Left 4 Dead completa 10 anos, após ter sido lançado em 17 de novembro de 2008, na época para PC, e mas mais tarde com versões no Xbox 360 e Mac. O título ganhou destaque por ser focado no multiplayer, mas com experiência de sobrevivência e muitas formas de cooperar com seus amigos no meio da ação. Além disso, a temática de zumbis rendeu algumas polêmicas e curiosidades interessantes ao jogo. Relembre ou conheça:
Inspiração real
Muitos acham que Left 4 Dead se inspira em filmes clássicos de zumbi, como Madrugada dos Mortos, mas a verdade é que ele pega emprestado elementos de filmes mais modernos, como o próprio remake de Madrugada dos Mortos ou Extermínio, pois conta com zumbis bem rápidos e agitados.
Dubladores ilustres
Caso você não saiba, Mike Patton é um dos dubladores dos zumbis do jogo. Não sabe quem é ele? Tente lembrar da música Epic, da banda Faith No More. Patton é o vocalista da banda. O ator Fred Tatasciore, ilustre em dublagens, também participou do elenco.
AI Director
Left 4 Dead foi um dos primeiros jogos da Valve a usar a tecnologia AI Director, que coloca uma simulação avançada de inteligência artificial, tanto para aliados, quanto para inimigos, facilitando a experiência dos jogadores – caso não encontre outros participantes online. Foi uma ferramenta que revolucionou o mercado de jogos coop e foi usada em outros games, posteriores.
A maldição do 3
Assim como quase todo jogo da Valve, não existe um “Left 4 Dead 3” e possivelmente nunca existirá. A Valve não costuma lançar seus games até o terceiro capítulo, sempre estacionando no segundo – Half-Life que o diga, não é mesmo? Isso é uma piada recorrente entre os fãs, inclusive.
Boicote
Quando Left 4 Dead 2 foi anunciado, com lançamento agendado para 2009, apenas um ano depois do primeiro jogo, os fãs se revoltaram e promoveram um boicote online. A ideia era que a Valve passaria a ignorar o primeiro jogo, para manter o segundo atualizado e vivo, e isso em um tempo muito curto de lançamento entre um e outro. O boicote chamou a atenção, mas não foi adiante.
Polêmica na capa
A capa de Left 4 Dead 2 trouxe algumas polêmicas em determinadas partes do mundo, pois mostrava um ferimento muito violento na mão, já clássica da série. Em alguns países, o ferimento foi disfarçado, seja com efeitos ou com a foto da mão em ângulos diferentes, para esconder a cena de violência.
Left 4 Dead 2 chegou a ser banido em alguns países por conta de sua violência extrema. Primeiro o game chegou a ser proibido na Austrália, mas a suspensão foi removida, pouco tempo depois. Contudo, na Alemanha, o título continua banido até hoje, desde seu lançamento, justamente por conta da violência e por ser inadequado para menores de 18 anos. Os dois games são vendidos normalmente no Brasil.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Cinco melhores apps de carona para Android e iPhone
- Galaxy Note 4 ou Galaxy Note 5: qual smart 'gigante' da Samsung é melhor?
- LG aposta em inteligência artificial ThinQ e casa conectada na CES 2018
- Xperia Z3+, novo top de linha da Sony, chega ao Brasil; saiba o preço
- AirPort: como descobrir a senha do Wi-Fi
- Como encontrar e baixar novos jogos pelo Facebook para celular
- Pix fora do ar? Usuários relatam instabilidade no sistema
- 8 aplicativos criados por mulheres para Android
- Como jogar Magic: The Gathering Arena online
- Como instalar e configurar o áudio japonês no game Persona 5
- Call of Duty: WWII terá fase beta aberta para PCs, veja como participar
- Notebook: quem inventou, qual foi o primeiro modelo e mais curiosidades
- Mundial de Magic: The Gathering tem Brasil na disputa e prêmio milionário
- Uber lança serviço de helicóptero nos EUA; conheça
- Excel não abre? Veja o que fazer para resolver e editar planilhas
- O Steam não abre no computador? Veja como resolver o problema
- WhatsApp fica mais moderno no Windows Phone; veja o que mudou
- Um terço das compras online no Brasil já é feito com cartão virtual, revela Nubank
- Como personalizar o carro em Final Fantasy XV, jogo para PS4 e Xbox One
- Testamos os Hear Go, Hear On e Hear In, dispositivos de áudio da Sony