No início dos anos 2000, as crianças e adolescentes do Brasil tinham um lugar marcado para se divertir: as lan houses. Ainda na época em que os computadores não eram tão populares, essa era a única forma de acessar a Internet, jogar games que eram febre e até mesmo passar horas em redes sociais que hoje nem sequer existem mais.
Veja a seguir a lista que o TechTudo preparou com oito curiosidades sobre lan houses nos anos 2000. Relembre fatos que marcaram a vida de muitos jovens e podem trazer várias lembranças dessa época.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Ficar o dia todo jogando vários games
Um dos principais motivos para ir até uma lan house era aproveitar a série de games que estavam instalados nos computadores. Era bem comum ver várias crianças passando dias inteiros jogando games de sucesso na época.
O mais comum era o Counter-Strike. Por conta da sua característica de jogo de equipe, era comum ouvir em uma lan house várias conversas e gritos entre os jogadores, sempre tentando fazer a melhor estratégia para vencer ou até mesmo comemorando a vitória em algum embate.
2. Ligar a webcam e as pessoas passarem atrás da cadeira
Se hoje Instagram, Facebook e Twitter são as redes sociais que dominam nossas atenções diariamente, nos anos 2000 o sucesso ficava por conta do MSN Messenger, programa focado em bate-papo, além do Orkut. Para aproveitar o máximo de funcionalidades, a webcam tinha papel interessante na conversa entre amigos.
Captar a imagem ao vivo durante um bate-papo era algo espetacular para a época, e muitos utilizavam as lan houses para isso. No entanto, o espaço nem sempre era apropriado, muito por causa das pessoas que ficavam passando atrás da cadeira, e que também acabavam aparecendo na transmissão.
3. Acabar o tempo e ter que pagar para ficar mais um pouco
Para poder ter acesso aos computadores de uma lan house, era necessário fazer o pagamento por tempo. Geralmente existia um valor fixo por 30 minutos ou 1 hora, e, quando esse tempo acabava, o usuário precisava pagar por mais tempo para voltar a usar.
O problema é que a noção de tempo em uma lan house parece ser diferente. Tudo passava rápido, e era comum ver que muitas pessoas precisavam de pouco tempo, mas acabavam tendo que pagar pelo pacote de minutos extras de qualquer forma.
4. Fazer e imprimir trabalhos da escola
Como nos anos 2000 não era muito comum ter computador em casa, para fazer trabalhos de escola, por exemplo, as lan houses eram a melhor opção. Além disso, mesmo quem tinha uma máquina em casa, geralmente precisava recorrer a elas para imprimir os trabalhos, já que era ainda mais raro ter uma impressora na própria casa.
5. Internet sempre parecia lenta
Você pode não lembrar, mas nos anos 2000 o termo banda larga era algo raro, principalmente nas lan houses. A Internet de alta velocidade só veio a se tornar uma realidade mais próxima do consumidor anos depois.
Por isso, uma das máximas encontradas nesses ambientes era a Internet lenta. Isso gerava várias reclamações, e não havia muitas maneiras de resolver, já que várias pessoas estavam usando a mesma conexão de forma simultânea.
6. Monitores de tubo amarelados
O tipo de computador usado nas lan houses nos anos 2000 era praticamente um só: todo branco, com um super monitor de tubo. As versões mais finas, como os monitores LCD, só ficaram populares alguns anos depois.
Mas o detalhe vai para a cor com que ficavam os monitores de tubo. Era comum identificar quais eram mais antigos, já que todos tinham tons amarelados. Isso acontecia porque o branco suja bastante, e com várias pessoas tendo contato com o mesmo computador
7. Esquecer de apagar arquivos e fotos e deixar na área de trabalho do PC
Você costuma salvar fotos e arquivos na área de trabalho porque acha mais fácil de encontrá-los depois? Nos anos 2000, o público de lan house também fazia o mesmo, só que havia um grande problema: esquecer de apagá-los.
Isso gerava muita dor de cabeça e vários pedidos para voltar ao mesmo computador mesmo depois de ter encerrado o tempo. Mas quando outra pessoa estava no lugar, já era tarde.
8. Acabar o tempo e deixar o Orkut aberto
Pior do que deixar arquivos e fotos na área de trabalho era a falta de costume das pessoas de sair de uma conta logada. Como o Orkut era sempre o mais utilizado, era comum ver as contas de outros usuários no momento de fazer login na sua própria conta.
Alguns simplesmente ignoravam e comentavam o quanto isso poderia ser perigoso, já que haviam várias informações e contatos expostos ali. Mas não era difícil encontrar quem aproveitasse e desse uma espiada nas ações que o usuário esquecido estava fazendo na rede social.
Quais foram as maiores febres da Internet nos anos 2000? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Novo trailer de Call of Duty: Infinite Warfare tem Michael Phelps em ação
- SwiftKey revela top 20 emojis mais usados no Brasil
- Valorant Challengers Brazil: calendário, formato e onde assistir ao vivo
- Como ouvir podcasts da Globo no Globoplay
- Shenmue 3: produtor pede ajuda no Kickstarter e arrecadamento bate recorde
- Viber Out: descubra os valores das tarifas para ligações no Brasil
- Como verificar a vida útil da bateria do notebook
- Copa do Mundo 2018: semifinal Croácia x Inglaterra ganha Doodle do Google
- Promoção para Xbox One e Xbox 360 traz jogos com até 85% de desconto
- Claro Box TV: iniciativa une TV ao vivo e streaming em decodificador
- Falha em celulares Samsung Galaxy envia fotos sem permissão do usuário
- Smart TV LG: como conectar home theater ou soundbar por cabo óptico
- Hackathon Globo: começa a 2ª edição do evento com novidades no BBB
- Mortal Kombat e Street Fighter: os melhores jogos de luta para Mega Drive
- Smart TV Toshiba 32L2800 é boa? Veja análise de ficha técnica e preço
- Como extrair dados de páginas do Facebook com o Netvizz
- WhatsApp para iPhone (iOS) ganha modo de economia de dados; saiba ativar
- Granny: baixe os melhores mods do jogo de terror para Android
- Brasil é o 7º país com mais invasões hackers no mundo; proteja-se
- Como derrotar os principais vilões do Batman em Arkham Knight