O Google anunciou nesta segunda-feira (16) duas medidas para deixar o Google Chrome mais seguro. O navegador passa a monitorar automaticamente alterações indesejada nas suas configurações — já que algumas extensões, por exemplo, podem mudá-las sem que você perceba ou permita —, informando ao usuário sobre modificações no estado natural do browser e oferecendo opções de restauração.
Além disso, o navegador ganha o recurso Chrome Cleanup, um rastreador de adwares — plugins que exibem propagandas indesejadas, normalmente baixados e instalados juntamente com outros programas, mesmo sem consentimento. A ferramenta de segurança vem incorporada à versão mais recente do browser para desktop, em atualização que começa a chegar de forma gradual para usuários de Windows — macOS e Linux ficam de fora. Saiba mais sobre as novidades.
Navegação segura
Malwares focados em navegadores podem fazer mudanças no browser, alterando automaticamente suas configurações. Essas modificações interferem no endereço da página inicial, no buscador padrão e outros atributos sem permissão do usuário. Em alguns casos, até mesmo downloads aparentemente inofensivos, como o Java, também podem reconfigurar a página inicial do Chrome.
A partir da nova versão do Chrome, o Google passa a identificar quando isso acontece e a emitir um alerta. Se houver alterações indesejadas, o navegador irá sugerir que o usuário faça uma restauração para as configurações originais.
Chrome Cleanup
Ao fazer download de um programa, ele pode vir acompanhado de softwares indesejados no processo de instalação, sem o seu conhecimento. O Chrome Cleanup envia uma alerta quando detecta esse tipo de situação e oferece uma forma ágil de remover o software que você não deseja baixar no computador.
A ferramenta ganhou um redesenho que torna mais simples visualizar esse processo. Além disso, o recurso foi aprimorado com a tecnologia da empresa de segurança, funcionando como um complemento ao antivírus do computador.
O Google alerta que o Cleanup não substitui um antivírus comum, pois é responsável por uma camada secundária de proteção. A tendência é de que a ferramenta seja focada em ameaças voltadas para a navegação web, com menos atenção para vírus que afetam arquivos do computador.
Como obter
O Chrome Cleanup já existia em builds anteriores do navegador, mas foi remodelado e aperfeiçoado. O mesmo vale para o recurso que monitora ações indesejáveis que mudam as configurações do browser. Ambas as ferramentas, agora em versão final, ficarão disponíveis aos poucos para todos os usuários de Google Chrome. Para garantir que a novidade chegará, basta acessar as configurações do browser e ativar as atualizações automáticas.
Veja como escolher um bom antivírus para o PC
Via Google
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Spotify lança plano Premium para casais por R$ 21,90
- Quando lança Legends of Runeterra? Veja tudo sobre o beta do card game
- Processadores Intel® Core™: conheça tudo sobre a 11ª geração presente em notebooks ultrafinos
- Vale a pena comprar fone e caixa de som na Black Friday? Veja preços de 2017
- TFT: veja as melhores composições do patch 10.2 do League of Legends
- Como tirar fotos preto e branco com a Nikon D3200
- Acer lança notebooks 2 em 1 ultrafinos Swift 5, Spin 5 e Switch 7 na IFA 2017
- NTC vence FURIA e garante vaga na ESL One: Belo Horizonte
- Quer um notebook gamer Dell? Confira modelos e preços à venda no Brasil
- Smite terá torneio internacional realizado em junho em São Paulo
- AirPods: fones de ouvido wireless podem ganhar ativação por voz em 2018
- Microsoft vale US$ 1 trilhão; relembre produtos de sucesso da empresa
- Como editar fotos incluindo a mesma pessoa várias vezes no Photoshop
- Quatro eletrônicos smart que ajudam a economizar energia em casa
- Brasileirão de Rainbow Six 2018: conheça times finalistas e favoritos
- Blizzard anuncia Eichenwalde, novo mapa de Overwatch
- Como desbloquear ou bloquear um amigo no Steam
- Veja como tirar print da tela do celular Galaxy Gran Prime Duos
- Como fazer um cartão de visita no Word
- Uber passa a aceitar boleto e transferência bancária; saiba como