O MacBook Air é um notebook compacto da Apple que continua sendo vendido no Brasil mesmo após o lançamento de modelos mais leves e finos do MacBook Pro. O computador tem versões de 11,6 e 13,3 polegadas, ambas construídas com uma liga metálica que tende a acentuar o aquecimento da máquina em certas situações.
O laptop da maçã conta com saída de ar e ventoinha, mas nem sempre o sistema de refrigeração dá conta do superaquecimento. Veja, a seguir, em quais cenários o MacBook Air pode esquentar mais e como resolver o problema.
Mantenha o MacBook em local adequado
A Apple determina com exatidão quais são as condições de ambiente que favorecem o funcionamento adequado do MacBook. Segundo a fabricante, a temperatura do local deve ficar entre 10 a 35 graus Celsius, e a umidade relativa do ar em até 90%, sem condensação. Isso significa que salas muito quentes (como escritórios com o ar-condicionado quebrado no verão carioca, por exemplo) tendem a influenciar negativamente na operação do computador. O mesmo vale para cidades muito úmidas como Belém, que chegam a ultrapassar a barreira dos 90% no fim de ano.
Não bloqueie a saída de ar
As fendas que permitem a dissipação de calor no MacBook são bem escondidas sob a dobradiça da tampa, mas podem ser bloqueadas facilmente em certas posições. Evite usar o computador no colo, especialmente sobre lençol, colcha ou outros tecidos macios que tomam a forma da carcaça da máquina e impedem o fluxo de ar ao redor. Se você costuma conectar o MacBook a um monitor externo, algo que exige mais do processador, aumente ainda mais a área de circulação ao redor para evitar aquecimento demasiado.
Verifique a fonte de energia
O plugue e o cabo de alimentação do MacBook devem estar encaixados perfeitamente para não trazer risco de superaquecimento. Embora o cabo de energia possa ficar quente durante o uso normal, é importante tomar precauções para evitar exageros na temperatura. Segundo a Apple, o recomendado é colocar o conector diretamente na tomada e deixar a fonte no chão ou em um local bem ventilado. Novamente, é preciso evitar que o cabo fique sobre tecidos ou outros materiais que dificultem a dissipação de calor.
Feche aplicativos pesados
Aplicativos pesados, que usam aceleração de hardware, podem fazer com que o processador funcione por um tempo prolongado com o máximo de potência, aumentando fortemente a temperatura do MacBook. Aplicações com bugs podem afetar esse comportamento, levando a operação dos componentes internos ao extremo. Em caso de aquecimento além da conta, é importante verificar se há programas com uso demasiado de recursos.
Acesse o Monitor de Atividades no menu Aplicativos > Utilidades e filtre a lista por “% CPU”. Encontre os apps mais pesados e feche para liberar a sobrecarga no MacBook. Consequentemente, a temperatura poderá cair.
Aumente a velocidade da ventoinha
Em caso de aquecimento do MacBook, é possível aumentar manualmente a velocidade da ventoinha para expulsar o calor mais rapidamente da máquina. O recurso é importante se a causa da temperatura alta é um programa pesado que não pode ser encerrado na hora, como um editor renderizando um vídeo importante. Nessas situações, use o aplicativo smcFanControl para controlar o cooler do Mac conforme sua necessidade.
Teste a integridade do cooler
Uma das possíveis causas de superaquecimento do MacBook é uma falha de funcionamento das ventoinhas. Se mesmo o smcFanControl for incapaz de aumentar o desempenho do cooler, é preciso executar um teste para checar a integridade do sistema de ventilação do computador.
Para acessar a ferramenta de diagnóstico da Apple, desligue o MacBook e, com ele conectado à tomada, aperte no botão Power mantendo a tecla “D” pressionada durante inicialização. Depois, basta seguir as instruções na tela.
Suporte para notebook com cooler
Uma última opção é utilizar um suporte para notebook com cooler. No Brasil, há modelos à venda com preços em conta, entre R$ 60 e R$ 190. O acessório pode ser útil para usuários que utilizam o MacBook Air por longos períodos de tempo. Além de deixar a posição de uso do laptop mais confortável, o suporte tende a melhorar a circulação de ar da máquina.
O que é melhor: notebook, ultrabook, MacBook? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Hemotify: aplicativo conecta hemocentros a doadores usando Facebook
- Tomada inteligente promete pôr fim a choques acidentais dentro de casa
- WhatsApp: como arquivar várias conversas de uma só vez
- Gmail fora do ar? Usuários relatam erro 404 no Brasil
- Instagram não funciona? Usuários relatam problema no app
- As maquininhas de cartão MegaTon estão de volta com as melhores taxas do segmento*
- Forza 7, Shadow of War e Super Mario são destaques em outubro
- The Sims 4 receberá primeira grande expansão com atividades ao ar livre
- Vale a pena comprar um notebook com o novo processador ‘top’ Xeon?
- Apps de segurança falsos para Android são descobertos na Google Play Store
- Mortal Kombat 11: game aposta em violência explícita e inovações
- Instagram em inglês e foto do ovo: 6 fatos que marcaram o app em Janeiro
- Como funciona o Google AdSense? Veja o que é e como criar conta
- Adobe corrige nova falha do Flash Player; bug permitia invasão no PC
- Como traçar rota ponto a ponto no Google Maps e no Apple Maps
- Call of Duty Modern Warfare 2 Remastered chega ao PS4 com novos gráficos
- Tudo sobre Nioh 2: veja data de lançamento, trailer, gameplay e mais
- Apex Legends: veja o que esperar do Battle Pass da Season 1
- iOS 8: adicione um número de emergência aos contatos favoritos
- Oito dicas para aproveitar ao máximo seu Xbox Series X ou Series S