O Google lançou a Titan Key, sua própria chave física de segurança, e uma o Edge TPU, um processador compacto para a inteligência artificial, durante a conferência Cloud Next. O token possibilita a autenticação em dois fatores por meio de porta USB ou Bluetooth, dependendo do modelo. Compatíveis com celulares e PCs, as Titan Keys estarão disponíveis em setembro, com preços a partir de US$ 20 (cerca de R$ 70 em conversão direta). Segundo o Google, desde que o acessório começou a ser usado na empresa, em 2017, nenhum de seus mais de 85 mil funcionários foi vítima de ataques do tipo phishing. A Cloud Next é uma conferência anual do Google a respeito de seus produtos na nuvem que, em 2018, acontece entre 24 e 26 de julho.
A Titan Key funciona da mesma forma que outros serviços e equipamentos do tipo de token: quando você fizer login em um serviço compatível, poderá usar a chave para emitir um código único complementar que, combinado à sua senha, garantem acesso seguro.
A ideia é proteger o acesso a serviços que permitam uso desse tipo de chave: em vez de o usuário precisar de um código enviado via SMS, ou de gerar números em um app como o Google Authenticator para fazer o loign, a Titan Key desempenha o processo automaticamente na hora de fazer a autenticação.
Como a chance de um criminoso adivinhar o código aleatório gerado pela Titan Key é muito pequena, quem prefere usar autenticação em dois passos acaba tendo uma proteção a mais: mesmo que um criminoso roubasse a sua senha do Gmail, ele não conseguiria entrar na sua conta sem o código aleatório gerado pela Titan Key.
Segundo o Google, a chave será primeiramente disponibilizada para assinantes da plataforma Google
Edge TPU: novo processador de inteligência artificial do Google
O pequeno Edge TPU é um novo tipo de processador para inteligência artificial e aprendizado de máquina do Google. O produto tem o mesmo perfil de funcionamento dos algoritmos de reconhecimento de imagem: exposto a milhares de exemplos, o sistema vai aprendendo com os padrões até ser capaz de reconhecer imagens.
Na prática, o Edge TPU não deve aparecer em celulares e outros dispositivos direcionados ao usuário comum. Pequeno e robusto, o processador será usado em aplicações industriais: robôs capazes de aprender com erros para controle de qualidade em linhas de montagem são um exemplo.
De qualquer forma, o Google promete que curiosos e interessados em aprender a desenvolver software e tecnologia relacionada à inteligência artificial terão acesso à plataforma, inclusive com direito a um kit de desenvolvedor.
A chegada do Edge TPU expande a presença do Google nesse nicho. Até aqui, os serviços de inteligência artificial oferecidos pela gigante das buscas eram restritos à nuvem: o acesso dependia de conexão constante e custos referentes à plataforma. O Edge TPU pode operar completmente offline, algo que o torna interessante para o desenvolvimento de equipamentos e ferramentas que precisam de inteligência artificial, mas não possuem conectividade com a Internet o tempo todo.
Como descobrir o que o Google sabe sobre mim? Veja no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Monument Valley e Hitman Go: veja jogos para Windows Phone da semana
- YouTube: como personalizar o tempo de avanço de vídeos pelo aplicativo
- Star Wars Jedi Fallen Order e Rainbow Six Siege estão mais baratos
- Seu novo celular está na Pernambucanas!
- Quick Apps, aplicativo da Xiaomi, é bloqueado pelo Google Play Protect
- No Man's Sky e Batman são destaques nos trailers da semana
- Como apagar o histórico de pesquisas do YouTube
- Como fazer gestos em Bloodborne para se comunicar com jogadores
- Quanto custa montar um PC Gamer para competir com o Playstation 5 (PS5)?
- Messenger: como usar o 'assistir juntos' para ver vídeos com amigos
- Game of Thrones e Lost: conheça os jogos inspirados em séries famosas
- Guitar Hero, ICO e mais: conheça 10 jogos que fracassaram em vendas
- Como compartilhar um v?deo do YouTube no WhatsApp?
- Dark Souls 3: novo game da série Souls será anunciado na E3 2015
- Moto E ou Xperia E3: qual smart 'baratinho' vale mais a pena comprar?
- Saiba tudo sobre a final de League of Legends que ocorre neste sábado
- Truques para personalizar o Android usando as suas próprias fotos
- Pesquisadores criam vírus que rouba dados de PCs offline, sem conexão
- Capcom anuncia controle arcade com jogos clássicos na memória
- Galaxy S8, LG G6 e ranking de melhores operadoras são destaques de abril