tomada, por exemplo.
Como saber se o celular será bloqueado
O bloqueio vale para os seguintes estados: Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins. As localidades se juntam a Goiás e ao Distrito Federal, onde a medida está em vigor desde o primeiro semestre e já desconectou mais de 108 mil equipamentos.
A partir de agora, a forma mais fácil de consultar a situação do smartphone é por meio do SMS enviado pela operadora. Também existe a opção de fazer a consulta por meio do site oficial do projeto Celular Legal. Nele há uma ferramenta que auxilia na checagem do IMEI, código numérico que funciona como o CPF de cada smartphone vendido no planeta.
A Anatel ressalta que o impedimento de serviço afeta apenas o aparelho em situação irregular. O usuário não poderá mais se conectar à internet móvel por 4G, 3G e 2G, entre outras, bem como fazer ligações ou enviar SMS.
Ele não afeta a linha telefônica em si: caso o portador do aparelho bloqueado retire o chip e coloque em outro celular em situação regular, os serviços de telecomunicações funcionarão normalmente.
Proibição poupa celulares importados de marcas famosas
Terceira etapa será em 2019
Alguns estados não foram contemplados pela fase atual do impedimento de celulares. O cronograma oficial aponta que São Paulo e demais localidades começarão a implementar o bloqueio a partir de 7 de janeiro, quando as operadoras enviarão os primeiros alertas, ainda em caráter informativo. A expulsão definitiva de smartphones xing-lings será efetivada em 24 de março de 2019.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- WhatsApp Beta deixa encaminhar mensagem para vários contatos; saiba usar
- Moto G 5G Plus: Motorola e Claro revelam preço de celular com 5G
- Minecraft Dungeons: testamos a versão beta do lançamento da Mojang
- MOC reúne até 600 jogadores em batalha; Raid Hut comenta sobre novo game
- Hi-Fi: veja o que é a tecnologia e seu diferencial em aparelhos de som
- Fifa: conheça os 5 melhores jogadores brasileiros no competitivo
- Luan Santana, Anitta, Kéfera e Safadão: veja o top 10 do YouTube de 2015
- Como treinar o cérebro com o Lumosity; app funciona no Android e iOS
- Veja como tirar print da tela do celular Galaxy Gran Prime Duos
- TV chinesa de 98 polegadas com 8K é lançada na CES 2016 e chama atenção
- B.R.U.T.O, polêmico robô de Fortnite, faz jogadores desistirem de torneio
- Conheça aparelhos e tecnologias que te ajudam a aliviar o estresse
- Copa do Mundo 2018: Google celebra o segundo dia com Doodles variados
- Notebook Expert X55 é bom? Veja análise de preço e ficha técnica
- Motorola anuncia Moto E5 e E5 Plus com bateria de até 5.000 mAh
- Epson L3110 é boa? Veja análise de preço e ficha técnica da impressora
- Samsung NU7100 vs NU7400: compare preço e ficha técnica das smart TVs
- LimpaZap: como apagar todos os arquivos do WhatsApp e limpar conversas
- Extensão permite solucionar cubo mágico no Chrome
- PS4, Xbox One e PCs são mais sujos do que um vaso sanitário, diz pesquisa