Smartphones do ano passado, iPhones 8, 8 Plus e iPhone X agora também contam com o polêmico controle de desempenho da Apple, mecanismo que reduz a velocidade do processador quando a bateria começa a envelhecer. A novidade está presente na atualização do iOS 12.1, liberada nesta terça-feira (30), e vai de encontro a declarações anteriores, quando a companhia alegou que os celulares do ano passado usariam componentes mais avançados modernos, em que o desgaste natural da bateria seria menor. Usuários podem desativar o mecanismo.
Quem notou a mudança de posição da Apple sobre o assunto foi o site The Verge. A publicação observou que no texto original, antes da versão 12.1 do sistema operacional desembarcar, a Apple dizia que “o iPhone 8 e posteriores usam um design mais avançado de hardware e software para estimar consumo de energia e a capacidade da bateria e otimizar a performance geral do sistema”.
Depois da introdução da redução de performance nos iPhones 8, o texto mudou para “iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X incluem esse recurso, mas o gerenciamento de performance pode ser menos perceptível em virtude do design de hardware e software mais avançado”.
Na prática, a Apple passa a admitir o uso da ferramenta nos telefones mais novos, mas sustenta que seu impacto no desempenho – ou seja, a intensidade da perda de velocidade de processamento – será menos perceptível nos celulares mais recentes.
Entenda o caso
O recurso criado pela Apple foi alvo de uma série de polêmicas devido à falta de transparência, o que motivou processos judiciais em diversos países, sob acusação de obsolescência programada. A Apple se defende dizendo que a medida previne problemas com a bateria e isso ajuda a preservar outros componentes que poderiam acabar danificados por conta de baterias com desgaste pronunciado depois de alguns anos de uso.
Toda a confusão nasceu quando usuários do Reddit perceberam que iPhones passavam por uma limitação no software, como se o processador ficasse mais lento. A polêmica se instalou em virtude da natureza do mecanismo, implementado sem que o usuário soubesse, e a suspeita de que a limitação de velocidade de iPhones mais antigos via sistema operacional fosse uma forma da Apple forçar o consumidor a comprar modelos novos todos os anos.
Alvo de pesadas críticas, a Apple admitiu a presença da funcionalidade, mas defendeu a suposta forma de preservação do hardware para diminuir o desgaste da bateria com o tempo.
Além di
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Habbo Hotel prepara celebração para aniversário de 15 anos com prêmios
- Conheça Steep, jogo de esportes radicais da Ubisoft anunciado na E3 2016
- Instagram lança filtro novo em celebração à cultura africana; saiba usar
- Dell apresenta sua linha de novos notebooks e tablets na CES 2015
- Campeão Mundial em 2016, NuckleDu vai patrocinar ida de fã à EVO 2018
- Forza, Halo e mais: veja os melhores jogos exclusivos para Xbox One
- Microsoft lança nova build 14332 em menos de uma semana; saiba tudo
- Nightmare Creatures: clássico de horror do PS1 ganhará nova versão
- Quer um teclado mecânico? Veja cinco dicas para escolher o modelo ideal
- Google Maps começa a mostrar radar e limite de velocidade no Brasil
- Como enviar fotos do rolo da câmera e da galeria no chat do Snapchat
- Como deixar YouTube preto? Saiba ativar o tema escuro no PC
- Como cadastrar impressão digital no Galaxy J5 Prime
- Pontos quânticos: conheça a tecnologia das telas das TVs top
- Resumo da Semana: Pokémon Go e No Man's Sky foram os destaques
- Quer um nobreak? Saiba escolher o modelo ideal para proteger eletrônicos
- Empresa chinesa constrói primeiro edifício do mundo com uma impressora 3D
- Red Dead Redemption 2 Online: beta do modo ganha data de lançamento
- MSI lança placa-mãe X370 Gaming M7 ACK para processadores AMD Ryzen
- Comprar o Moto E2 ainda vale a pena? Conheça os prós e os contras