A SaferNet Brasil lançou nesta terça-feira (15) a campanha "Sextorsão: não é sua culpa". Formada pelos termos "sexo" e "extorsão", a palavra define a prática de chantagear alguém sob ameaça de divulgar fotos íntimas. O objetivo da ação é alertar jovens, pais e educadores sobre essa prática criminosa e, principalmente, fornecer recursos que garantam apoio às vítimas.
A empreitada foi originalmente criada pela Thorn, organização não-governamental americana, e conta com o apoio do Facebook e do Twitter. No Brasil, a data de lançamento coincide com a semana do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que ocorre 18 de maio.
Quem realiza sextorsão costuma obrigar a vítima a ir a um encontro presencial ou até mesmo enviar nudes pela Internet. Vale lembrar que, muitas vezes, os criminosos não possuem de fato as imagens alegadas, mas blefam para alcançar seu objetivo, especialmente com menores de idade. "As vítimas têm muito medo de contar o que estão sofrendo por acharem que serão culpabilizadas e julgadas, principalmente pelos adultos", conta o diretor de educação da SaferNet Brasil, Rodrigo Nejm.
Os dados da entidade indicam um aumento na incidência deste tipo de crime. Em 2007, apenas cinco vítimas de sextorsão procuraram a SaferNet
Além da central tefefônica, que conta com escuta especializada e permite falar anonimamente, a campanha possui um site voltado ao público jovem e outros materiais de apoio. Entre eles estão um vídeo, narrado pela atriz e cantora Clarice Falcão; memes em imagens para compartilhar pela Internet; e recursos para pais, educadores e cuidadores. O projeto ainda pode ser acompanhado pelas hashtags #NãoÉSuaCulpa, #TamoJunto e #PareSextorsão.
"O que eu diria para uma pessoa que está passando por essa situação é não se envergonhe, porque a partir do momento que você não se envergonha, seu agressor perde todo poder. E para quem conhece alguém que está passando por isso, conversa com essa pessoa e diz que ela pode contar com você para o que der e vier", complementa Clarice Falcão, porta-voz da campanha.
Invasão de celulares: como ocorrem? Qual o maior perigo? Como evitar? Confira no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- JBL T205
- Impressora 3D Vulcan constrói casa em menos de 24 horas por R$ 13 mil
- GTA 6 está no início do desenvolvimento e deve chegar menor, diz site
- Como usar efeitos no Audacity
- Como clipar na Cube TV?
- Jurassic Park ganha jogo para celular no estilo Pokémon Go
- Como bloquear fotos do celular com senha; Keep Safe auxilia na tarefa
- Xiaomi já trabalha na internet 6G, revela executivo
- CS:GO: MIBR confirma tarik e saída de boltz do time brasileiro
- Por que Free Fire faz tanto sucesso? Entenda popularidade do game
- Motorola anuncia Moto E5 e E5 Plus com bateria de até 5.000 mAh
- Zenfone 2: como apagar o histórico de ligações
- Como acelerar um Mac lento
- Como excluir uma conta do Dropbox
- Nintendo: conheça os 10 melhores easter eggs em games da empresa
- O que é WhatsApp Aero? Conheça recursos (e riscos) de baixar o APK
- Como baixar APK de um aplicativo no celular com Android?
- Samsung lança celular W2018 com flip e maior abertura de lente já vista
- Rede sem fio concorrente do HomeKit da Apple liga dispositivos smart
- Como mudar a posição da barra de tarefas no Windows 10