A gigante russa de internet Yandex, dona do equivalente ao Google por lá, revelou o início das vendas de um smartphone próprio: o Yandex.Phone. O celular intermediário vem equipado com sistema próprio baseado em Android 8.1 (Oreo) e traz apps desenvolvidos pela companhia, como de mapas e previsão do tempo. Também utiliza uma assistente virtual incomum nas Américas: a Alice. O aparelho de 5,65 polegadas custa 17.990 rublos, o que equivale a R$ 1.036.
O celular traz Snapdragon 630, mesmo chip presente no Moto G6 Plus e Sony Xperia XA2, por exemplo. A ficha técnica fica completa com memória RAM de 4 GB, armazenamento de 64 GB e suporte a cartão de memória. O aparelho conta ainda com câmera traseira dupla de 16 megapixels + 5 megapixels, enquanto a frontal tem 5 megapixels. Há ainda leitor de impressão digital e NFC.
No quesito aplicações e serviços, a Yandex deve favorecer os seus próprios em detrimento aos do Google, a começar pela assistente virtual. A Alice foi lançada pela empresa em 2017 e pode ser encontrada em um alto-falante inteligente da marca.
A fala de Fedor Yezhov, vice-presidente corporativo de produtos ecossistêmicos da fabricante, deixa essa escolha mais evidente: “Os usuários podem interagir com Alice e os aplicativos Yandex mais amplamente utilizados de uma nova maneira neste telefone. Totalmente integrada ao telefone, a Alice oferece aos usuários acesso abrangente aos aplicativos Yandex”.
Google x Yandex
O Yandex.Phone chega ao mercado quase três anos depois da vitória da companhia russa sobre o Google. No processo, a Yandex acusava a corporação norte-americana de dificultar que outras empresas criassem serviços concorrentes no Android, os obrigando a utilizar os apps do Google, como o Gmail, Google App e a loja de aplicativos Google Play.
Derrotado, o Google foi proibido pela Justiça de restringir a oferta de aplicativos terceiros, incluindo mecanismos de pesquisa. Além disso, a empresa passou a ter que oferecer uma espécie de janela de
O Yandex.Phone começou a ser vendido nesta semana na loja da fabricante em Moscou e, em breve, deve chegar a varejistas do país.
Via Venture Beat e Engadget
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Novo Twitter: site faz mudança radical na interface; veja novidades
- Como visualizar fotos e vídeos do Drive no Google Fotos
- Como usar o Perfil Familiar no Uber
- Galaxy A71 vs Galaxy A72: saiba o que muda entre celulares Samsung
- França x Argentina ao vivo: como assistir ao jogo da Copa do Mundo online
- Jogadores de Fortnite são banidos de torneios acusados de trapacear
- s1mple, um dos melhores do mundo no CS:GO, é banido da Twitch de novo
- WhatsApp: como personalizar as notificações de contatos e grupos no iOS
- PES 2021: veja times e mais novidades reveladas antes do lançamento
- Como usar o Sarahah na PC sem precisar baixar nada
- Do CS ao CS:GO: veja a evolução do jogo FPS da Valve
- Resident Evil 7 e For Honor são destaques nos trailers da semana
- LG Velvet em detalhes: ficha técnica, preço, prós e contras
- Fortnite: players são acusados de trapaça na Copa do Mundo por streamer
- Como mudar o n?mero de conex?es simult?neas em um roteador wireless
- Conhe?a os smartphones dual-chip com 4G ? venda no Brasil
- Melhores jogos lançados no Nintendo Switch em 2019
- Overwatch Contenders: veja times do Brasil na etapa da América do Sul
- Como fazer anotações rápidas em uma aba do Chrome
- Como organizar suas compras de Natal usando a Cortana