O iPhone X inaugurou uma nova fase do Snapchat ao receber três filtros 3D exclusivos. As figuras que se sobrepõem ao rosto do usuário se tornaram populares em parte devido ao aplicativo, sendo adotadas porteriormente pelo Instagram e Facebook, entre outros. A diferença está na tecnologia TrueDepth, exclusiva do telefone mais poderoso da Apple, capaz de exibir máscaras com aspecto mais realista.
Elas se ajustam ao contorno do rosto com mais precisão e também se adaptam melhor à iluminação do ambiente. Por ora, são três as adições que somente donos de iPhone X podem aproveitar: uma máscara de Mardi Gras, típica das comemorações de Carnaval; um crânio do Dia dos Mortos; e um adereço dourado com coroa de flores.
Os novos filtros utilizam a tecnologia TrueDepth, que, além de permitir o desbloqueio pelo Face ID, pode ser utilizada em realidade aumentada. Dessa forma, aplicativos utilizam sensores avançados, como detectores de ponto e infravermelho, para o mapeamento 3D do rosto do usuário. O telefone consegue captar movimentos das sobrancelhas, dos olhos e da boca com mais precisão.
O Snapchat desenvolveu os filtros com o objetivo de entregar experiências mais realistas. As máscaras virtuais se fixam melhor na pele e, mesmo com movimentos rápidos, se ajustam à face, especialmente na bocheca e no contorno próximo do nariz.
Além disso, eles contam com efeitos melhorados, permitindo modificar o sombreamento conforme a iluminação ambiente. Também incorporam recursos do modo retrato do iPhone X, como o desfoque do fundo da imagem – também conhecido como efeito bokeh.
As máscaras foram anunciadas durante o lançamento do iPhone X, em 2017. No evento da Apple, uma prévia foi apresentada ao público, demonstrando como os filtros poderiam ser melhorados com a tecnologia da câmera frontal do aparelho.
A novidade começou a ser disponibilizada nesta semana. Por enquanto existem apenas três filtros compatíveis com a tecnologia, mas a expectativa é de que outros sejam liberados futuramente.
Segurança
A Apple diz que os desenvolvedores não têm acesso à criptografia do Face ID. Portanto, eles não têm como obter as informações coletadas pelos sensores, pois o algoritmo responsável pelo funcionamento impede o repasse desses dados.
Aplicativos como o Snapchat têm acesso apenas às informações de mapeamento do rosto do usuário, como o movimento ao vivo de mais de 50 expressões faciais, das pálpebras e das sobrancelhas. A Apple vetou o uso dos dados para publicidade ou monitoramento dos usuários.
Android ou iOS: qual é o melhor? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Gran Turismo Sport é 'mais do mesmo' e impressiona pelos gráficos
- Oito 'vergonhas' dos famosos nas redes sociais em 2020
- Como ativar ou desativar o Turbo Boost no Mac
- Galaxy A5 2016 ou Moto X Play: rivais têm bateria potente e preço médio
- Nubank: como ativar a função débito no cartão
- iPhone 12 pode vir com processador 50% mais rápido
- Como ativar e usar cheats e códigos em LEGO Os Incríveis
- Moto G 2021 vaza na web: veja imagem do celular Motorola
- O que é Chromium? Entenda o projeto em que o Chrome é baseado
- Confira as novidades de Ashes of Ariandel, primeiro DLC de Dark Souls 3
- Clash Royale: finalistas do Crown Championship dão dicas para jogar
- Como criar um álbum de fotos online com o Flipsnack
- Como usar o CM Security, um dos melhores antivírus para Android
- Mortal Kombat X: Reptile é confirmado na nova versão do game
- Uncharted: The Lost Legacy confira dicas para mandar bem no novo jogo
- Como instalar e usar o tradutor de texto no Word Online
- Como pagar boletos com a NuConta
- MediaTek cria forma de carregar 70% da bateria do celular em 20 minutos
- Halloween ganha jogo de bruxas do Google; saiba competir pelo prêmio
- WhatsApp: como permitir que apenas administradores enviem mensagens em grupos