O Facebook permite alterar a privacidade e as informações concedidas a aplicativos de terceiros para proteger os dados na rede social. A alternativa tem sido buscada pelos usuários após um escândalo envolvendo a rede social na última semana. Investigação de jornais dos Estados Unidos revelaram que as informações de mais de 50 milhões de pessoas foram usadas indevidamente.
Para tornar os dados informados à rede social mais protegidos, veja como excluir aplicativos, mudar a privacidade e evitar ter suas informações compartilhadas com sites de terceiros.
Entenda o caso
De acordo reportagem dos jornais The Gardian e New York Times, a empresa de consultoria Cambridge Analytica teria utilizado dados de 50 milhões de pessoas obtidos de forma ilegal na campanha presidencial de 2016 nos EUA.
Esses dados foram coletados através de um teste psicológico — no mesmo estilo do "Qual Celebridade Você Se Parece?", que fez sucesso no Brasil. Para fazer o teste, o usuário precisava autorizar o aplicativo a ver algumas informações do seu perfil do Faceboook.
Chamado “thisisyourdigitallife”, o app foi idealizado pelo pesquisador Aleksandr Kogan. No total, 270 mil usuários deram acesso aos seus dados no Facebook e também às informações de todos os amigos na plataforma, totalizando os 50 mi
Kogan foi o responsável por fornecer as informações à Cambridge Analytica. A empresa foi contratada para a campanha do candidato Donald Trump. Segundo as investigações da imprensa americana, a consultoria teria usado os dados obtidos pelo Facebook para criar estratégias (incluindo rumores, notícias falsas e desinformação) e influenciar os eleitores. O pesquisador teria vendido os dados por US$ 800 mil.
Segundo o Facebook, a política da rede social permite aos desenvolvedores acessarem os dados apenas com a finalidade de melhorar a experiência nos aplicativos. A venda dessas informações ou uso para publicidade é proibida.
É comum que os usuários autorizem aplicativos e sites de fora do Facebook a terem acesso a informações da conta — mesmo sem ler os termos e condições de cada um. No entanto, é possível alterar as configurações do Facebook para aumentar a privacidade e evitar que informações pessoais sejam usadas de forma indevida.
Como excluir apps terceiros do Facebook
Caso você já tenha concedido acesso aos seus dados, é possível cancelar a permissão pelo Facebook. Você pode fazer isso removendo da sua conta os aplicativos que não considera confiáveis.
Passo 1. Clique no ícone de "menu" indicado por uma seta no topo direito da tela e, depois, selecione "Configurações";
Passo 2. Em seguida, clique em "Aplicativos", no menu da lateral esquerda. Encontre na lista o nome do aplicativo e clique no "x" ao lado do nome para removê-lo;
Passo 3. Um janela será exibida e você deve clicar em "Remover".
Como desativar apps terceiros no Facebook
O procedimento abaixo tira a permissão de qualquer integração de sua conta na rede social com aplicações de fora do Facebook ou outros sites. Ou seja, com a desativação do recurso não será mais possível fazer cadastro ou login em qualquer página com os dados do Facebook. Porém, isso não garante que aplicativos instalados anteriormente deixarão de ter acesso às informações que você já compartilhou.
Passo 1. Acesse o Facebook. No canto superior direito, clique sobre a setinha e, no menu que surgir, vá em “Configurações”;
Passo 2. Dentre as opções de configuração, escolha “Aplicativos”;
Passo 3. Role a tela até a opção “Aplicativos, sites e plug-ins” e, a seguir, clique em “Editar”;
Passo 4. Selecione “Desativar a plataforma”.
Limitar informações acessadas pelos apps
Outra opção é restringir os dados que podem ser acessados por apps usados pelos seus amigos. Por padrão, pessoas autorizadas a ver suas informações podem “levá-las” quando usam aplicativos e, dessa forma, as deixam disponíveis. A justificativa da rede social é que “isso faz com que sua experiência melhore e seja mais social”. Confira no passo a passo como realizar o processo.
Passo 1. Acesse o Facebook. No canto superior direito, clique sobre a setinha e, no menu que surgir, vá em “Configurações”;
Passo 2. Dentre as opções de configuração, escolha “Aplicativos”;
Passo 3. Em “Aplicativos que outras pessoas usam”, clique sobre o botão “Editar”;
Passo 4. Desmarque as caixinhas correspondentes aos itens nos quais não deseja fornecer informação para os apps. Então, clique em “OK” para concluir.
Via The Verge e The Guardian
Facebook: como recuperar mensagens apagadas? Descubra no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- HP Elite x2 tem data de lançamento no Brasil; tablet custa quase R$ 7 mil
- Entenda a pol?tica de conte?do do Blogger; saiba como adequar seu blog
- Como achar os grafites em Life is Strange: Before the Storm - EP2
- Plugin do Google facilita troca de links entre professores e alunos
- GTX 760 vs GTX 1050 Ti: saiba o que muda nas placas de vídeo da Nvidia
- App de lista de compras: como usar o Listonic no celular
- Como tirar passaporte? Veja dicas para requerer o documento
- Overwatch Contenders 2019: veja o que muda na season 3 do torneio
- Como trocar a pasta térmica do processador
- Apple pode permitir que você use o iPhone de um amigo para fazer backup
- Como reivindicar edições na página do seu restaurante ou loja no Foursquare
- Cientistas usam átomos para criar HD de 1 mm com 500 TB de espaço
- Moto G6 Play vs Zenfone 4 Max: compare os celulares com foco em bateria
- Coronavírus: jogo Foldit para PC promete ajudar no combate da doença
- Nexus 4 não terá Android 6.0; atualização chega a outros celulares do Google
- Aparelho da DJI controla lente e foco de câmeras de forma remota
- Como funciona Sky Play? Saiba assistir a filmes no PC ou app
- Vibe K5 ou Redmi 2 Pro: saiba qual Android leva a melhor em análise
- Como camperar no Free Fire? Veja dicas para jogar o Battle Royale
- D-Link e McAfee anunciam DIR-2680, roteador que promete mais segurança