O Premiere Rush CC é o novo app para editar vídeos e postar no YouTube e no Instagram. Voltado para amadores, mas com ferramentas que deixam a gravação com aparência profissional, o programa lançado esta semana durante o evento Adobe Max funciona no computador e no iPhone. O Rush traz ferramentas simples de usar, templates prontos, áudios livres de direito autoral, entre outros recursos úteis para os criadores de conteúdo.
Ele chega para concorrer com o iMovie, da Apple, e o Story Remix (antigo Movie Maker), da Microsoft, e tem potencial para ganhar espaço entre YouTubers e Instagrammers que precisam editar seus vídeos e publicar de forma rápida e prática. No entanto, para usá-lo à vontade, é preciso desembolsar, pelo menos, R$ 35 por mês. Veja alguns fatos interessantes sobre o aplicativo que vão ajudar a decidir se você deve — ou não — começar a usar o Premier Rush.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Disponível para PC e para iPhone
O Rush chegou disponível para desktop (Windows e macOS), iPhone (iOS) e iPad — a empresa garantiu que tem planos de trazer a aplicação para o Android no ano que vem. O app pode ser baixado gratuitamente para teste e o usuário pode editar o quanto quiser sem pagar, mas só pode exportar até três filmes. A versão paga custa a partir de R$ 35 por mês. O Rush também faz parte do pacote pago de programas chamado Creative Cloud. Quem é assinante já pode acessar o programa completo.
Vale lembrar que o app já havia sido apresentado em junho deste ano, como Project Rush. A Adobe costuma anunciar novos programas em versão beta antes de definir se eles se tornaram um produto independente.
2. Fácil de usar
A principal promessa da Adobe com o Rush é que ele é simples de usar. O app permite capturar as imagens direto no aplicativo. Depois, o usuário pode arrastar as imagens e sons para a linha do tempo que conta com quatro faixas de vídeo e três de áudio, e incluir as transições, efeitos e animações prontas que estão disponíveis no app (e personalizá-los, se quiser).
Também é possível redimensionar os vídeos facilmente, mudando o formato da imagem (retrato, paisagem e quadrado) para caber no estilo de cada rede social. Outro ponto de destaque é que o Rush exporta os vídeos já nos formatos certos e permite compartilhar no Instagram, YouTube ou Facebook.
3. Inteligência artificial
O Premiere Rush CC conta com a ferramenta de inteligência artificial da empresa, chamada Adobe Sensei. Essa tecnologia está presente em todos os programas da Adobe e é a responsável por automatizar tarefas que antes tomavam muito tempo dos usuários. No caso do Rush, a IA faz balanceamento de som, redução de ruído e ajusta o volume da música de fundo durante as narrações. Outras novidades de inteligência artificial devem chegar ao app no futuro.
4. Conteúdo disponível
O app conta com uma biblioteca de áudios livres de direitos autorais e vários templates prontos (títulos, efeitos, transições entre os vídeos, animações gráficas) que podem ser usados como já estão disponíveis ou totalmente customizados. Se quiser, o usuário pode fazer o upload dos seus próprios arquivos para utilizar nos vídeos.
5. Aparência profissional
O Premiere Rush CC promete ser a ferramenta ideal para quem quer começar a produzir conteúdo para redes sociais de forma profissional. O foco da empresa com este lançamento são os YouTubers e Instagrammers que ainda estão começando e, por isso, não têm uma equipe para e
A proposta de poder editar tanto no celular quando no PC (ou começar em um e terminar em outro) e de já contar com material pronto deve ser atraente para este público, desde que esteja disposto a pagar o valor do serviço. A própria Adobe admite que se trata de um software para iniciantes, ou seja, quem pretende se profissionalizar na edição de vídeos, deve recorrer ao Premiere Pro CC e ao After Effects CC.
*A jornalista viajou para Los Angeles a convite da Adobe
Photoshop ou Lightroom: quando usar um ou outro? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- M249 e Bowie Knife: veja armas e skins do CS:GO na vida real
- Far Cry 4: veja melhores maneiras de ficar rico no popular jogo de tiro
- Apple admite falha em MacBooks Pro e dá dica para resolver problema
- Apple define regra para aplicativos que usam as polêmicas loot boxes
- Notebook Lenovo Ideapad 330S é bom? Veja análise de preço e ficha técnica
- NES: X-Men e Barbie estão entre os piores jogos do Nintendinho
- LoL: guia com counters do Mordekaiser depois do rework do campeão
- TV LG Signature OLED R com tela enrolável já está à venda; veja preço
- Como salvar áudio do WhatsApp em MP3 no celular
- iPhone 7 pode receber conector inteligente para carregamento sem fio
- Zenfone 5: conheça acessórios para ‘turbinar’ o smartphone da Asus
- DotA 2 ou Fortnite? Veja os jogos que mais premiaram em 2019
- Xbox Series X/S vendem cerca de 1.4 milhões de unidades e batem recorde
- Como postar frases como citação no Tumblr Quotes
- Relembre 5 jogos de Facebook que ganharam versão para celular
- Google Stadia: confira a lista de jogos e empresas confirmadas para o serviço
- Wild Rift: LoL Mobile terá teste alfa no Brasil; veja requisitos mínimos
- Facebook libera ferramentas de inteligência artificial em código open source
- Black Friday 2018: conheça golpes comuns do dia de descontos e proteja-se
- Gears of War Ultimate Edition: confira como jogar o beta do novo game