A Uber revelou, nesta terça-feira (25), três novidades para o aplicativo de transporte no Brasil. A primeira delas é o lançamento do Uber Lite, um app mais leve, que ocupa menos memória no celular e consome menos Internet. A empresa pretende oferecer a mesma experiência do aplicativo tradicional para usuários com celulares mais antigos ou franquias de dados limitadas.
Além disso, a Uber anunciou a chegada de um novo método de pagamento, o Uber Cash, em que o usuário faz uma recarga com créditos para seu aplicativo, de forma semelhante a um celular pré-pago. A companhia também reformulou totalmente a modalidade UberPOOL para oferecer corridas mais econômicas.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Uber Lite
O novo aplicativo mais leve foi pensado para smartphones com pouca memória ou planos com menor franquia de dados. Por isso, o Uber Lite ocupa apenas 5 MB no celular, o equivalente a três selfies, de acordo com o vice-presidente da Uber, Manik Gupta, e funciona bem em condições ruins de Internet.
Para oferecer uma melhor experiência, o programa traz visual e funções diferentes do app tradicional. A ideia é que o usuário não precise fazer muitas escolhas na hora de pedir a corrida. Apesar disso, a Uber optou por não tirar recursos do aplicativo, o que significa que todas as funções de segurança, anunciadas recentemente, estão presentes na versão mais leve.
Sua interface prioriza o toque no lugar da digitação, o que é útil para celulares com tela menor ou mais lentos para responder. Além disso, o app reconhece a localização para mostrar pontos de referências e pode aprender os destinos principais do usuário. Outra novidade são os mapas sob demanda, que só aparecem na tela se forem muito necessários. Assim, é possível economizar a franquia de Internet.
O Uber Lite, que estava em testes na Índia, já está disponível para download em celulares Android no Brasil.
Uber Cash
O Uber Cash é a nova modalidade de pagamentos do aplicativo de transporte, pensada para quem não possui cartões de crédito ou débito, cerca de 33% da população, de acordo com o Banco Nacional. A ferramenta estará disponível a partir do dia 1° de outubro em todo o país e funciona de forma semelhante à recarga de créditos de um celular pré-pago: o usuário deve ir em um dos pontos de venda e efetuar uma recarga em sua conta. A proposta da empresa é oferecer a mesma praticidade do pagamento em cartão para quem não possui um, evitando os problemas com troco.
Os créditos não têm data de expiração e também podem ser utilizados para pedidos de comida pelo UberEATS. Há ainda a opção de resgatar pontos dos programas de fidelidade Smiles ou Nubank e transformar em créditos no app. Outra possibilidade é programar recargas com certa frequência por meio do cartão de crédito, com a vantagem de ganhar 5% de desconto nas corridas.
Novo UberPOOL
O UberPOOL, modalidade de corridas compartilhadas, foi totalmente reformulado para oferecer viagens em grupo mais baratas. De acordo com o Diretor de Produtos de Compartilhamento, Ethan Stock, o principal problema dessa categoria são as rotas mais longas, que fazem o usuário demorar mais para chegar ao seu destino.
Por conta disso, a nova tecnologia do Pool oferece rotas mais eficientes e retas. Assim, o usuário consegue ter maior certeza de seu horário de chegada, além de ter uma economia de até 35%, em relação ao UberX. Por outro lado, isso implica em pequenas caminhadas para chegar ao melhor ponto de encontro e em uma espera de até cinco minutos para que o app encontre o grupo que vai embarcar na mesma viagem. O novo UberPOOL chega em outubro para a cidade de São Paulo e será disponibilizado, em breve, para outras regiões do país.
Novidades para motoristas
A Uber também anunciou parcerias com outras empresas para oferecer mais vantagens aos motoristas. Juntamente com a I
Outras iniciativas de mobilidade
Durante o anúncio das novidades, a Uber também revelou outras iniciativas de mobilidade para as cidades. A proposta da empresa é que, em breve, o aplicativo de celular seja capaz de substituir os carros particulares. Para isso, a companhia vem apostando nas bicicletas elétricas e nos patinetes, ambos em testes nos Estados Unidos. Outros planos futuros incluem aluguéis de carros particulares pelo aplicativo e a possibilidade de adquirir passagens de trem, ônibus ou metrô também por meio de um app. Além disso, a Uber trabalha no UberAir, projeto de carro voador, que deve entrar em testes em 2018.
Cabify vs Uber: qual o melhor no Brasil? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Fim do suporte da Nvidia em sistemas 32 bits: veja o que muda para você
- Saiba como configurar a proteção de tela do Mac
- Extensões falsas para Chrome usam Facebook como isca; Brasil é o maior alvo
- Usuários apostam em senha para bloquear WhatsApp, mesmo com a criptografia
- Uber da patinete: saiba como funciona o novo serviço
- Maquininha SumUp Total é boa? Veja taxas e bandeiras de cartão aceitas
- Como atualizar o firmware de um roteador da Intelbras
- PS5: Sony registra patente que promete transformar banana em controle
- Nintendo convoca lendas de Super Smash Bros. para torneio na E3
- Como desinstalar o Bluestacks do seu PC
- Como desativar a função 'Amigos nas Imediações' do Facebook
- Dota 2 Reborn: popular jogo ganhar? vers?o totalmente renovada
- Atril no Minecraft: saiba como fazer e para que serve o item no jogo
- Nova linha de notebooks 2 em 1 da Asus promete concorrer com Surface
- Day of the Tentacle e mais jogos estão de graça na PS Plus em janeiro
- Rainbow Six: Siege fica de graça por tempo limitado; veja como baixar
- Fortnite recebe portais de Stranger Things, série da Netflix
- Samsung RU7100 vs RU7400: compare ficha técnica e preço das smart TVs 4K
- Jason, Freddy e Predador: conheça jogos baseados nas lendas do terror
- CS:GO: MIBR perde para a BIG em sua estreia na Flashpoint 2