Está pensando em mudar de operadora de telefonia, mas não consegue decidir qual? Com planos atrativos e portabilidade numérica, descobrir quem oferece o melhor serviço pode ser um diferencial. O app OpenSignal permite visualizar o desempenho de cada uma, de acordo com a localidade mostrada no Google Maps, e realizar um comparativo com os dados coletados pela aplicação, como: velocidade de download e upload, latência e qualidade do sinal na região. Confira como o programa pode ajudá-lo a decidir, em poucos passos, com este tutorial.
Passo 1. Baixe e instale o app Open Signal.
Passo 2. Abra o aplicativo e clique no ícone do pin, localizado na parte inferior direita. Em seguida, você pode conferir a cobertura já na área em que está localizado ou pesquisar por uma nova região. Para isso, toque no campo “Procurar localização”.
Passo 3. Digite o nome do local onde deseja realizar a pesquisa e, em seguida, toque sobre o local correspondente que aparecerá nos resultados.
Passo 4. Nesse momento, a aplicação passa a exibir a cobertura das redes 4G, 3G e 2G de todas as operadoras que atuam na região. Para refinar a pesquisa para alguma operadora ou tipo de conexão específica, toque sobre “Todas 2G/3G/4G”.
Na aba que abrir, é possível selecionar uma operadora específica. Em nosso exemplo, é possível pesquisar individualmente pelo desempenho da Nextel, Oi, Vivo, Tim ou Claro, que atuam na capital do Rio de Janeiro. Caso prefira, você também pode selecionar se deseja visualizar apenas a cobertura para 4G ou 2G/3G, desmarcando a caixinha já previamente marcada. Para conferir o resultado, basta tocar sobre o mapa.
Passo 5. Em seguida, o programa exibe visualmente no mapa a cobertura, que varia de “Fraca”, na cor vermelha, a “Boa”, na cor verde, e os dados obtidos sobre ela naquela região. Na parte superior da tela, o app exibe a velocidade de download, de upload e de latência (quanto tempo, em milissegundos, um pacote de informações leva para ir e voltar ao destino. Ou seja, quanto menor for esse valor, melhor).
Além da visualização de cada operadora individualmente, o Open Signal exibe ainda um comparativo de desempenho dos serviços prestados pelas empresas naquela localidade. Para visualizar, basta tocar em “Comparar o desempenho”.
Passo 6. Na primeira tela, o app exibe as estatísticas de download e uploads das redes de todas as operadoras e, ao arrastar o dedo para o lado, os dados de latência e qualidade do sinal. Vale lembrar que todas as informações são baseadas em informações coletadas a partir de medições de usuários do programa nessas áreas.
Pronto! Agora, ficará mais fácil decidir para qual operadora de telefonia móvel migrar.
Qual operadora de celular tem os melhores planos de Internet ilimitada? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Google libera prévia do Android 12 para desenvolvedores
- Lançamentos Netflix em novembro: veja filmes e séries que chegam este mês
- Galaxy S8 ou Google Pixel: compare os celulares top com Android
- Natal: como criar cartões natalinos com o Adobe Post para iPhone
- Apple quer usar reconhecimento facial para compartilhar fotos com amigos
- Novo Moto E? Especificações 'vazadas' podem indicar versão com tela HD
- Campeão Mundial em 2016, NuckleDu vai patrocinar ida de fã à EVO 2018
- Apps para Android: YouNow, 7MinGym e outros destaques da semana
- Notebooks da Apple ganham suporte a monitores 4K e televis?es Ultra HD
- Mortal Kombat 11: veja tier list com personagens mais fortes do meta
- Streamer é banido da Twitch por nick inapropriado; entenda caso inusitado
- Como ativar o corretor ortográfico no Gmail
- Beyond Two Souls e Heavy Rain ser?o relan?ados para o PlayStation 4
- Counter Strike Source: saiba como baixar e instalar o game de tiro
- Como recortar uma imagem no Word
- Aplicativo de assinatura digital: 5 apps para assinar documentos online
- PUBG: Rússia é a campeã da Nations Cup
- Galaxy J8 no Brasil: celular tem 6 polegadas e preço sugerido de R$ 1.899
- Blasphemous: dicas para mandar bem no jogo de ação para PS4, PC e Xbox
- Tumblr: 11 recursos pouco conhecidos para usar no seu blog