O Evernote é uma ótima ferramenta para quem trabalha com textos e notas frequentemente. O aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS) oferece flexibilidade para criar anotações separadas por cadernos e incluir textos formatados com cores e em lista, com anexos e desenhos feitos à mão.
O app ainda permite adicionar datas de lembrete aos itens anotados, além de incluir etiquetas para ajudar a pesquisar mais tarde pelo conteúdo desejado. Confira, nas linhas abaixo, um guia completo para usar as funções básicas do Evernote no smartphone.
1. Como criar um caderno
O Evernote cria um caderno padrão para reunir anotações do usuário, como um bloco de notas. Entretanto, é possível criar outros para manter suas informações mais organizadas. Acesse o menu lateral do aplicativo e toque em “Cadernos”. Use o menu superior para acessar a função de adição de cadernos e defina um nome para criar.
2. Adicionar notas ao caderno
Dentro de um caderno, toque no sinal de “mais”, na parte inferior da tela, para obter uma lista de opções. O atalho é útil para criar lembretes, anexos e outros itens rapidamente. Para criar uma nova nota, use o primeiro botão. Ao definir um nome, a nota será salva no caderno.
3. Mover ou excluir notas
O Evernote permite excluir ou mover notas para outros cadernos a qualquer momento. Para isso mantenha a anotação pressionada para selecionar e use os botões na parte superior para executar ações. Ao apagar, o item é levado à lixeira e pode ser recuperado depois. Para mudar a nota de lugar, basta escolher outro caderno e toque em “Mover”.
4. Definir data
Com uma nota aberta, use a ferramenta de data para definir um prazo. Toque no ícone de relógio, selecione “Definir data” e escolha dia e hora para ser lembrado sobre um texto ou relatório que precisa ser finalizado em breve.
5. Escolher etiquetas
Outro recurso importante de organização do Evernote são as tags. Toque no símbolo de etiqueta da nota para categorizar o conteúdo. A função é essencial para definir temas para notas guardadas em um mesmo caderno. Um bloco de anotações do dia a dia pode conter, por exemplo, listas de compras de supermercado ou materiais para a reforma da casa.
É possível adicionar várias tags e uma mesma nota. Ao inserir algo como “gastos de dezembro” a um item, é possível filtrar depois todas as despesas do período. A dica é encontrar o equilíbrio entre tags e cadernos para organizar as anotações.
6. Mudar a formatação do texto
Na hora de escrever notas, o Evernote oferece um conjunto razoável de formatação. Toque na ferramenta de texto do menu superior para habilitar uma barra de edição. Além dos tradicionais modificadores de negrito, itálico, sublinhado e tachado, há opções de tópicos, numeração, marca-texto colorido e outros.
7. Inserir anexos
É possível anexar arquivos relacionados a uma nota facilmente no Evernote. O app permite adicionar foto, vídeo, áudio, documentos e outros itens no corpo da anotação. Entre outras aplicações, o recurso é útil para estudantes. É possível, por exemplo, inserir fotos do quadro e áudio do professor (gravado pelo próprio aplicativo) no meio do texto corrido digitado pelo aluno.
8. Criar listas
Embora os “bullet points” permitam criar listas simples, o Evernote também permite converter texto em lista com checkbox do lado. Selecione o texto desejado, toque na ferramenta de lista do menu de edição e use as caixas para marcar produtos comprados no supermercado ou tarefas executadas no dia a dia.
9. Escrever à mão
O Evernote conta com ferramenta de escrita e desenho, ideal para uso em tablets ou smartphones como o Galaxy Note 8. Acesse a função de anexo e selecione “Escrita” para abrir um painel em branco. Escolha a cor da caneta na parte superior.
Escreva no espaço em branco e use o botão inferior para adicionar páginas. Arraste com dois dedos para rolar a página. Ao concluir, volte para ver o desenho ou escrita à mão inserido no corpo da nota.
10. Pesquisar na nota
A principal vantagem de usar uma ferramenta de anotação digital como o Evernote é poder encontrar qualquer conteúdo em uma fração de segundo. Em vez de folhear cadernos e blocos de notas físicos em busca de informações, o aplicativo permite digitar palavras-chave para localizar notas relacionadas na hora. É possível usar a busca dentro de uma nota, de um caderno ou na tela inicial do aplicativo (busca universal).
O Evernote Premium, que exige pagamento mensal, inclui nas buscas até o conteúdo dentro de arquivos anexados a notas, como PDFs e documentos Word.
Qual o melhor app que você tem no seu celular? Opine no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Como melhorar armas e criar munições em Sniper Ghost Warrior 3
- Testamos o MediaPad X2, smartphone com tela 'monstruosa' da Huawei
- Recursos que o Gboard tem e outros teclados para celular ficam devendo
- Apple Clips chega à segunda geração com design totalmente refeito
- iPhone 12 Pro Max vs iPhone 11 Pro Max: compare preço e na ficha técnica
- Donkey Kong: relembre as curiosidades e polêmicas dos jogos da série
- Facebook muda visual do Like Button e lança novas extensões para Chrome
- Como proteger sua conta Google
- Como usar duas contas de usuário no Google Chrome para iPhone
- Como cancelar o Amazon Music
- Resso: como usar o aplicativo de música para Android e iPhone (iOS)
- GTA 6: cinco possíveis fatos mais recentes sobre o game da Rockstar
- Warriors Orochi 3 e WWE 2K16 estarão gratuitos na Xbox Live em agosto
- iPhone 5 não rodará o iOS 11; aparelhos Apple antigos ficarão sem update
- Nokia volta e anuncia novo smartphone com Android e câmera de 16 MP
- Google testa pesquisa fácil de emoji no teclado do celular; veja como ficou
- DJI anuncia Mavic Air 2 com vídeos em 8K e promessa de praticidade
- Conta privada no Instagram: dez coisas que você precisa saber
- Como usar o roteador da D-Link como repetidor de sinal Wi-Fi
- Fifa 18: lista traz os 10 melhores meio-campistas do jogo