O iOS 12 deve permitir que sejam cadastrados mais de um rosto no Face ID. A novidade não foi anunciada pela Apple no lançamento do sistema durante a WWDC 2018. Entretanto, o site 9to5Mac identificou a função na versão beta para desenvolvedores, liberada esta semana.
Até então, o Face ID permite que apenas um único rosto seja habilitado para desbloquear o aparelho e autenticar compras do Apple Pay. A nova versão do sistema do iPhone e iPad passa a deixar que até duas pessoas sejam cadastradas para biometria.
A mensagem de configuração da função é bastante vaga, no entanto. Ela diz apenas que o Face ID pode reconhecer uma aparência alternativa: ao ativar o recurso é possível habilitar duas pessoas distintas. O único requisito é que, antes de fazer o cadastro, o Face ID seja resetado. Assim, todo o aprendizado sobre o rosto do usuário armazenado no aparelho é perdido.
A função vai facilitar quem enfrenta problemas na autenticação do recurso como, por exemplo, o uso de óculos ou mudanças drásticas no visual. Mas também vai permitir que pessoas que compartilham o iPhone X com outro membro da família possa também desbloquear o aparelho com a face e não por meio de uma senha adicional.
A câmera True Depth é a responsável pelo Face ID, biometria introduzida junto com o iPhone X que substitui o Touch ID (sensor de digitais). A tecnologia combina a câmera frontal, um sensor infravermelho e um projetor de pontos. Com isso, consegue escanear o rosto do usuário em três dimensões. A partir daí, o chip A11 Bionic processa as informações e consegue liberar o dispositivo quase que de forma instantânea.
Face ID no iPad
A biometria facial deve chegar a um futuro iPad. Quem instalou o beta para desenvolvedores do iOS 12 no iPad também pôde constatar a mesma função de cadastrar dois rostos. Vale lembrar que, até agora, não há nenhum modelo com a tecnologia da câmera True Depth, mas um rumor de longa data aponta que a Apple planeja lançar um tablet com o recurso.
No iPad, a possibilidade de cadastrar outro usuário no Face ID seria bastante útil. É muito mais propenso do tablet ser compartilhado com outras pessoas do que o iPhone. No entanto, algumas dúvidas ainda precisam ser respondidas como, por exemplo, se além de desbloquear o aparelho o usuário secundário poderia também validar compras pelo Apple Pay.
O iOS 12 foi anunciado pela Apple esta semana e traz a estabilidade como principal característica, com a promessa de deixar até mesmo os iPhones antigos mais rápidos. Entre as novidades está mais informações sobre a bateria, mais privacidade no Apple Fotos, Memoji e a Siri mais inteligente. A expectativa é que o sistema seja liberado para todos usuários até setembro.
Qual smartphone da Apple vale mais a pena comprar? Confira no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Sampulator: crie e salve samples usando o seu navegador e teclado
- Aprenda como pegar as Evolution Stones em Pokémon Sun e Moon
- App para pagar boleto com cartão de crédito: use o PicPay ou RecargaPay
- Telegram no PC: como usar a versão web do bate-papo no seu desktop
- Google reconhece animais e objetos em vídeos com nova tecnologia
- WWE, Kingdom Hearts e mais: veja os jogos para iOS da semana
- Câmera de segurança Wi-Fi tem bateria 'infinita' e filma em Full HD
- Bandai Namco anuncia game com Dragon Ball, Samurai X e mais animes
- Dragon Ball e Final Fantasy 12 foram os destaques da semana em jogos
- Como excluir uma conversa no Facebook Lite para Android?
- Clube Fortnite: veja preço e como serviço de assinatura funciona
- iPhone domina buscas por celulares na Black Friday 2020
- Tire fotos de qualidade com baixa luminosidade usando uma Canon SX510
- Battelfield 5: tudo sobre o novo game da franquia
- Signal ou Telegram? Compare os mensageiros rivais do WhatsApp
- Google Assistente chega a celulares mais antigos com Android 5 Lollipop
- Como usar o Windows 7 USB/DVD Download Tool no seu PC
- Tudo sobre Xbox Series S: conheça especificações e preço do console
- Pokémon Alpha Sapphire/Omega Ruby: encontre todas as Mega Stones
- Corrida pelo 5G: conheça as promessas para 2019