Gaming house e gaming office são termos comuns nos esportes eletrônicos. Organizações de jogos competitivos como Counter-Strike:Global Offensive (CS:GO) e League of Legends (LoL) costumam oferecer aos seus jogadores um local para treinar e pensar estratégias. Porém, esse trabalho de equipe pode ser feito em uma gaming house ou em uma gaming office. Além das diferenças, cada estrutura oferece vantagens e desvantagens. Entenda, a seguir, as duas estruturas de treinamento e seus principais prós e contras para as equipe e pro players.
Gaming House
Gaming houses são casas onde os jogadores de um time de esports moram e treinam. A proposta de morar no local onde são feitos os treinamentos da equipe surgiu com dois jogadores sul-coreanos de Starcraft, Lim "BoxeR" Yo Hwan e Hong "YellOw" Jin Ho, no início dos anos 2000. A ideia logo foi adotada por outras equipes da Coreia do Sul e do resto do mundo, que viram na comodidade das gaming houses uma oportunidade para evoluir seus jogadores e a integração do time mais depressa.
O formato é usado até hoje por diversas equipes. Um bom exemplo brasileiro atual é o da KaBuM! e-Sports, equipe que dominou o cenário nacional de League of Legends (LoL) em 2018 ao vencer os dois splits do CBLoL. Outro caso é o do time da Immortals de Rainbow Six: Siege.
As gaming houses poderiam ser a solução perfeita para toda equipe de esports, já que proporcionam comodidade aos jogadores, estrutura, treinos sem interrupções e economizam o tempo da viagem de casa ao trabalho. Porém, essa estrutura também tem desvantagens. Uma delas é a dificuldade de separar o tempo de lazer e o de trabalho. Outro fator negativo é que, quando diversas pessoas moram juntas, desavenças são mais propícias e recorrentes, o que pode culminar em uma queda de rendimento em competições e até na saída de algum atleta.
O time de CS:GO da SK Gaming, que contava com Gabriel “FalleN” Toledo e Marcelo "coldzera" David em sua line up, também tinha sua própria gaming house. Com ida da line up para MIBR, no entanto, os atletas passaram a trabalhar no esquema de gaming office, sistema que será explicado a seguir.
Gaming Office
O modelo de gaming office surgiu como alternativa para as gaming house. Basicamente, trata-se de um local normal de trabalho, onde os jogadores têm horário para chegar e horário para sair, como acontece em um emprego convencional. Em certas organizações, os jogadores também podem optar por morar na casa, mas apenas se o pro player em questão tiver essa necessidade.
O foco no lado profissional é uma das principais propostas das gaming offices. A estrutura pode ser comparada às encontradas nos times de futebol, por exemplo, quando os jogadores vão para o local treinar em um determinado horário e voltam para suas casas ao término desse período.
Esse formato de treinamento é mais recente nos esports. No Brasil, o Flamengo eSports trabalha com esse sistema com o seu time de LoL. Aparentemente, o formato de treino deu certo, já que a equipe foi lançada no fim da 2017, estreeou no competitivo em 2018 e já terminou o ano como vice-campeã do CBLoL.
A principal desvantagem das gaming houses é exatamente a fa
Via Bequipe
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Clash of Clans: veja como 'farmar' ouro e elixir rapidamente
- Rainbow Six: Siege: conheça Flores, novo operador de ataque do R6
- Crazy Taxi entra para a coleção SEGA Forever
- CS:GO: FURIA perde para Team Liquid e é eliminada da DreamHack Masters
- Câmera fotográfica 'anti-clichê' impede usuário de tirar fotos comuns
- CPF vazado? Como consultar contas e empréstimos em seu nome
- Messenger Rooms: como criar sala para fazer chamada de vídeo no Facebook
- Terceiro dia de CPBR 8 tem Paul Zaloom, Leo Burd e 'Zuckerberg Italiano'
- Como ocultar uma notificação recebida no Instagram
- Como gravar uma ligação do Skype no PC
- Impressora 3D e headset de Realidade Virtual são anunciados pela Canon
- Playstation, Novo Moto E, Positivo, Doodle e WhatsApp nas mais lidas
- Twitter revela tuíte do ano e famosos sugerem quem seguir no microblog
- Solta o som! Ouça as músicas e bandas mais buscados no Google em 2014
- Xbox One S terá versão com leds que mudam de cor de acordo com som
- Veja os dez melhores jogos da última década
- Conheça os melhores jogadores de CS:GO do mundo
- Fire TV Stick: veja diferenças entre as três versões do dongle da Amazon
- Tekken 7 mantém as raízes e mostra que é possível agradar aos fãs
- WhatsApp Beta tem bug que tira usuário de grupos; saiba resolver