O Google começou a bloquear a Google Play para celulares sem certificação da empresa. A proibição vale para os Google Apps, o pacote de aplicativos da gigante das buscas, que inclui Gmail, Maps e a própria loja oficial do Android. A restrição é resultado de uma política mais seletiva da companhia com fabricantes de smartphones que não seguem os padrões de desenvolvimento do software. A medida tende a afetar, principalmente, celulares de marcas desconhecidas, clones e modelos piratas. Além disso, resvala em smartphones com ROMs customizadas.
Apesar do Android ser um sistema de código aberto, o Google sempre exigiu o cumprimento de padrões de desenvolvimento para aparelhos que rodam o software. A cada nova versão do sistema lançada por algum fabricante (referidas como builds), a empresa ordena o cumprimento de testes de compatibilidade para liberar o acesso aos Google Apps. Grandes fabricantes como Samsung, LG, Motorola, Sony e Xiaomi submetem seus produtos pela certificação.
Até então, porém, o controle sobre o processo de licenciamento era menos restrito. Mesmo sem a certificação do Google, celulares e tablets de origem pouco conhecida poderiam ter acesso livre à Google Play sem seguir à risca os padrões de desenvolvimento. A mudança de postura do Google acompanha uma tendência crescente da empresa de preocupação com a segurança do Android, que é alvo recorrente de
Segundo o XDA Developers, uma fonte ligada à indústria afirma que a política mais restrita do Google com fabricantes de smartphone vem desde o ano passado. A companhia teria alertado com antecedência sobre as mudanças. O processo de bloqueio automático de todos os aparelhos não certificados teria sido iniciado no último dia 16 de março. Os celulares bloqueados passam a exibir um alerta em tela cheia avisando sobre a restrição.
Até mesmo versões customizadas famosas do Android, como o LineageOS (antiga CyanogenMod), podem ativar o bloqueio da Google Play no celular. Nesse caso, o Google oferece uma maneira de desativar a restrição, desde que o usuário saiba manusear o comando ADB no computador. Para obter a licença em um celular genuíno com uma ROM customizada instalada, é preciso obter o Android ID do aparelho via ADB e enviar a informação na página google.com/android/uncertified.
Como o celular é bloqueado pela Anatel? Descubra no Fórum do TechTudo.
Via XDA Developers
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Jogos parecidos com Fortnite para celular Android e iPhone (iOS)
- GTA 5: confira os 12 novos ve?culos do DLC de assaltos Heists
- Rainbow Six Siege n?o empolga, mas impressiona pelos gr?ficos
- Como desligar o monitor toda vez que bloquear o PC ou o notebook
- Dragon Age Inquisition: como remover skills de um personagem e realocá-las
- Novo PUBG: conheça New State, a versão futurista e mobile do Battle Royale
- Android muda tela de atualizações de apps; veja como fica a Google Play
- Google aposenta Alpha Go após IA vencer campeões de Go; entenda
- Intelbras lança novas caixas de som inteligentes com assistente Alexa
- Motorola anuncia Moto E5 e E5 Plus com bateria de até 5.000 mAh
- Assassin’s Creed Syndicate vai ganhar DLC com Jack, o Estripador
- Skype impõe limite de até 100 MB para upload de arquivo
- Snapdragon 845 vai transmitir áudio Bluetooth para múltiplos dispositivos
- Live x Zenfone Go: qual é o melhor novo baratinho da Asus?
- As dez melhores extensões para ouvir música no Google Chrome
- Confira todos os detalhes da versão beta de Homefront: The Revolution
- Seleção Brasileira de League of Legends é definida para Copa do Mundo
- App Wombo AI: como usar o aplicativo que faz foto 'mexer' e 'cantar'
- Conheça os melhores notebooks para jogos na atualidade
- Magic: relembre evolução do game, das cartas físicas às digitais