FIFA 19 e PES 2019 são os novos jogos de futebol de EA Sports e Konami para a temporada, que lutam pela preferência dos jogadores. Com gráficos revitalizados, melhorias na jogabilidade e mudanças em seus modos de jogo, os games têm pontos fortes e fracos. Mas qual dos títulos é a melhor opção para os fãs de futebol virtual? O TechTudo fez uma comparação para te ajudar a escolher o seu favorito.
Jogabilidade
Um dos pontos mais importantes quando o assunto é game de futebol, a jogabilidade é um ponto de eterna discussão entre os fãs de FIFA e PES. Enquanto o game da EA Sports adota um estilo mais arcade, com jogadores mais rápidos e ágeis, a Konami aposta em uma recriação mais fiel do esporte, com atletas mais pesados e jogadas de impacto.
Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
FIFA 19 trouxe mudanças bastante relevantes em sua jogabilidade, e chegou a dividir as opiniões dos fãs. Mais cadenciado esse ano, o título dá vantagem para jogadores que passam mais a bola para criar oportunidades, ao invés das infames corridas pelas laterais do campo. Mesmo com as alterações, o estilo de jogo continua bastante acessível, com atletas que respondem bem aos comandos.
No lado de PES 2019, a Konami optou por manter o estilo de jogo mais lento, que se assemelha bastante ao futebol real. Isso significa que trabalho de bola e lançamentos são uma alternativa mais viável do que tentar enfileirar adversários com fintas e chapéus. O game é mais indicado para aqueles que já têm alguma experiência com títulos do gênero e suas mecânicas.
Gráficos
Outro assunto polêmico é a inevitável comparação entre os gráficos de FIFA e PES. Apesar de tentarem reproduzir o mesmo esporte e os mesmos atletas, as diferenças são muitas, e agradam públicos diferentes.
No quesito gráficos, FIFA 19 segue a mesma fórmula dos anos anteriores, com um visual que pouco mudou em suas últimas versões. Apesar da boa composição, os biotipos dos jogadores têm aparências um pouco exageradas, que chegam a lembrar jogos com gráficos cartunescos. A pouca evolução desde o último lançamento também pode incomodar aqueles que esperavam por mudanças mais relevantes,
PES 2019 também não mudou muito em relação à versão de 2018, mas é fácil reparar que o game da Konami avançou mais que o concorrente. O destaque fica para os estádios e gramados, que estão ainda mais fiéis. Rostos de jogadores, modelagem dos corpos e animações também são superiores.
Modos
Os modos de jogo são as grandes estrelas de FIFA e PES, e, para as versões de 2019, o Ultimate Team e o myClub estão de volta como os grandes carros chefes. Esse foi o aspecto com a maior discrepância de qualidade entre os dois games nos últimos anos, e a diferença continua bastante grande esse ano, com grande vantagem para FIFA 19.
Em FIFA 19, além do modo de cartas colecionáveis, o destaque fica para a terceira temporada do modo história A Jornada, que traz três protagonistas. Temporadas online, campanha de treinador, Pro Clubs e a nova modalidade com regras alternativas também fazem parte do pacote, assim como a Liga dos Campeões da UEFA.
Pro Evolution Soccer 2019 mantém a sua base de modos dos últimos anos, que apesar de ter uma boa variedade, fica bastante atrás do concorrente. O modo myClub é consideravelmente mais raso, assim como a Liga Master, que pouco mudou nas últimas temporadas. Divisões online e o Rumo ao Estrelato também estão no game da Konami.
Conteúdo
Nem só de partidas são feitos os games de futebol. Para tornar os títulos ainda mais realistas e imersivos, FIFA 19 e PES 2019 precisam de contratos de licenciamento para usar equipes, atletas, estádios e campeonatos reais nos jogos.
FIF
Para jogadores brasileiros, PES 2019 tem seu maior trunfo na presença de todas as equipes da primeira divisão do Brasileirão, que mesmo com problemas em alguns times, mostram a grande maioria dos jogadores de forma correta. Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Flamengo e Vasco ainda aparecem como parceiros, com direito a estádios e jogadores mais caprichados.
O mesmo não pode ser dito de alguns dos maiores campeonatos da Europa, como a Premier League (Inglaterra) e LaLiga (Espanha), que contam com dezenas de equipes genéricas em PES 2019, com nomes e uniformes incorretos. A solução para isso é a possibilidade de instalar uniformes e logos nas versões para PS4 e PC.
Conclusão
A decisão por FIFA 19 e PES 2019 depende bastante do gosto do jogador, que deve levar em conta os pontos positivos e negativos dos títulos. FIFA 19 conta com modos mais completos e robustos, e opções de jogo online bem superiores graças ao Ultimate Team, enquanto PES 2019 tem jogabilidae e gráficos mais realistas e opções de personalização mais completas.
O que você achou de FIFA18? Conte sua opinião no Fórum do TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Linksys WRT54G ainda vale a pena? Veja prós e contras do roteador
- CS:GO: veja times e jogos da MIBR no StarSeries i-League Season 8
- Free Fire: evento da Copa América 2020 dá skins de graça; saiba liberar
- Impressora Brother: aprenda como instalar pelo Wi-Fi
- Spotify agora recomenda shows por perto de bandas que você gosta
- Guia de Legends of Runeterra (LoR): entenda termos mais falados no jogo
- Minizinha ou Minizinha Chip: saiba qual máquina é melhor para você
- Lumia 930 ou Moto X? Veja qual smartphone se sai melhor no comparativo
- Robô aspirador: vale a pena fazer esse investimento?
- Facebook alerta sobre tratamentos sem comprovação contra Covid-19
- Apps para iOS: YouTube Gaming, Moments, Giphy Cam e outros destaques da semana
- Como jogar Infinite Flight, simulador de voo para celulares
- Cinco vezes em que bots cometeram gafes e causaram problemas
- Como passar dos desafios do Quarto, no primeiro DLC de Resident Evil 7
- Como participar do programa de testes beta do Chromecast
- Como ajustar o YouTube para a sua conexão de rede e evitar engasgos
- ArcheAge: Confira os requisitos mínimos e veja como baixar o game
- Capas para novos iPhone 6S flagrados na IFA 2015 confirmam rumores
- Site para desenhar online: veja seis ferramentas gratuitas para PC
- Final Fantasy XV revela modo online para até quatro jogadores