Intel Optane é uma tecnologia inédita no mercado que serve para acelerar o seu PC. Com função intermediária entre a memória RAM e o disco de armazenamento, o recurso promete deixar o sistema mais rápido para realizar tarefas do dia a dia, abrir jogos e executar programas mais pesados, como o Adobe Premiere e o Photoshop, por exemplo. Um dos objetivos da fabricante é oferecer alto desempenho aliado a bom custo-benefício para computadores com HD ou SSD, mesmo que os componentes tenham menores capacidades.
A solução está disponível em versões de 16, 32 ou 64 GB, com preço a partir de R$ 200 em lojas online do Brasil. Para tirar todas as dúvidas sobre a memória Optane, a Intel realizou um evento em São Paulo, nesta terça-feira (25), e o TechTudo reúne as principais respostas a seguir.
Quer comprar um notebook com SSD barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo
O que é Intel Optane?
A Intel Optane promete ser uma alternativa com bom custo-benefício para acelerar o sistema em plataformas baseadas na 7ª ou 8ª geração do processador Intel Core. Com opções de 16 GB, 32 GB, ou 64 GB, o recurso funciona como um intermediário entre a memória RAM e o disco rígido para tornar o carregamento de informações mais rápido.
A solução é baseada na mídia de memória 3D XPoint, uma tecnologia de memória não volátil (NVM) da Intel e da Micron, e no recurso Intel Rapid, que melhora o desempenho e diminui o consumo de energia de tecnologias de armazenamento.
Intel Optane é HD ou SSD?
Uma confusão em relação à Intel Optane deve ocorrer por conta de sua categorização. Como trata-se de uma tecnologia inédita no mercado, alguns usuários podem achar que a novidade é um tipo de SSD ou HD. É importante ter em mente, no entanto, que a Optane é um novo tipo de tecnologia que está posicionada entre os dois componentes. O notebook ou desktop com HD ou SSD pode contar com a Intel Optane para melhorar o seu desempenho.
Como funciona?
O funcionamento da Intel Optane pode parecer complicado em um primeiro momento, mas, na teoria, é um pouco mais simples. A nova memória se comporta como um espaço onde os dados utilizados com frequência pelo usuário são armazenados. A "distância" para carregar as informações da unidade Optane é menor – o que torna a leitura de dados mais rápida por ela do que diretamente do disco rígido.
Em outras palavras, a tecnologia "aprende" quais programas, jogos ou tarefas você mais usa no computador e, assim, copia as informações mais frequentes. O objetivo é "encurtar" o caminho de leitura dos dados e, com isso, deixar o carregamento mais veloz.
Na prática, a novidade pode oferecer maior perfomance no carregamento de softwares em PCs com HDs mecânicos – com promessa de torná-los equiparáveis a computadores com SSDs. A fabricante explica que, com 16 GB de acelerador de cache Optane, uma grande quantidade de memória RAM comum deixa de ser fundamental, por exemplo.
Durante o evento, a empresa demonstrou como o recurso se comporta na abertura de programas pesados. Foram usados dois miniPCs Intel Nuc: ambos com processador Intel Core i7 8650U e HD de 1 TB. A diferença ficou por conta da memória RAM e da presença da Optane. O primeiro era equipado com 16 GB de RAM, sem a tecnologia aceleradora; enquanto o segundo tinha 8 GB de RAM em conjunto com memória Optane de 16 GB.
O resultado da experiência foi positivo: ao abrir o Photoshop, a primeira máquina levou cerca de 50 segundos. Por outro lado, graças à tecnologia Optane, o segundo computador precisou de apenas cinco segundos para iniciar o software de edição de imagens. A discrepância também foi grande ao executar o Adobe Premiere: 50 contra nove segundos.
É compatível com qualquer máquina?
Não, o usuário precisa conferir se o modelo de placa-mãe é compatível por meio do site oficial da Intel. A memória Optane pode acelerar apenas unidades baseadas em SATA (unidades de estado sólido, unidades híbridas de estado sólido, discos rígidos). É possível usá-la com unidades de 2,5", de 3,5" ou de fator de forma M.2, desde que estejam conectadas com trilhas do chipset.
Quais PCs já vêm com a tecnologia?
De acordo com a Intel, as seguintes marcas já contam com noteboks equipados com a solução Optane no Brasil: Compaq, Vaio, Avell, Dell, Lenovo e Intel Nuc.
Quais tarefas ela pode acelerar?
Memória Intel Optane de 16 GB:
- Uso mais comum;
- Inicialização mais rápida;
- Trabalho de produtividade de escritório;
- E-mails, apresentações;
- Varredura à procura de vírus;
- Acesso à Web.
Memória Intel Optane de 32 GB:
- Jogos e usuários profissionais;
- Aplicativos de realidade virtual;
- Edição de áudios, vídeos e gráficos;
- Design com CAD em 3D e modelagem em 3D;
- Trabalhos de animação.
A seguir, conheça os requisitos básicos para usar a memória Intel Optane:
- Sétima geração (ou geração mais recente) do processador Intel Core;
- Chipset Intel série 200 (ou mais recente);
- BIOS UEFI pronto para a memória Intel Optane. Modos herdados de BIOS não são suportados;
- Modo de controlador SATA de BIOS Intel configurado como "Intel RST....";
- Remapeamento habilitado no slot PCIe que contém o módulo de memória Intel Optane;
- Sistema Operacional: Windows 10 x64;
- Driver da tecnologia de armazenamento Intel Rapid 15.5 ou mais recente;
- Nota: alguns recursos ou capacidades só são suportados em drivers mais recentes, por isso é recomendável usar sempre o driver mais recente suportado na sua plataforma.
*A jornalista viajou para São Paulo a convite da Intel
É possível instalar a memória Optane da Intel em um SSD? Veja dicas no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Galaxy S8 e S8 Plus recebem Android 8 Oreo no Brasil
- Flamengo no Free Fire: time autoriza entrada para o competitivo
- GTX 760 vs GTX 1050 Ti: saiba o que muda nas placas de vídeo da Nvidia
- Conheça cinco câmeras de ação para fazer vídeos em 4K
- Como abrir as mesmas abas do Chrome do PC no seu smartphone
- Veja jogos com nudez e conteúdos impróprios que são proibidos na Twitch
- Experimento do YouTube vai permitir v?rios ?ngulos de c?mera em v?deos
- Brasil é um dos países que mais consome pirataria, revela pesquisa
- Google torna mais fácil a compra de ingressos para shows via busca e mapas
- Google divulga lista com os 10 GIFs mais usados no Brasil em 2018
- Requisitos de FIFA 21 e como baixar no PC, PS4, Xbox One e Switch
- Como trocar a senha do Amazon Prime Video
- Spotify chega no IFTTT: conecte app com Drive, YouTube, Twitter e mais
- Ônibus por aplicativo UBus e Metra são considerados clandestinos em SP
- L16: veja como funciona a câmera 'de bolso' com muitas lentes e 4K
- 8 motivos que explicam o sucesso de League of Legends nos eSports
- Facebook: como ver apenas publicações de páginas curtidas no celular
- TikTok vai ser banido dos EUA dia 20 de setembro, diz governo
- Como integrar o Instagram ao Happn
- The Witcher 3 Wild Hunt: como matar o grifo do início do jogo