A Nvidia revelou na terça-feira (14) a nova arquitetura Turing para placas de vídeo, usada na nova linha Quadro RTX. Os modelos trazem, pela primeira vez, memória GDDR6, com promessa de aumentar a velocidade em até 40% em comparação às GeForce atuais, com GDDR5. Além disso, as GPUs são fabricadas considerando as tecnologias de ray tracing da fabricante, possibilitando renderização simultânea dos gráficos.
Além disso, as novas Quadro contam com especificações técnicas poderosas e também apresentam ferramentas para processamento de Inteligência Artificial. O lançamento comercial está previsto para o último trimestre de 2018, e o preço ainda não foi divulgado.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Segundo a Nvidia, as Quadro RTX podem processar efeitos de Ray Tracing de forma 25% mais rápida se comparadas a placas da arquitetura atual, batizada de Pascal. Isso se dá pela presença dos núcleos RT dedicados a essa tarefa nas placas anunciadas, algo que não existia nos modelos anteriores. O Ray Tracing simula o comportamento da luz em jogos de forma mais próxima da realidade, e é a grande aposta da Nvidia para o futuro dos games.
Os novos núcleos RT dividem espaço com os CUDA tradicionais, usados no processamento gráfico mais genérico desempenhado por cada uma das placas. A Quadro RTX 8000, top de linha entre as novatas, soma 4.608 CUDAs e chega com 48 GB de memória. A RTX 6000, com o mesmo nú
Memória interna também merece um destaque na nova linha da Nvidia, já que as RTX são as primeiras a trazer o padrão GDDR6: os modelos trazem 16 (RTX 5000), 24 (RTX 6000) e 48 GB (RTX 8000). As novas RAM são da Samsung e devem aparecer também na futura linha GeForce, superando o GDDR5X em até 40% mais velocidade.
Outra novidade fica por conta dos núcleos Tensor, destinados a encarar o processamento pesado de inteligência artificial. O modelo mais potente divulgado pela Nvidia tem 576 desses núcleos, capacitando à placa ser usada em data centers e outros ambientes que dependem de um alto volume de processamento de AI.
A linha Quadro é para jogos?
Assim como as demais Quadro já no mercado, as novas placas são voltadas para a área de criação de jogos. Portanto, têm perfil profissional, com especificações poderosas e custo elevado, sendo mais úteis para designers, programadores e animadores que para gamers. Apesar disso, as novas GPUs apontam para mudanças significativas com relação ao perfil tecnológico das placas da Nvidia. As GeForce, por exemplo, devem trazer a memória GDDR6, além de conectividade USB-C.
Qual é a melhor placa de vídeo barata? Veja no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Veja como importar produtos de lojas dos EUA sem sair de casa
- Alphabet, decifrando o Google de A a Z; entenda a mudança
- Como instalar Actions no Photoshop
- EUA vs Huawei: celulares antigos terão atualizações de Android, diz empresa
- Como colocar relógio na tela do celular
- Como usar o Trello? Nove dicas para melhorar a produtividade no home office
- The Last of Us 2: veja todas as senhas de cofres e suas localizações
- LG G6 ou Galaxy S7: veja comparativo de ficha técnica dos top de linha
- Como fazer papel de parede para celular com o app Canva
- Como usar o Facebook Photo Magic, reconhecimento facial do Messenger
- Moto X Force ou Galaxy S6 Edge+: é melhor a tela curva ou a inquebrável?
- Como transformar foto em GIF no iPhone de forma fácil
- Genshin Impact: como fazer download e dicas para jogar o RPG grátis
- Live no PS5: como fazer transmissão ao vivo por Twitch e YouTube
- Moto G8 Plus vs Moto G9 Play: compare preço e ficha técnica
- Por favor, só mais um segundinho…
- Resumo da semana: Call of Duty e Tomb Raider foram destaques
- Drone doméstico mantém a casa segura e ainda carrega assistente virtual
- Facebook vai considerar o ‘interesse público’ antes de remover conteúdos
- GranitePhone: celular brasileiro faz sucesso com supersegurança