O MacBook Air é um notebook compacto da Apple que continua sendo vendido no Brasil mesmo após o lançamento de modelos mais leves e finos do MacBook Pro. O computador tem versões de 11,6 e 13,3 polegadas, ambas construídas com uma liga metálica que tende a acentuar o aquecimento da máquina em certas situações.
O laptop da maçã conta com saída de ar e ventoinha, mas nem sempre o sistema de refrigeração dá conta do superaquecimento. Veja, a seguir, em quais cenários o MacBook Air pode esquentar mais e como resolver o problema.
Mantenha o MacBook em local adequado
A Apple determina com exatidão quais são as condições de ambiente que favorecem o funcionamento adequado do MacBook. Segundo a fabricante, a temperatura do local deve ficar entre 10 a 35 graus Celsius, e a umidade relativa do ar em até 90%, sem condensação. Isso significa que salas muito quentes (como escritórios com o ar-condicionado quebrado no verão carioca, por exemplo) tendem a influenciar negativamente na operação do computador. O mesmo vale para cidades muito úmidas como Belém, que chegam a ultrapassar a barreira dos 90% no fim de ano.
Não bloqueie a saída de ar
As fendas que permitem a dissipação de calor no MacBook são bem escondidas sob a dobradiça da tampa, mas podem ser bloqueadas facilmente em certas posições. Evite usar o computador no colo, especialmente sobre lençol, colcha ou outros tecidos macios que tomam a forma da carcaça da máquina e impedem o fluxo de ar ao redor. Se você costuma conectar o MacBook a um monitor externo, algo que exige mais do processador, aumente ainda mais a área de circulação ao redor para evitar aquecimento demasiado.
Verifique a fonte de energia
O plugue e o cabo de alimentação do MacBook devem estar encaixados perfeitamente para não trazer risco de superaquecimento. Embora o cabo de energia possa ficar quente durante o uso normal, é importante tomar precauções para evitar exageros na temperatura. Segundo a Apple, o recomendado é colocar o conector diretamente na tomada e deixar a fonte no chão ou em um local bem ventilado. Novamente, é preciso evitar que o cabo fique sobre tecidos ou outros materiais que dificultem a dissipação de calor.
Feche aplicativos pesados
Aplicativos pesados, que usam aceleração de hardware, podem fazer com que o processador funcione por um tempo prolongado com o máximo de potência, aumentando fortemente a temperatura do MacBook. Aplicações com bugs podem afetar esse comportamento, levando a operação dos componentes internos ao extremo. Em caso de aquecimento além da conta, é importante verificar se há programas com uso demasiado de recursos.
Acesse o Monitor de Atividades no menu Aplicativos > Utilidades e filtre a lista por “% CPU”. Encontre os apps mais pesados e feche para liberar a sobrecarga no MacBook. Consequentemente, a temperatura poderá cair.
Aumente a velocidade da ventoinha
Em caso de aquecimento do MacBook, é possível aumentar manualmente a velocidade da ventoinha para expulsar o calor mais rapidamente da máquina. O recurso é importante se a causa da temperatura alta é um programa pesado que não pode ser encerrado na hora, como um editor renderizando um vídeo importante. Nessas situações, use o aplicativo smcFanControl para controlar o cooler do Mac conforme sua necessidade.
Teste a integridade do cooler
Uma das possíveis causas de superaquecimento do MacBook é uma falha de funcionamento das ventoinhas. Se mesmo o smcFanControl for incapaz de aumentar o desempenho do cooler, é preciso executar um teste para checar a integridade do sistema de ventilação do computador.
Para acessar a ferramenta de diagnóstico da Apple, desligue o MacBook e, com ele conectado à tomada, aperte no botão Power mantendo a tecla “D” pressionada durante inicialização. Depois, basta seguir as instruções na tela.
Suporte para notebook com cooler
Uma última opção é utilizar um suporte para notebook com cooler. No Brasil, há modelos à venda com preços em conta, entre R$ 60 e R$ 190. O acessório pode ser útil para usuários que utilizam o MacBook Air por longos períodos de tempo. Além de deixar a posição de uso do laptop mais confortável, o suporte tende a melhorar a circulação de ar da máquina.
O que é melhor: notebook, ultrabook, MacBook? Comente no Fórum do TechTudo
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Celular ‘fofo’ em forma de robô anda e reconhece o dono; conheça o Robohon
- Telegram lança Leitura Rápida e Telegraph contra artigos do Facebook
- Guarda-chuva combinado com pau de selfie chega ao Brasil
- Radiant Points e clutch em Valorant: guia explica principais termos do FPS
- Como usar Apple TV com a Siri
- CBLoL 2018: CNB vence e assume liderança isolada do split; Flamengo faz 2-1
- Call of Duty, Trine e Alan Wake: confira as ofertas da semana
- Como exibir no Twitter vídeos do Periscope pelo iPhone e iPad
- Xiaomi anuncia linha Redmi Note 10; tela fica mais moderna
- Fortnite Battle Royale: saiba usar o Passe de Batalha para ganhar itens
- Brasil em Prosa: conheça os vencedores do concurso de contos na Amazon
- Fones e câmeras 'pequenas' e profissionais são destaques da Sony na IFA 2015
- HP ou Dell: qual das marcas oferece os ultrabooks com melhor performance?
- League of Legends terá skins temáticas de Velho Oeste
- Jogos famosos são sucesso de busca em site pornô; entenda polêmica
- Lançamento dos iPhone 8 e 7s: Apple marca evento para mostrar novos celulares
- Novo teclado iluminado permite que usu?rio escolha a ordem das teclas
- RTX 2070 Super é boa? Veja ficha técnica e preço da placa de vídeo Nvidia
- NBA Live 18 terá times de basquete femininos
- Confira a lista com os jogadores mais fortes no campo de Fifa 16