Os antivírus são programas que monitoram todas as possíveis vias de contaminação por arquivos maliciosos do computador, como entradas físicas, sites da Internet e downloads, escaneando-os constantemente. Quando encontram algum item suspeito, alertam o usuário para colocá-lo em quarentena. Ou seja, isolá-lo do sistema para análise, a fim de evitar contaminação. No entanto, nem sempre acertam e, por vezes, indicam arquivos inofensivos como potencialmente perigosos, gerando o conhecido "falso positivo".
De acordo com a organização independente que realiza testes sistematicamente em programas antivírus, a AV Comparatives, “nenhum produto é imune a falsos positivos, mas alguns são mais do que outros”. Em experimento realizado em setembro de 2017, apenas um entre 21 softwares analisados não cometeu o erro. Ainda segundo o site da companhia, o grande problema da detecção falha é o fato de poder desencadear na perda de dados ou mesmo inviabilizar o sistema.
Normalmente, os mais afetados nesses casos são os programas de desenvolvedores menos conhecidos. Os grandes, entretanto, não estão imunes. Anos atrás, a McAfee mandou para quarentena um importante programa do Windows XP e, mais recentemente, o Panda detectou a si mesmo como malware.
Por que o falso positivo acontece
Os antivírus atuam de duas formas: através da detecção baseada em assinaturas e heurística. Os vírus contêm assinaturas, ou seja, uma sequência contínua de bytes com
Já a heurística funciona através do escaneamento de partes menores do código e gera um alerta, caso o comportamento de um arquivo seja considerado similar a de algum malware já conhecido ou que fuja do esperado. Com a justificativa ampliar a segurança, alguns fabricantes incluíram em suas regras heurísticas sites com pouco tráfego e, com isso, programas de desenvolvedores menos conhecidos acabam, repetidamente, confundidos com aplicações maliciosas. O método é considerado um dos principais responsáveis pelos casos de falsos positivos.
Além disso, como maneira de tornar mais difícil a análise dos malwares, os criminosos virtuais utilizam sistemas de proteção para confundir antivírus. A fim de evitar brechas, os antivírus muitas vezes definem como ameaças programas legítimos protegidos, gerando mais casos de notificações incorretas na máquina.
Nesses casos, o que fazer?
No caso de falsos positivos, o usuário deve enviar uma amostra do arquivo detectado para a equipe de pesquisa do desenvolvedor de sua aplicação antimalware e solicitar a solução do problema. Nos sites de boa parte das fabricantes também é possível encontrar formulários para relatos de falhas.
Além disso, na suspeita de um caso de falso positivo, os próprios desenvolvedores, como a Avast, indicam a utilização do serviço Virus Total, no qual é possível submeter um arquivo, uma URL ou um endereço de IP para análise. O site realiza o escaneamento em 40 ferramentas de antivírus, simultaneamente, e entrega o resultado ao usuário. Outra opção é o download da Virus Total Uploader, que garante a conferência de qualquer item desejado diretamente através do menu de contexto do seu computador (acessado ao clicar com o botão direito do mouse).
Dúvidas sobre segurança? Pergunte no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Need for Speed No Limits: trailer mostra excelentes gráficos
- Free Fire: como coletar Poring no evento temático de Ragnarok Online
- Impressora HP DeskJet 2676 é boa? Veja avaliação de recursos e preço
- Spider-Man Miles Morales: jogo da Marvel tem vendas abaixo do esperado
- Golpe do delivery usa maquininha e causa prejuízo de R$ 600 mil
- Como customizar perfil no multiplayer de Call of Duty: Black Ops 3
- App Playmoss permite acessar SoundCloud, YouTube e Vimeo de um s? lugar
- O que é QoS? Entenda para que serve a tecnologia em roteadores
- Hello tem curioso teste de personalidade; saiba como fazer
- Aimbot: entenda hack proibido no CS 1.6, CS:GO e outros jogos de tiro
- AirPods Max ou Sony WH-1000XM4? Compare os fones Bluetooth premium
- Dicas de como passar da fase 181 em Candy Crush Saga
- Moto G4 Play: como fazer backup no celular
- The Sims 4: conheça os desafios da internet que agitam o jogo
- Suning vs DAMWON: veja números dos times na final do Mundial de LoL 2020
- Lista traz curiosidades e polêmicas dos jogos de luta Tekken
- Twitter suspende conta do próprio CEO Jack Dorsey por 'erro interno'
- Como voltar à ordem cronológica no Twitter para celular
- Deezer já tem opção de pagamento pré-pago; conheça os planos e preços
- Como ativar a Cortana em francês no Windows 10