VRChat é o nome de um game que chamou a atenção da Internet há alguns dias. Disponível de graça no Steam, ele permite que jogadores se encontrem em ambientes virtuais, online, onde podem interagir com conversas de voz e jogar minigames disponíveis em suas salas. Mas nem tudo saiu como planejado e o aplicativo estourou a partir de seus memes, confusões e outras polêmicas que surgiram na rede. Entenda o que ele significa e como funciona:
O que é o VRChat?
Como explicamos, é um game online onde você interage com outros jogadores. A novidade é que ele foi feito para ser jogado em realidade virtual, ou seja, com óculos especiais, como o Oculus Rift ou o HTC Vive, atuais modelos mais populares para se usar nos computadores. Porém, ele também pode ser aproveitado por quem não tem estes equipamentos – basta realizar o download, de graça, e instalar no seu PC.
A partir daí, o game permite que você entre em um ambiente virtual, que lembra bastante o antigo Second Life. O usuário pode se expressar por meio de gestos, emoji, texto ou simplesmente falar pelo microfone. Seu avatar selecionado acompanha o movimento da boca enquanto fala e é possível criar qualquer tipo de visual para o personagem dentro deste ambiente.
Quais são os minigames disponíveis?
No VRChat há minigames que foram feitos pelos desenvolvedores, que envolvem gêneros e mecânicas vistos em outros jogos, como "capture a bandeira", batalha com discos, boliche e tênis. A vantagem é que, po
Assim, os jogos criados podem ser baixados por outros usuários, para que todos possam aproveitar com seus amigos. Mais ou menos como funciona em títulos como LittleBigPlanet e Super Mario Maker, com em um escopo bem maior – de mais abrangência e com mais possibilidades. A criação dos usuários vai além, inclusive, e permite elaborar ambientes exclusivos para grupos e desenvolver atividades de comunidade que podem se tornar oficiais pela equipe de produção do jogo.
O que mais é possível fazer no VRChat?
Além de se reunir com amigos e conversar, o VRChat permite ainda que o jogador personalize totalmente sua experiência. Você mesmo pode criar a aparência do personagem que controla, por exemplo, ou pode acessar sites especializados, e a página de comunidade do Steam, para fazer o download de skins para o avatar.
Quanto às skins, não há limites: praticamente todos os filmes, séries, desenhos animados, outros games e até réplicas de pessoas reais já foram criados para o VRChat. Você pode viver na pele de qualquer personagem que desejar, utilizando sua aparência e animações personalizadas. Por exemplo: se utilizar a skin de um personagem famoso por dançar, ele terá esta dança para apresentar dentro do ambiente virtual. As possibilidades são muitas e isso nos leva aos memes criados na plataforma.
Memes e polêmicas
O VRChat foi alvo de polêmicas recentes por conta do meme "Ugdandan Knuckles". Trata-se de um modelo deformado do personagem Knuckles, da série Sonic The Hedgehog, que não foi criado par ao VRChat. Ele apareceu pela primeira vez em um vídeo do YouTube de 2013, mas seu modelo 3D foi replicado para o game mais atual.
O "Ugandan Knuckles", porém, replica trejeitos de tribos africanas e os usuários que utilizam a skin falam no chat de voz com um sotaque característico. O visual logo se tornou viral e é comum ver invasões de grupos inteiros com o visual em ambientes do VRChat.
Muitos usuários levantam a hipótese de se tratar de um meme com elementos problemáticos em termos sociais e de preconceito, mas os responsáveis pela plataforma ainda não emitiram um comunicado a respeito – tendo em vista que é difícil controlar quais skins os jogadores utilizam.
Mas este não foi o único meme gerado dentro do VRChat. Muitos jogadores utilizam skins de outros personagens famosos, com frases marcantes, e repetem suas falas nas salas e ambientes do jogo. Há, inclusive, réplicas de emojis, que se comportam com pessoas reais.
Funcionamento
Apesar de não trazer nada tão inédito em relação ao que os games atuais já fazem, o VRChat tem a facilidade de acesso, já que não exige óculos de realidade virtual para funcionar, e também não é tão pesado para rodar em máquinas atuais.
Seus requisitos mínimos oficiais dizem que ele funciona com qualquer Windows a partir do 7, exige um processador Intel i5-4590 ou superior, além de memória de 4GB. É necessário também uma placa de vídeo da Nvidia GeForce GTX 970 ou AMD Radeon R9290 ou equivalentes. As configurações são encontradas em qualquer computador mais recente, mesmo em notebooks.
Qual óculos de realidade virtual vale a pena comprar? Comente no Fórum do TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Quer comprar uma webcam em 2020? Saiba o que buscar em um novo modelo
- O que é widget? Veja significado e como funciona a tecnologia no celular
- Review TV TCL S6500: Comandos de voz, integração ao Google e preço baixo
- Clash Royale: Supercell adiciona nova carta Firecracker ao jogo; conheça
- Feirão Serasa Limpa Nome permite negociar dívidas online por R$ 50
- Instagram: como baixar Stories em destaque para o PC
- Galaxy Buds+ no Brasil: Samsung divulga preço do rival do AirPods
- TeamViewer sai do ar por 3h; app de acesso remoto se desculpa no Twitter
- Como melhorar armas e equipamentos no Doom de 2016
- Ubisoft Forward tem novo Prince Of Persia, jogo de Scott Pilgrim e mais
- macOS High Sierra: o que muda no novo sistema da Apple para computador
- Falha no Tinder pode revelar fotos e matches; entenda
- Corrida de drones cresce na Argentina com melhores pilotos do mundo
- World of Warcraft Warlords of Draenor: conheça as oito novas masmorras do game
- Jogo do vizinho de número: conheça a brincadeira que é sucesso na Internet
- CBLoL 2019: INTZ, paiN e Redemption vencem; veja resultados e tabela
- Galaxy Tab S3: saiba o que na geração 2017 do tablet Samsung
- O que é Sympla Streaming? Saiba como funciona plataforma de eventos online
- PUBG: Cloud9 vence PGL Fall Invitational 2018 e fatura R$ 187 mil
- Como acessar a Internet nas Smart TVs da Philips