O Opera 48, versão mais recente do navegador, traz recursos novos e aprimorados. O conversor de unidades, por exemplo, além de ''traduzir'' o valor de moedas estrangeiras, agora converte fusos horários e outras medidas como a temperatura. O browser também ganha uma forma simples de fazer prints de locais específicos da tela e uma maneira de excluir sugestões de endereços de páginas da barra de pesquisa.
Além disso, o navegador passa a contar com um menu mais organizado, um método de busca fácil e passa a permitir que você importe favoritos do Microsoft Edge. Veja mais detalhes sobre as funções.
Conversor de moedas e medidas
A partir de agora, usuários do Opera podem converter unidades e moedas diretamente na página. Para isso, basta selecionar o valor em questão: o Opera exibirá o equivalente convertido para a unidade de medida, ou moeda, referente ao país em que o navegador está localizado. O mecanismo também funciona para converter fusos horários.
Se você encontrar preços em dólar, e o navegador estiver localizado para o Brasil, os valores serão mostrados em reais. Se estiver navegando numa página, e encontrar temperaturas em Fahrenheit, poderá convertê-las facilmente para Celsius e assim por diante.
Busca fácil
Para ter acesso ao conversor automático, você precisa selecionar o texto que deseja converter. O mesmo menu que oferece o resultado da conversão de valores continua apresentando a opção para fazer buscas a partir do texto selecionado.
Basta clicar em "Pesquisar" para que o Opera consulte automaticamente o seu navegador de preferência e apresente, numa nova aba, o resultado da busca a partir da palavra, ou texto, que você selecionou.
Print de áreas da página
Outra função do Opera permite fazer prints de partes específicas da tela. Para isso, basta tocar na combinação CTRL + Shift + 5 no teclado: o browser exibirá uma área — que pode ser redimensionada — para criar uma imagem do que está exibido no local selecionado.
A partir desse ponto, o navegador vai exibir uma janela que permite salvar a imagem na área de transferência — para colar a captura feita em outro app —, ou oferecer a alternativa de salvá-la como um arquivo independente.
Excluindo sugestões indesejadas
Por padrão, o Opera exibe sugestões de páginas a partir dos primeiros caracteres que você digita na barra de endereços. A ideia é ajudar você a acessar algum site que já foi visitado, usando seu histórico de navegação.
Agora, passa a ser possível remover essas sugestões de forma simples. Ao receber uma sugestão que não deseja mais ver na barra de endereços, basta clicar no "X", localizado no canto superior direito da opção — que será eliminada e não será mais exibida.
O-Menu redesenhado
O O-Menu é a principal interface do navegador para ter acesso a configurações e outros recursos mais avançados. A edição 48 do Opera traz uma versão reorganizada do menu, que concentra os recursos relacionados de forma mais organizada. Um exemplo são as funções de importação e exportação de favoritos, agora abrigados dentro da opção "Marcadores".
Importando favoritos e configurações
O Opera também passa a permitir que você importe favoritos do Microsoft Edge e do Yandex. Os navegadores passam a fazer parte da lista de browsers reconhecidos pelo Opera, que já contava com: Chrome, Firefox, Internet Explorer, Safari, além de informações de favoritos organizadas em arquivos HTML comuns.
Para importar os favoritos do Edge, por exemplo, basta navegar pelo O-Menu, escolher "Marcadores", "Importar marcadores e configurações". Uma nova janela será apresentada. Depois, basta escolher o Edge, como mostra a imagem.
Via Opera Blogs
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Windows 10 vai bloquear computador quando dono se afastar da máquina
- Xiaomi Mi 9: veja ficha técnica e preço do novo smartphone
- Minecraft: confira os melhores mods baseados em outros jogos
- Adele, 50 tons e... Luan Santana: veja o que bombou na Google Play em 2015
- Como consultar o informe de rendimentos do Banco Inter
- GTA 6: jogadores descobrem possível mapa do novo game em DLC de GTA 5
- Mulan 2020: torrents de filme da Disney distribuem conteúdo malicioso
- Teclados Bluetooth para tablet à venda no Brasil
- Super Smash Bros receberá Cloud de Final Fantasy 7 como novo lutador
- Site ajuda usuários a encontrar objetos perdidos; conheça Perdi mas Achei
- Como ver fotos e vídeos do Facebook Stories no PC usando Chrome
- GTA: fãs recriam versão clássica do game na vida real usando drone
- Computador wireless do tamanho de uma moeda concorre com Raspberry Pi
- Fortnite vence como 'jogo inovador' no Esports Awards 2018; veja destaques
- Metal Gear e Star Wars estarão de graça na Xbox Live em março
- Twitter pago? Rede anuncia recurso que permite cobrar por tuítes
- Apple libera iOS 12.2 com novos Animojis para iPhone e mais novidades
- Três eletrônicos do Google que não deram certo e foram descontinuados
- Apple pode parar de vender o iPod Shuffle, diz site
- Windows 7 não inicia? Saiba o que fazer