O Google Lens chegou recentemente para escanear o mundo com a câmera do celular e, a partir do banco de dados do Google, oferecer uma série de recursos. Ao identificar textos e objetos por meio de inteligência artificial, a ferramenta torna mais simples várias tarefas e pesquisas, como a leitura de documentos, a identificação de uma obra de arte ou a busca por um ponto turístico.
Por enquanto, o Google Lens está disponível como um aplicativo à parte apenas nos smartphones com Android, onde é encontrado também na Google Assistente. Já nos iPhones (iOS), o Lens pode ser utilizado por meio do Google Fotos.
Confira, nas linhas a seguir, uma lista com as principais possibilidades dessa novidade.
1. Copiar textos do mundo real
Manipular textos não digitais ao seu redor ficou muito mais fácil com o Lens. Basta apontar a câmera e o aplicativo detecta informações escritas em documentos, cartazes, cardápios, rótulos, capas e até notas redigidas a mão e transforma em texto editável. É possível selecionar um trecho para copiar, fazer uma busca ou traduzir.
2. Adicionar dados de um cartão de visita aos contatos
O Google Lens não apenas lê textos, como também consegue identificar do que se trata em alguns casos. Quando um cartão de visitas com informações como nome, telefone, email e endereço é identificado, a ferramenta oferece a opção de adicionar o contato à agenda do smartphone. Cada campo do app Contatos é preenchido auto
3. Identificar livros, filmes, games e álbuns musicais
Está na livraria tentando decidir por um novo livro? Tente usar a ajuda do Lens. Ao reconhecer a capa de um livro, o software exibe detalhes e reviews sobre o item e, claro, permite uma busca imediata no Google. O mesmo vale para filmes, jogos e CDs. Tende a ser bem mais rápido que digitar cada título na pesquisa.
4. Identificar obras de arte
O Lens sabe identificar quadros e esculturas famosas, fornecendo nome, autor e outras informações. A tecnologia vale tanto uma obra de arte original no museu quanto para uma reprodução em uma camiseta.
5. Ler códigos de barras e QR codes
Existem aplicativos para esse fim, mas o Google Lens está aí para ajudar o usuário a capturar e processar todo tipo de informação visual ao seu redor. Portanto, os códigos de barras e QR codes não ficaram de fora. Dependendo do código, o recurso pode mostrar detalhes sobre um produto, um link ou apenas o número correspondente.
6. Identificar pontos turísticos
Suas viagens – ou até mesmo um passeio na sua própria cidade – podem ficar mais interessantes. Ao apontar a câmera para um prédio, fonte ou outra construção famosa, o app consegue reconhecê-la e dar informações a respeito.
7. Reconhecer produtos e sugerir semelhantes
Uma das funções do Lens mais divulgadas pelo Google é a capacidade de detectar produtos e indicar outros parecidos que estejam à venda na internet. De roupas, sapatos e bolsas a móveis e eletrodomésticos, se você viu um objeto na casa de um amigo ou em uma loja, gostou e quer saber mais ou comprar um similar, o aplicativo pode ajudar.
8. Identificar plantas e flores
Se você quer descobrir qual é a espécie da árvore perto da sua casa ou qual é a planta na sala de espera do médico, aqui está uma opção. Enquanto a maioria das pessoas não têm um conhecimento botânico muito extenso, o Google Lens é capaz de reconhecer e nomear diferentes espécies de plantas e flores. Normalmente, a ferramenta mostra duas ou três opções mais prováveis.
9. Reconhecer celebridades
Quem nunca ficou intrigado tentando lembrar de onde conhece um ator ao ver um filme ou série? Pois essa é outra habilidade do Lens. Quando se depara com o rosto de um músico, ator, político, figura histórica ou qualquer pessoa famosa, o recurso pode reconhecê-la, indicar seu nome e mais informações sobre ela.
10. Identificar animais
O Google Lens consegue diferenciar raças de cães e gatos. Aponte o celular para o animal e o aplicativo vai listar os nomes das raças que mais se assemelham. No caso dos bichos de raça cruzada, porém, a ferramenta ainda não sabe interpretar.
Quais modelos recentes de celular têm Android puro? Descubra no Fórum TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como renomear vários arquivos de uma vez, em lote, no Windows
- Final do CBLoL 2019: veja estatísticas do Flamengo e da INTZ no 1° Split
- iPhone XR é homologado pela Anatel; preço no Brasil é mistério
- Amazon Prime Video é bom? Veja preço, catálogo e como funciona o streaming
- Como funciona o Melhor Envio? Saiba calcular frete mais barato
- Como usar o recurso Expressões do Snapchat e aplicar filtro nas selfies
- Memórias DDR4 da HyperX ganham novo design e kits de 4 a 64GB
- Saiba como baixar e instalar Dead Rising 4, jogo de zumbi da Capcom
- Reclamações na Anatel caem 21,5% em setembro; TIM lidera queixas
- Como fazer download de mods em Dragon’s Dogma: Dark Arisen
- iOS X Android: quais as diferenças entre os sistemas operacionais
- Diamantes no Free Fire: como comprar 'dimas' mais baratos
- Windows Vista faz 14 anos: veja seis 'fracassos' da Microsoft
- Como bloquear um motorista no 99
- 'Tipo Tinder': conhe?a sete apps de relacionamento bizarros e curiosos
- DBZ, Minions Paradise e mais: veja os jogos para iOS da semana
- Moto G8 Play vs Moto G9 Play: saiba o que muda entre celulares Motorola
- Como baixar o Word de graça? Veja oito rivais para usar no computador
- Como transferir notas do Google Keep para o Evernote
- Xbox One: como deixar o NAT aberto para jogar online