Usar um bom dicionário online de inglês é fundamental para estudar o idioma. Existem ferramentas online e grátis que fazem a tradução das palavras e mostram seu significado. Nestes sites é possível ver expressões formais ou gírias, sinônimos e antônimos e até mesmo fazer a aplicação dos termos em uma frase. Veja, a seguir, uma lista com 10 sites conceituados, como o de Cambrige e de Oxford e suas principais funções para melhorar seus conhecimentos.
Google Tradutor
O Google Tradutor, mais conhecido tradutor da rede, pode ser útil para tirar as dúvidas de inglês. A ferramenta, que está disponível em versão web e em aplicativos para celulares Android e iPhone (iOS), transcreve frases e textos inteiros do português para o inglês e vice-versa, além de palavras e termos. Ao acessar o site, é só escolher o idioma de entrada e saída e clicar em "Traduzir". O programa ainda tem uma função interessante que pode ajudar a melhorar sua pronúncia. Para isso, basta clicar no ícone de alto-falante, que reproduz a frase de modo correto.
Cambridge Dictionary
Desenvolvido pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, o Cambridge Dictionary é bastante completo para quem deseja aprender o idioma. A ferramenta possui opções de dicionário português-inglês, tradução e gramática, além de permitir que o usuário crie um perfil de estudo personalizado.
Na aba "Dicionário", é possível escrever o vocábulo, em inglês ou português (o software detecta automaticamente), para saber seu significado e ouvir a pronúncia em inglês britânico ou americano. Para quem deseja se aprofundar no conteúdo, a aba "Gramática" é a melhor opção, já que oferece explicações sobre tempos verbais e aplicações de palavras em diferentes frases. No entanto, se a sua necessidade for a tradução de um conteúdo mais extenso, é só optar pelo item “Tradução”, selecionar a língua de origem e o idioma para qual será traduzido.
Oxford Learner’s Dictionaries
Criado por outra universidade britânica, a de Oxford, o site Oxford Learner’s Dictionaries foi pensado para quem quer aprender a língua inglesa. Na ferramenta de busca, localizada na página inicial, há opções de pesquisas por inglês americano ou britânico. O resultado da busca, que não é uma tradução, mas uma definição do termo, é bastante completo. O site ainda oferece a possibilidade de ouvir a pronúncia do vocábulo analisado em ambos os sotaques.
O Collins apresenta um layout fácil de usar e oferece diversas ferramentas, como Dicionário Português-Inglês e Inglês-Português. Além disso, o site possui um recurso chamado Tesauro, que é um dicionário de sinônimos, com aplicações do termo em frases, estatísticas sobre a frequência de uso e traduções para outras línguas (com a possibilidade de ouvir a pronúncia, em uma versão mais realista do que aquela oferecida pelo Google).
O site tem ainda serviço de tradutor, para textos longos, e de gramática, voltado àqueles que querem aprender mais sobre o idioma, como conjugação de verbos, advérbios, plural e pontuação, por exemplo.
Merriam-Webster
Os principais recursos do Merriam-Webster são o Tesauro e o dicionário supercompleto, com áudio da pronúncia da palavra, sinônimos, antônimos e aplicação do termo em uma sentença. No entanto, quem explorar o site mais a fundo, vai encontrar outras ferramentas interessantes para aprimorar o aprendizado no idioma, como jogos de palavras e quizes, página excluisva para pesquisa de sinônimos e a "Palavra do dia" para ampliar o vocabulário.
Bab.la
Em português e com um visual jovem, o Bab.la é uma ótima opção para quem deseja começar a aprender a falar inglês. Por ser biderecional, o usuário pode escrever a palavra em português ou em inglês, e o dicionário detecta automaticamente e encontra a definição. Além de exibir áudio com a pronúncia correta, ele mostra exemplos de aplicações da palavra ou termo em frases traduzidas nas duas línguas.
O site conta ainda com uma ferramenta chamada “Conjugador”: é só digitar o termo na busca e conferir todos os seus tempos verbais e conjugações. Já o "Dicionário de frases" reúne expressões muito usadas no dia a dia, divididas por temas, como viagem, ambiente acadêmico, imigração, negócios, entre outros. Por fim, é possível ainda realizar testes e acessar jogos que ajudam a avaliar o seu nível de conhecimento na língua.
Linguee
Além da versão web, o Linguee conta ainda com app para Android e iOS. A ferramenta, que ajuda a esclarecer as dúvidas de inglês, funciona de forma simples: basta inserir o termo no campo de busca e clicar na lupa. O serviço também permite ouvir a pronúncia em inglês americano e britânico e, além do significado, mostra a aplicação do termo em frases em inglês extraídas da Internet, todas traduzidas na coluna ao lado.
Pons
O Pons é outra ferramenta completa para quem deseja se aprofundar no estudo do idioma. O recurso "Dicionário", além da tradução e explicação do termo pesquisado, oferece a aplicação da palavra em frases e a possibilidade de ouvir o trecho nas duas línguas. Há também a ferramenta "Tradução", para quem deseja compreender um texto em sua totalidade e uma central de atividades gratuitas e pagas para treinar o vocabulário.
Urban Dictionary
Diferente das opções acima, mais tradicionais, o Urban Dictionary consiste em uma espécie de blog, que diariamente posta uma nova palavra que está na boca do povo e seu significado. Ele permite buscar por expressões populares, como gírias e até mesmo palavrões. A procura pode ser feita pelo buscador, que garante a navegação pelos principais termos por ordem alfabética.
Online Slang Dictionary
Na mesma pegada do anterior, o Online Slang Dictionary foi criado para ampliar o seu vocabulário em palavras menos formais da língua inglesa. Além da tradicional ferramenta de busca, que fornece o significado do vocábulo ou expressão, o site também mostra uma nova gíria por dia, permite encontrar uma expressões de modo aleatório ou por popularidade. Há ainda o curioso dicionário de sinônimos das gírias, que garante alguma diversão.
Em todos os programas citados acima, é importante ficar atento para a tradução de frases inteiras, que nem sempre será perfeita, devido à estrutura das frases, que costuma ser diferente nos dois idiomas. No entanto, as ferramentas online vêm sendo aprimoradas para aprimorar esses tipos de erros. Assim, o uso para praticar e aprender o idioma é muito válido, mas não confie plenamente nas traduções para uso em trabalhos e documentos, por exemplo.
Quais são os melhores aplicativos de inglês? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Votação do All-Star 2020 de LoL: veja como votar e entenda novo formato
- Core i9: Intel revela as especificações completas do processador 18-core
- Planos Crunchyroll: veja preços e como funciona a assinatura no Brasil
- Amazon dá R$100 de desconto para compra do Kindle
- Malware troca apps por versões falsas e afeta 25 milhões de celulares
- I See Change: projeto usa fotos do Instagram para analisar clima global
- Bot cria playlists automáticas no Spotify com um post no Twitter
- Após defeitos, Galaxy Fold finalmente chega ao mercado por quase US$ 2.000
- Como comprar e jogar as pistas de Zelda e F-Zero em Mario Kart 8
- Brasileiro vence Never Give Up 2019 no Street Fighter 5
- Problema com o Bluetooth do iPhone? Veja formas de resolver a situação
- Facebook: cancele pedidos de amizade recebidos pelo celular
- Como atualizar seu celular Android e ter a versão mais recente do sistema
- Conheça as webcams com os melhores custo-benefício no Brasil
- Assassin’s Creed 3 Remastered vale a pena? Veja as novidades do jogo
- Combo Globoplay e Disney+: cinco perguntas e respostas sobre a parceria
- Black Friday 2015: lojas se preparam para evitar novo recorde de queixas
- Arena of Valor: conheça o mundial com maior premiação do esport mobile
- CS:GO: MIBR perde para Na'Vi na ESL Pro League Season 10 Finals
- Microsoft anuncia apps do Office com comandos por toque no Windows 10