O Windows 95 completa 23 anos nesta quinta-feira (24). Considerado uma revolução no mundo dos PCs, o sistema operacional representou uma guinada de design e usabilidade que viria a estabelecer a Microsoft como a empresa de tecnologia mais bem-sucedida nos anos 1990. Pela primeira vez, o mundo parou para assistir ao anúncio de um software enquanto milhares de pessoas faziam filas para comprar o produto, nos moldes do que se viu mais tarde com o iPhone.
Toda a empolgação não foi por acaso. Do Menu Iniciar à barra de tarefas, vários elementos que estrearam no antigo sistema permanecem até hoje, no moderno Windows 10. Essas e outras características ajudaram a tornar o sistema interessante não só para empresas, mas sobretudo para o usuário doméstico. Veja a seguir as principais funções responsáveis por garantir ao Windows 95 um lugar de destaque na história dos computadores.
Menu Iniciar
O Windows 95 estreou o Menu Iniciar, um painel com acesso simplificado às principais funções e aos programas instalados no computador. Apesar de brincadeira em torno de um botão com o nome “Iniciar” abrigar o botão para desligar a máquina, o elemento de design se tornou central para a usabilidade do sistema ao longo dos anos.
Os usuários se acostumaram tanto com o Iniciar que o seu abandono no Windows 8 causou uma onda de reclamações. Por fim, o recurso voltou com toda força no Windows
Barra de ferramentas
A barra de ferramentas que existe até hoje no Windows também apareceu primeiro na versão 95. Na época, o grande atrativo era a possibilidade de ter todos os programas abertos reunidos em um único lugar acessível a qualquer momento. A função surgiu muito antes do dock do macOS, que tem características similares. A Apple registrou patente para o elemento de software em 1999, e estreou o recurso no OS X 10.0 em 2001.
Conexão à internet
Apesar do Windows 3.1.1 ter contado antes funcionalidade de internet, o Windows 95 facilitou profundamente o processo de conexão. Até então era preciso manipular um arquivo DLL manualmente para ativar a função, algo que a nova versão deixava de lado graças ao suporte nativo para conexões discadas. A característica foi uma das responsáveis por tornar o Windows 95 muito popular em residências e por expandir o acesso à internet no mundo. Acredita-se que o “boom” da internet não teria ocorrido sem o Windows 95.
Internet Explorer
Se o sistema operacional facilitou a conexão, o Internet Explorer foi o responsável direto pelo aumento do número de internautas nos anos 1990. O programa passou a ser integrado ao Windows 95 uma semana depois do lançamento, abrindo caminho, mais tarde, para a guerra dos navegadores com o Netscape. A briga chegou ao fim com a interferência de tribunais nos EUA, que acusaram a Microsoft de monopólio. Ainda assim, para boa parte dos usuários nos primeiros anos da web, o IE virou o verdadeiro sinônimo de internet.
Arquitetura de 32 bits
A arquitetura de 32 bits que começou a ser substiuída pela de 64 bits apenas no começo dos anos 2000, apareceu como uma verdadeira revolução no Windows 95. Essa era apenas uma das características do que foi considerado o primeiro sistema operacional completo da Microsoft. O Windows trazia também, pela primeira vez, o MS-DOS integrado, acabando de vez com a esperança da indústria de criar um concorrente para o sistema baseado em linhas de código com forte presença em empresas.
Plug & Play
Outra função importante lançada pelo Windows 95 foi o mecanismo Plug & Play para conectar periféricos e acessórios. Até então, qualquer aparelho ligado ao computador requeria o acesso a drivers via disquete. No Windows lançado em 1995, pela primeira vez, alguns dispositivos poderiam ser usados por meio de um mecanismo automatizado de instalação.
Feito para jogos
A fama atual do Windows como sistema ideal para gamers começou com a chegada do DirectX no Windows 95. Apesar de um começo criticado e de baixa aceitação, o padrão ganhou a popularidade da indústria de games e foi responsável por alçar o sistema operacional ao posto de principal plataforma para rodar jogos de alto rendimento no computador.
Via Forbes, The Telegraph, Tech Radar e WeLiveSecurity
Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Resident Evil Revelations 2: modo Raid terá compras internas
- Confira a lista com os 10 melhores jogos do ano para o PlayStation 4
- Como ativar a autenticação em duas etapas com o Authy
- AMD anuncia Ryzen Threadripper mais em conta para competir com Intel
- Celular ‘fofo’ em forma de robô anda e reconhece o dono; conheça o Robohon
- CS:GO: MIBR perde em jogo de estreia do FACEIT Major London 2018
- Fifa 18 e Battlefield 1 são destaques da conferência da EA na E3 2017
- iPhone terá emojis com cabelos cacheados, brancos e ruivos
- Dia Mundial do Emoji: oito coisas que você não sabia sobre as carinhas
- CS:GO: veja jogos da MIBR, FURIA e Liquid na ESL Pro League Season 13
- Como liberar as habilidades de cada personagem em Yu-Gi-Oh! Duel Links
- Boicote ao Facebook: entenda por que marcas cancelaram anúncios no site
- Galaxy S8 ou Zenfone 3 Zoom? Veja quem vence a briga de ficha técnica
- Dragon Ball e Attack on Titan 2 são destaques nos trailers da semana
- The Sims 5? EA confirma próximo jogo da série e destaca multiplayer
- Códigos GTA 5: veja cheats e macetes para Xbox 360, PS3, PS4 e Xbox One
- Mensagens de Natal e Ano Novo: veja sites com ideias prontas
- Como mudar o nome de seu canal do YouTube pelo celular
- Veja lista com os cinco melhores AWPers do CS:GO em 2018
- Online no WhatsApp Web: extensão destaca contatos que estão disponíveis