Fifa Mobile e PES 2018 são as apostas de EA e Konami para representar as principais franquias de futebol virtual no mundo dos tablets e smartphones. Gratuitos para jogar e recheados de funções, os games são um prato cheio para os fãs do esporte, e fazem bonito até mesmo quando comparados às suas versões principais. Ainda não sabe em qual dos dois investir seu tempo? Confira a comparação entre os títulos e escolha o seu favorito.
Jogabilidade
Apesar de guardarem a parte mais tradicional das mecânicas de jogos de futebol, os concorrentes têm estilos de jogo bem diferentes, que devem agradar a tipos distintos de jogadores. No caso de Fifa Mobile, a EA optou por uma versão simplificada do esporte, onde os jogadores controlam os atletas apenas em momentos chave da partida.
Isso torna a ação muito mais rápida e simples, e garante que o game possa ser jogado em sessões curtas e casuais, como em filas de espera ou transporte coletivo. Apesar do estilo simplificado, Fifa Mobile mantém todos os elementos estratégicos da série, e é capaz de criar partidas tensas e disputadas em tempo reduzido.
No lado de Pro Evolution Soccer 2018, a Konami optou por uma experiência mais parecida com os títulos convencionais, onde os jogadores disputam partidas completas. Felizmente, o tempo dos jogos é reduzido, o que torna possível que os jogadores mantenham sua campanha ativa mesmo sem muito tempo para gastar no jogo.
Controles
Assim como em versões anteriores, Fifa Mobile aposta em um sistema híbrido de controles, que pemite que os jogadores realizem passes, chutes e corridas manualmente, e deixem algumas das tarefas serem reproduzidas automáticamente. Com simples toques e deslizes na tela, é possível descolar belos lançamentos longos e chutes venenosos, com direito a curvas e variações de potência.
PES 2018 também conta com dois sistemas de controles, que apesar de garantirem flexibilidade aos comandos, não podem ser usados simultaneamente. Os jogadores podem optar por um modo tradicional, com botões virtuais espalhados pela tela, ou por uma versão avançada, que usa pequenos gestos e toques para desenvolver os movimentos dos atletas, e funciona especialmente bem.
Modos
Além de seu modo de jogo principal, Duelo de Ataques, Fifa Mobile também oferece uma gama de opções para os jogadores. É possível aprender sobre o jogo e suas mecânicas no modo Campanhas, participar de partidas especiais em Eventos e disputar campeonatos contra outros jogadores nas Ligas.
Como no popular Ultimate Team, os jogadores desenvolvem suas equipes abrindo pacotes de jogadores, que também podem ser negociados com outros usuários no Mercado de Leilões. Versões especiais são lançadas periódicamente, de acordo com o desempenho dos atletas nos campos reais.
PES 2018 também conta com campanha, modo de treinamento, partidas online e a interessante opção de enfrentar amigos próximos, conectados a uma mesma rede. Nessa modalidade cada jogador pode usar sua equipe montada no game.
Pro Evolution Socce 2018 também segue os passos do myClub, principal modo da versão do simulador da Konami para consoles e PCs. Mais ou menos como no FUT, o objetivo é acumular pontos (GPs), usados para girar roletas que desbloqueiam novos jogadores. Outra forma de obter craques é combinando olheiros, que podem ser comprados no jogo.
Gráficos e desempenho
No quesito visual, Fifa Mobile faz bonito, com atletas bem animados e menus caprichados. As cores vibrantes garantem um bom contraste entre o gramado e os uniformes. Outro ponto forte do game é o bom desempenho geral, que evita travamentos e erros mesmo em aparelhos menos potentes.
Pro Evolution Soccer 2018 não fica atrás do concorrente na comparação gráfica. O destaque fica para jogadores famosos, que têm rostos bem retratados, que parecem ter sido retirados das versões principais do game. O título também roda bem, mesmo sem configurações gráficas avançadas.
O que esperar do Fifa 18? Comente no Fórum do TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Horizon Zero Dawn: como desbloquear as melhores armas no game para PS4
- Lenovo lança novo Ideapad 3i, notebook sucessor do S145 no Brasil
- Free Fire: como ganhar 300 diamantes grátis com o app Ame Digital
- Testamos o Galaxy Gear S3, relógio smart que não depende do celular
- Dragon Ball Z de Budokai a FighterZ: veja a evolução gráfica dos jogos
- Artista Desconhecido? Use tags ID3 e mude dados de arquivos .mp3
- Como funciona o GetNinja? App facilita a busca por profissionais e serviços
- Sem estoque, PS5 e Xbox Series X são vendidos por até R$ 10 mil no Brasil
- Asus RT-N300 é bom? Veja análise de potência e preço do roteador
- Caixa fora do ar? Usuários reclamam de instabilidade há uma semana
- Motorista da Uber: conheça requisitos para atender passageiros
- Gerenciador de e-mails: cinco programas grátis para Mac OS e Windows
- Microsoft adota update cumulativo mensal para Windows 7 e Windows 8.1
- Veja brasileiros que são destaque no competitivo de Magic: The Gathering
- TwitchTV: nova suspensão do streamer YoDa causa revolta na comunidade
- Como recuperar fotos enviadas pelo chat do Facebook
- DotA 2: OG vence Team Liquid e é campeã do The International 2019
- Subverse: veja oito destaques sobre o game adulto muito aguardado
- AirPods podem passar por redesign e versão Pro deve perder hastes
- Como remover seguidores indesejados do seu Facebook