O Instagram lançou grandes novidades para usuários em junho, com destaque para a chegada do IGTV. A função traz vídeos mais longos à rede social e uma nova estrutura de canais para concorrer com o YouTube. Além disso, o serviço pertencente ao Facebook liberou um recurso de chamadas de vídeo em grupo no Direct e uma versão alternativa mais limpa e leve para celulares baratos. A rede ainda ganhou suporte à música no Stories e desistiu de avisar usuários quando amigos tiram print das postagens. Veja um resumo de tudo o que aconteceu com o Instagram nas últimas semanas.
1. IGTV para enfrentar YouTube
O Instagram lançou o IGTV para disputar espaço com o YouTube pela preferência dos criadores de conteúdo audiovisual. Assim como na solução do Google, o novo serviço permite fazer o upload de vídeos mais longos e é baseado na ideia de canais. No entanto, a implementação herda aspectos do Stories, com vídeos na vertical, reprodução automática e interação por meio de mensagens privadas.
Durante o lançamento, CEO do Instagram Kevin Systrom comparou as características do IGTV com a TV tradicional. "Assim como acontece ao ligar a TV, o IGTV começa a tocar assim que você abre o aplicativo. Você não precisa pesquisar para começar a assistir ao conteúdo de pessoas que você já segue no Instagram e outras que você possa gostar com base nos seus interesses", explicou. O IGTV está disponível dentro do Instagram e em um app independente para Android e iPhone (iOS).
2. Videochamadas, filtros e menu Explorar
No fim de junho, o Instagram liberou para todos a função de videochamadas no Direct. Usuários podem iniciar uma chamada individual ou em grupo de até quatro pessoas. A janela de conversa em vídeo pode ser minimizada para continuar navegando no aplicativo enquanto a ligação acontece.
A novidade chegou junto com novos filtros de realidade aumentada, que permite usar objetos virtuais interagindo com o cenário real em posts do Stories. Além disso, a última atualização do mês trouxe um redesenho da aba Explorar, que separa conteúdo por tópicos como “Viagem”, “Esportes”, “Comida” ou “Música”. A versão antiga ainda está presente, porém em uma nova seção chamada “Para você”.
3. Instagram Lite para celulares básicos
A rede social começou a testar uma nova versão do aplicativo, mais leve que a convencional. Pesando apenas 537 KB contra 32 MB do app original, o Instagram Lite elimina o Direct (e, como consequência, as chamadas de vídeo e demais recursos atrelados à troca de mensagens) e outras funções para deixar o programa mais fácil de armazenar e operando bem em smartphones com hardware simples.
A empresa declarou à imprensa internacional que os testes foram iniciados apenas no México, e não revelou quando a novidade será liberada para outros países, como o Brasil. A versão Lite, por enquanto, é exclusiva do Android.
4. Música no Stories
O Instagram enfim ganhou uma maneira oficial de adicionar música aos posts do Stories. Na verdade, são duas: um sticker que pode ser posicionado na tela e um modo de gravação próprio na câmera integrada. Em ambos os casos, o usuário tem acesso a uma biblioteca de milhares de músicas de diversos gêneros para escolher. É possível ainda cortar um trecho específico para usar enquanto se grava um vídeo.
A função chega para Android e iPhone (iOS), mas o modo de gravação que permite escolher a música antes de capturar o vídeo está disponível, por enquanto, apenas na plataforma da Apple.
5. Fim do aviso de print
Depois de quase seis meses de testes, o Instagram decidiu abandonar uma função que acusaria quando um usuário tirou print do Stories de um amigo. Enquanto o recurso estava em fase experimental, os testadores recebiam uma notificação informando quando alguém salvava a imagem do Stories no armazenamento do celular.
A informação foi confirmada com o Instagram pelo Buzzfeed News. A rede social, porém, não explicou o motivo da decisão.
Por que meu Instagram não mostra SuperZoom e máscaras? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- TVs ‘papel de parede’ e ‘tela dupla’ aparecem na IFA 2015; entenda
- iOS 10 tem versão 'para testes' liberada para download; saiba baixar
- O que s?o e como usar coordenadas do Google Maps
- Aniversário do Google ganha Doodle comemorativo
- Aprenda a editar e fazer montagens de vídeos com o Clips Video Editor
- Monster lança fones esportivos e caixa de som à prova d’água na CES
- Mario Kart Tour: Dicas para mandar bem no jogo de corrida mobile
- Como compartilhar a localização do Waze com um contato do WhatsApp?
- Echo Buds vs AirPods 2: compare os fones sem fio
- Aparelho 'tudo em um' promete controlar vários eletrônicos dentro de casa
- Não Me Perturbe: 620 mil pessoas pedem bloqueio de telemarketing em 17 horas
- Do Atari 2600 às pesquisas científicas com games, a jornada pelo conhecimento de Luís Carlos Petry
- Como entrar em contato com o motorista do Uber
- Season Pass: saiba o que significa o 'passe de temporada' dos jogos
- Como gerenciar contatos do seu celular no Windows 10?
- Após venda para Verizon, Yahoo! muda nome para Altaba e perde CEO
- Apps para Android: Focus, InstaSquare e outros destaques da semana
- Google Sheets adiciona novas ferramentas na versão web e no iPhone
- Vazamento de dados da Microsoft expõe 250 milhões de registros de usuários
- KaBuM no CBLoL 2019: relembre times campeões que caíram na tabela