Um erro do dispositivo de E/S (abreviação para “Entrada/Saída”) pode ocorrer com HD externo e interno, cartão SD, pendrive e outras unidades conectadas ao PC via USB, além de CD ou DVD. O problema ocorre quando o usuário tenta ler, copiar ou gravar dados em um dispositivo, emitindo uma mensagem de falha na tela que impede o prosseguimento (“a solicitação não pôde ser executada devido a um erro do dispositivo de E/S”).
Felizmente, bugs do tipo não causam preocupação e podem ser contornados com relativa facilidade no PC com Windows. Veja quatro soluções diferentes para esse erro no tutorial a seguir.
1. Verifique cabos e portas
A primeira medida para resolver o problema é verificar se há mau contato ou defeito no cabo USB do dispositivo ou na entrada do PC. Para descartar qualquer problema de hardware, teste outras portas USB do computador e use novos cabos. Se o Windows continuar mostrando a mensagem de erro, avance para a próxima providência.
2. Atualize os drivers
Drivers desatualizados podem provocar conflitos entre o sistema operacional e o componente USB da máquina. Antes de prosseguir para soluções mais específicas, certifique-se de que o Windows está devidamente atualizado, de preferência com o Windows Update habilitado para funcionar automaticamente. Uma alternativa é usar programas de automação para drivers, como o Driver Booster
3. Recupere arquivos com um utilitário
Se a mensagem de erro persistir ao usar um dispositivo de armazenamento no PC, opte por uma solução oferecida por terceiros, como o EaseUS Data Recovery Wizard.
Passo 1. Conecte o disco, cartão ou pendrive no computador. Abra o EaseUS e, na tela inicial do programa, selecione o aparelho conectado no PC e clique em "Digitalizar" para iniciar a varredura.
Passo 2. Após alguns minutos de escaneamento, selecione os arquivos identificados e clique em "Recuperar". Depois, basta escolher uma pasta de destino para obter os dados recuperados da unidade. Em seguida, teste o aparelho mais uma vez para checar se o problema foi eliminado do dispositivo.
5. Corrija no prompt de comando
Agora que os arquivos foram recuperados, é recomendável usar a ferramenta nativa do Windows para buscar uma solução para o problema da unidade de armazenamento.
Passo 1. Conecte o pendrive, cartão ou HD no PC e abra menu iniciar. Busque por "cmd" e abra prompt de comando como administrador.
Passo 2. Digite o comando "chkdsk /f /r /x" (sem aspas) e inclua, no final, a letra atribuída ao dispositivo de armazenamento conectado, seguida de dois pontos. Caso haja erros em setores do aparelho, o assistente tentará conduzir soluções automáticas.
Criptografar o PenDrive e colocar senha evita infecções? Saiba mais no Fórum TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Veja como melhorar sua Base Mãe em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain
- DotA 2 revela novo herói Snapfire no The International 2019; conheça
- Far Cry 4: saiba como realizar os finais alternativos do jogo de tiro
- Bra?o bi?nico impresso em 3D se conecta com smartphones
- Como traduzir frases para outros idiomas com a Siri no iOS 12
- Lhama no Minecraft: saiba o que é, como domar, o que ela come e mais
- Como acelerar a reprodução de filmes e séries na Netflix
- WWDC traz novas expectativas para o iPhone 6S; veja o que esperar
- Como evitar spoilers de Vingadores: Ultimato pelo celular e PC
- Dia Internacional da Mulher: Google celebra a data com Doodle
- O que é MMR no DotA 2? Entenda e veja distribuição no ranking de medalhas
- Amigo Secreto: conheça os presentes tecnológicos mais criativos
- Como usar a mesma foto de perfil no Instagram e no Facebook
- Confira dicas para mandar bem em Yakuza 6: The Song of Life
- Saveting baixa vídeos de YouTube, Instagram, Facebook, Twitter e Vimeo
- Jax no LoL: veja pro builds, counters e runas do campeão
- CS 1.6: como mudar arma para mão esquerda ou direita
- Preço para trocar bateria de iPhone vai subir em 2019
- Galaxy Buds Live: prós e contras do fone eleito melhor de 2020 pelo público
- WhatsApp vs rivais: veja quais funções não estão no mensageiro popular