Se você é apenas um curioso ou se recebeu este texto de um sobrinho, filho ou amigo, chegou a sua vez de dominar o vocabulário tecnológico e fazer boas compras nas promoções de fim de ano. Vamos lá?
PC, Desktop, Laptop, Notebook, Ultrabook e computadores em geral
Pra começar, o clássico! PC vem do inglês personal computer - computador pessoal. Belê?
Ele é o termo que desde sua criação carrega toda uma categoria de produtos de uso doméstico e profissional. Praticamente qualquer conjunto de monitor, mouse, teclado e torre vendido ao público com um sistema operacional era chamado de PC.
A grande maioria dos PCs vinha com Windows, da Microsoft, mas até mesmo os Macs da Apple são - tecnicamente - “PCs”, mesmo que a empresa fizesse questão de diferenciar seu sistema operacional e design em seus anúncios.
Com a evolução tecnológica, e principalmente do marketing desses dispositivos, a nomenclatura evoluiu para que as especificações, principalmente com relação ao desempenho, portabilidade e a marca do aparelho fossem contidas logo de cara para o consumidor. Mas são tantos nomes e mudanças que às vezes pode ficar um pouco confuso.
PC, Desktop, Notebook e Laptop: qual a diferença?
Hoje em dia PC se refere em sua maior parte a computadores de mesa - os desktops e alguns modelos são vendidos sem monitor e sem os periféricos. Do outro lado do espectro estão os notebooks e laptops, que apesar de palavras bem diferentes, significam a mesma coisa: computadores para carregar por aí tomando notas (notes) ou colocar no colo (lap), ou seja, móveis.
Já os ultrabooks são uma categoria de notebooks criada para competir com os Macbooks da Apple, principalmente o Air - modelo mais fino, mas bastante poderoso da empresa. Esses laptops costumam também ter menor espessura, com design mais refinado e muitas vezes mais leves. Ideal para quem precisa carregar um pra cima e pra baixo, sem pesar na mochila.
Outros dois termos bastante populares são:
All in one, computadores de mesa onde monitor e torre ficam no mesmo componente, traduzindo perfeitamente o significado do termo em inglês que é “tudo em um”.
PC gamer, esse tipo podendo ser notebook ou desktop. São dispositivos com alta capacidade de processamento, sendo perfeito para quem curte jogar com teclado, mouse e altíssima resolução.
SD, HD, Full HD, 4k e outros mistérios na resolução das TVs
SD significa standard definition - qualidade padrão em inglês. São modelos antigos de TV e são raras as lojas que ainda os vendem. Não valem o investimento.
HD: high definition - alta definição. São aparelhos com resolução até 1280 x 720 pixels. Cada vez mais escassos, muitos dos conteúdos produzidos hoje possuem resoluções maiores do que esses equipamentos conseguem.
Full HD: alta definição completa, full high definition. Esses tipos possuem 1920 x 1080 pixels de resolução e são o modelo mínimo para se comprar hoje em dia, pois reproduzem com fidelidade filmes em Blu-ray e a grande maioria dos conteúdos de streaming, como as séries e filmes do Amazon Prime.
4K ou Ultra HD: essa tecnologia é quatro vezes superior ao full HD em termos de qualidade de imagem. A grande maioria das ofertas no fim de ano e os lançamentos e
mAH, cargas e horas de autonomia em baterias
A pergunta “Mas, e qual o melhor?” pode depender muito do gosto do cliente, não é mesmo? Marca, modelo e capacidades de um eletrônico variam muito, principalmente nos portáteis. Mas, há um elemento comum a todos eles que é importante observar: a autonomia da bateria.
Das pilhas recarregáveis, passando por power banks e smartphones, a unidade de medida que você precisa ficar craque é a mAh - miliampere-hora. Quanto maior esse valor, maior será a carga disponível, proporcionando mais tempo de autonomia para o aparelho sem precisar de recarregar.
No entanto, é importante ficar atento na especificações do item pois há uma diferença entre o modo stand by - espera em inglês, e o em uso pode ser enorme. Alguns produtos são anunciados com muitas horas, mas realmente em funcionamento não é bem assim. Fique de olho!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- World of Warcraft e Out of Space são destaques nos lançamentos da semana
- Falha em PCs com portas Thunderbolt ou USB-C pode facilitar ataques
- Como rastrear pedido da Shein
- Scanner portátil Plustek promete digitalizar e recuperar fotos antigas
- JBL Flip 4: nova geração da caixa de som Bluetooth chega ao Brasil
- CBLOL 2021: Flamengo bate recorde e segue invicto; FURIA afunda na lanterna
- Como criar animações em 'loop' com Boomerang, novo app do Instagram
- Quais são os principais erros na hora de criar um pen drive bootável?
- EA anuncia novo Need for Speed com jeito de Velozes e Furiosos na E3 2015
- Overwatch: Ashe é a nova personagem do jogo
- Smart TV LG UJ6300 é boa? Conheça recursos, ficha técnica e preço
- Perfeito demais para ser verdade: novo Raspberry Pi trava com flashes
- Moto G Turbo ou Moto G 3: as diferenças entre os celulares da Motorola
- Aprenda como enviar jogos de presente para seus amigos no Steam
- Fortnite: Desafios da Semana 4 da Temporada 7; veja como completar
- Como usar UberEATS para pedir comida rapidamente no Android e iPhone
- Sharp anuncia celular com bordas mínimas e câmera dupla; conheça o Aquos S2
- BLAST Pro Series SP 2019: elenco da MIBR avalia próximo jogo contra ENCE
- Aplicativo do Gmail para Android ganha caixa de entrada unificada
- Impressoras 3D da HP chegam ao Brasil com foco na indústria; veja