Cibercriminosos exploraram uma falha nos roteadores da marca D-Link para possivelmente roubar dados de clientes de bancos brasileiros, afirmou a empresa de segurança digital Radware. Segundo a empresa de proteção na web ESET, a vulnerabilidade permitiu aos golpistas manipularem o servidor DNS dos dispositivos conectados aos roteadores, redirecionando o usuário a páginas falsas do Banco do Brasil e do Itaú, prática conhecida como hijacking (sequestro, em inglês).
Os ataques aconteceram entre 8 de junho e 10 de agosto e afetaram os seguintes aparelhos: DSL-2740R, DSL-2640B, DSL-2780B, DSL-2730B e DSL-526B. Se você possui algum desses modelos, a principal recomendação é atualizar o firmware e trocar a senha de rede.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
A diferença desse para outros golpes é que as páginas maliciosas usavam a mesma URL do site original. Mesmo que o usuário digitasse a URL manualmente, ele seria redirecionado para o endereço falso. Por isso, muitos clientes teriam fornecido seus dados, como número da conta e senha, sem saber.
O chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina, Camilo Gutierrez, diz que não há um número exato de quantas pessoas foram afetadas. “De acordo com a empresa que detectou a vulnerabilidade, entre 8 de junho e 10 de agosto, um honeypot (ferramenta que detecta ataques cibernéticos) localizado na cidade de São Paulo registrou um mínimo de 500 tentativas naquela data”, afirmou.
Camilo disse ainda que é importante ressaltar que são "tentativas", e não é possível saber a quantidade de vítimas, uma vez que "...seria necessário acessar os servidores onde os invasores mantêm os dados roubados, que provavelmente estão protegidos com alguma segurança".
Como se proteger
A falha foi descoberta em 2015 e as páginas maliciosas já foram desativadas. Em comunicado, a D-Link afirmou que está investigando o problema em questão e recomendou aos seus usuários que atualizem o firmware para a versão mais recente.
Para isso, basta entrar na seção Suporte do site da marca, escolher o seu roteador, clicar em Downloads e baixar o arquivo.
Depois de entrar nas configurações do roteador (seguindo o endereço padrão, 192.168.0.1), acesse a seção de Manutenção e em atualizar o firmware. Se precisar de mais ajuda, confira o nosso passo a passo detalhado.
Também é recomendado o uso de uma senha forte para evitar que qualquer pessoa consiga invadir seu roteador. Para isso, é importante misturar letras maiúsculas com minúsculas, usar algarismos e caracteres especiais. Outra sugestão é criar a palavra-chave a partir de um gerador de senhas.
Como mudar o canal do roteador para melhorar o sinal Wi-Fi? Saiba no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como colocar música como toque no Moto G 3?
- Como usar o mTrip para planejar viagens
- Como desbloquear modo secreto de zumbis em Call of Duty: Black Ops 3
- Inbox by Gmail quer ser seu novo app para compartilhar fotos no PC
- iPhone 7 e iPhone 8 somem da loja da Apple na Alemanha; entenda o caso
- Galaxy J5 Pro e J7 Pro: Samsung Pay estreia em celulares mais baratos
- Confira o que rolou na janela de transferências do CBLoL
- Google Meet: sete dicas para aproveitar melhor o app de videochamadas
- Metrico: como jogar o game de plataforma e quebra-cabeça no PS Vita
- Como cadastrar digitais no Moto E4
- Como ativar o modo jogo na smart TV Samsung para acelerar velocidade
- Defina uma data de expiração em vídeos de uma página no Facebook
- INTZ é a grande campeã da segunda etapa do CBLoL 2016
- Como ver os gols dos campeonatos estaduais pelo Globo Play; acesso é grátis
- Agendar consulta online: conheça cinco sites para marcar médico
- Free Fire: conheça Crazy, novo jogador do Corinthians no Battle Royale
- CS:GO: cinco coisas que você nunca deve fazer no jogo competitivo
- WhatsApp começa a liberar ajuste de privacidade em grupos; saiba usar
- Moto G7 Plus vs Galaxy A9 2018: saiba semelhanças e diferenças
- Carreta Furacão, DLS e mais: conheça os jogos para Android da semana