O Chromecast é um dispositivo que funciona como alternativa para transformar a TV em smart, mas, assim como outros eletrônicos, está sujeito a falhas. Não é raro que o aparelho fique travando em certas ocasiões, como ao reproduzir vídeos do YouTube ou no momento do espelhar a imagem do PC. Em momentos de falha, o dispositivo pode ficar desconectando ou perder qualidade de imagem, por exemplo.
Veja no tutorial oito dicas de como resolver os problemas mais comuns de conexão, imagem e falha de reprodução de vídeo do Chromecast na TV.
Reinicie o Chromecast
Problemas simples de falta de conexão momentânea podem ser resolvidos com um reset simples no Chromecast. Localize o botão físico do aparelho e mantenha pressionado por alguns segundos. A tela da TV irá apagar momentos depois. O Chromecast irá reiniciar e tentar reestabelecer a conexão. Se a falha persistir, avance para o próximo passo.
Verifique o sinal do Wi-Fi
Erros na rede Wi-Fi estão entre as causas mais comuns de falha no Chromecast. Verifique se a barra de sinal da rede na tela da TV está fraca demais. Em caso positivo, é preciso adotar medidas para aproximar o aparelho do roteador.
Se for possível, mude a posição dos dispositivos na casa para que fiquem com acesso direto pelo ar, sem barreiras criadas pela TV ou outros eletrodomésticos. Dependendo da disposição da sua sala de est
Use um cabo HDMI com extensor
O Chromecast vem com um pequeno extensor (removível no Chromecast 1 e fixo no Chromecast 2), mas é possível comprar um cabo mais longo para deixar o aparelho ainda mais longe da TV e próximo do roteador. Extensores de HDMI podem ser adquiridos em lojas de eletrônicos. Para usar, basta conectar um lado no Chromecast e outro na porta HDMI da TV, afastando o aparelho do Google para próximo da fonte de banda larga da residência.
Verifique o desempenho da rede Wi-Fi
Se o sinal recebido pelo Chromecast estiver alto, é preciso verificar a estabilidade da conexão. Como primeira tentativa, reinicie o roteador. Em seguida, se o problema não for resolvido, desconecte outros aparelhos da rede, como celulares e computadores.
Além disso, verifique se alguém na mesma casa está baixando arquivos pesados ou fazendo streaming de vídeo ou jogos em alta resolução. Dependendo do modelo do seu roteador, essas atividades podem sobrecarregar a rede e interferir no funcionamento do Chromecast.
Descubra o melhor canal e mude a frequência do roteador
O Chromecast 2 suporta Wi-Fi dual band, compatível com canais na faixa de frequência 5 GHz, que é menos congestionada. Primeiro, descubra qual o melhor canal de conexão na sua rede Wi-Fi e, depois, acesse as configurações do roteador para trocar a frequência padrão. O próximo passo é reiniciar o Chromecast para testar o novo canal e verificar se o aparelho realmente parou de travar.
Use um cabo Ethernet
Redes Wi-Fi instáveis podem ser contornadas com o uso de conexão cabeada no Chromecast. O Chromecast Ultra, que é compatível com vídeos em 4K, já vem com entrada Ethernet para cabo. Além disso, é possível adquirir um adaptador para conectar ao modelo convencional e usar o plug RJ45 para levar conexão mais estável ao seu streaming.
Conecte o Chromecast diretamente na tomada
Falhas no fornecimento de energia também podem influenciar no desempenho do Chromecast. Se você usa o aparelho conectado à porta USB da própria TV, experimente usar o adaptador original que acompanha o Chromecast para ligar o dispositivo diretamente à tomada. Problemas com o USB da TV podem ocorrer de forma mais comum em aparelhos antigos ou de marcas desconhecidas, que tendem a apresentar especificações conflitantes na porta de energia.
Diminuir a resolução da tela e vídeos no PC
Se o Chromecast estiver travando ao espelhar ou transmitir vídeos do PC para a TV, é possível alterar a resolução para obter melhores resultados. No caso do espelhamento, o Google não permite mais controlar a qualidade do streaming pelo navegador, então resta ao usuário mudar manualmente a definição do display do computador para enviar menos dados via Wi-Fi e conseguir uma melhor performance.
Já ao transmitir vídeos por meio de serviços como o Videostream, a recomendação é usar um conversor para diminuir o tamanho dos arquivos a serem transmitidos do computador para a TV. Em geral, arquivos de mais de 1 GB tendem a consumir o buffer do Chromecast rapidamente e congelar a imagem. Então, a ideia é buscar manter os vídeos abaixo da marca de 1 GB.
Smart TV ou Chromecast: qual é melhor? Descubra no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Depois do PokéDates, PokéMatch é o novo Tinder de Pokémon Go
- Leilão da Receita em SP tem MacBook a R$ 500 e placa Nvidia a R$ 300
- CS:GO: MIBR perde para ENCE na 2ª rodada do StarLadder Berlin Major 2019
- Conheça o novo monitor de computadores capaz de carregar até celulares
- Cinco motivos para n?o comprar um Apple Watch ? mesmo se tiver dinheiro
- Golpe no WhatsApp promete recarga grátis e engana mais de 26 mil usuários
- Como reverter para o Java 7 após instalar o Java 8
- Como criar partidas personalizadas no multiplayer de Uncharted 4
- PlayStation 5: seis mitos e verdades sobre o próximo console da Sony
- Como ativar e usar Bluetooth no Windows 8.1
- Como aumentar a vida útil do meu computador? Confira dicas especiais
- Ofertas na Amazon em abril: descontos em Eletrônicos, Games, Smartphones e mais
- RX 580 vs GeForce GTX 1060: compare as placas de vídeo da AMD e Nvidia
- Como ver letras de músicas no Spotify pelo computador
- Aplicativo para votar no BBB: como usar o Gshow para votar no paredão
- Adobe Max lança Lightroom CC e traz mais novidades ao Photoshop
- Instagram caiu? App 'esquece login' dos usuários no iOS e no Android
- Spotify lança Musical Map com as mais ouvidas de mil cidades do mundo
- Como criar um aviso de passagem de avião barata; app revela descontos
- Fifa 16 ganha dois novos jogadores lendários para modo Ultimate Team