Os aplicativos iFood e PedidosJá são duas opções para pedir comida direto do celular em qualquer lugar pelo Android e iPhone (iOS). Ambos possuem funções semelhantes, mas apresentam alguns recursos exclusivos e diferenças na interface, como, por exemplo, realizar pagamentos pelo Apple Pay no iFood. Neste comparativo, você irá conhecer as semelhanças e diferenças entre os aplicativos. Os testes foram realizados em um iPhone 6. Confira a seguir.
Avaliações dos clientes
O iFood é considerado o app "número 1" na categoria Gastronomia e Bebidas da App Store, enquanto o PedidosJá está ranqueado em 17º lugar. Este app foi avaliado por apenas 1.300 usuários e recebeu nota 4,7 na loja da Apple, enquanto o iFood tem mais de 100 mil avaliações e nota 4,6. No Google Play, o iFood recebeu a mesma nota e foi avaliado por mais de 640 mil pessoas, enquanto o PedidosJá conta com mais de 120 mil avaliações e nota 4,3.
Interface do app
As telas iniciais dos dois aplicativos são organizadas em feed, com todos os restaurantes disponíveis ao rolar a página para baixo. A listagem dos estabelecimentos na localidade, a nota e o tempo de entrega de cada um são apresentadas assim que os apps são abertos, caso o CEP já tenha sido cadastrado.
O PedidosJá, no entanto, exibe mais informações nessa parte, como os cartões aceitos, descontos e o preço da taxa de entrega. Na parte inferior da tela, o ícone “Comidas” dá acesso a categorias de restaurantes e tipos de refeições para ordenar a pesquisa.
Já a opção “Refinar”, ao lado de “Comidas”, dá acesso às formas de pagamento disponíveis, filtros e opções para nortear a busca. O usuário pode selecionar uma categoria de cada vez ao pesquisar. Já os quatro filtros disponíveis (descontos, cartão, cupom e selos) podem ser utilizados ao mesmo tempo em uma mesma consulta.
Na tela inicial do iFood, além dos restaurantes disponíveis, são exibidas opções que direcionam a páginas com resultados de entrega grátis, promoções, exclusividades do app ou refeições até determinados valores. Abaixo dessas opções, é possível visualizar os tipos de cozinha e, no menu lateral, os filtros por avaliação, tempo de entrega, preço e distância, formas de pagamento e opções de entrega grátis.
Restaurantes e área de atuação
A quantidade de restaurantes disponíveis em cada app deve variar de acordo com a localidade do usuário. Os dois apps pedem o CEP e endereço para localizar estabelecimentos próximos, e ambos informam quais estão abertos ou fechados dependendo da hora do dia. O iFood oferece 28 tipos de cozinha para escolher, enquanto o PedidosJá organiza suas opções em 34 categorias.
No momento, o PedidosJá atua em mais de 400 cidades e tem mais de 15.000 restaurantes cadastrados no Brasil. Já o iFood está disponível em mais de 390 municípios em todos os estados do país. Além de atuar no Brasil, o iFood oferece serviços na Argentina, México e Colômbia, e o PedidosJá cobre Argentina, Chile, Panamá, Paraguai e Uruguai.
Forma de pagamento e entrega
O PedidosJá aceita pagamentos online e em dinheiro, cartões de crédito, débito e vale refeição no momento da entrega. As mesmas opções estão disponíveis no iFood, acrescidas das alternativas de pagar com cheque e Vale Refeição Online. Ainda é possível pesquisar somente por restaurantes que ofereçam entrega grátis no menu do iFood ou aplicando um filtro no PedidosJá.
Disponibilidade
O PedidosJá requer o iOS 9.0 ou posterior e está disponível para iPhone, iPad e iPod touch. Nos celulares Android, o app exige sistema Android 4.2 ou superior. O iFood também requer iOS 9.0, e, para Android, a versão e o sistema do app variam de acordo com o dispositivo em que é instalado.
Existe algum perigo em fazer compras online? Veja a opinião dos usuários no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Smart TV Full HD ainda vale a pena? Veja prós e contras antes de comprar
- Dragon Ball FighterZ World Tour: veja etapas e calendário parcial
- Posts importantes no Facebook ganham 'pop-ups' em guias no Messenger
- Roteador cheio de recursos e segurança promete super performance
- Veja como economizar dados no aplicativo do Google+ para Android
- Moovit anuncia integração com Waze Carpool para caronas; saiba usar
- Street Fighter 5 e Tony Hawk 5 são destaques nos trailers da semana
- iPad Pro pode ser lançado em 9 de setembro, diz site
- Como exportar e importar contatos no Gmail
- Pesquisadores criam novo tipo de bateria com capacidade 60% maior do que as atuais
- Retrospectiva 2015 do Facebook tem Star Wars, FIFA e Game of Thrones
- Free Fire Copa América 2020 bate 896 mil visualizações simultâneas
- MIBR e FURIA: conheça os times no IEM Katowice Major de CS:GO 2019
- Vale a pena comprar um Macbook usado? Veja prós e contras
- Samurai Shodown e Super Mario Maker 2 estão nos lançamentos da semana
- Como convidar amigos para um evento no Facebook pelo celular?
- Falha em conexões Bluetooth pode deixar dispositivos vulneráveis
- Como quebrar senhas de arquivos do Office: Excel ou Word
- YouTube: como transmitir um vídeo ou playlist em ‘loop’ no Chromecast
- Quake faz 20 anos e ganha fases do time de Wolfenstein, veja como baixar