A função dual chip permite usar dois cartões SIM de operadoras diferentes no mesmo celular. Dessa forma, é possível ativar pacotes de dados ou ligações de operadoras distintas, aproveitando as melhores tarifas. O usuário também pode manter um número pessoal e outro profissional, ou ajustar como preferir.
O gerenciamento pode ser personalizado de forma completa nos dois chips. Aproveite para configurar perfis de uso ou desativar um cartão SIM pelo tempo que preferir. Veja, no passo a passo a seguir, como realizar todos esses procedimentos no Android.
Ativar e desativar cada chip SIM
Passo 1. O usuário pode iniciar ou interromper o uso de um chip de operadora individualmente, mantendo o segundo cartão SIM funcionando normalmente. Essa dica é interessante caso tenha pacote limitado em um dos chips, por exemplo. Para gerenciar, selecione o menu de "Configurar" no Android e toque em"Cartões SIM".
Passo 2. Note que, no topo, estão listados os dois chips SIM dos slots do celular. Para manter ativado, deixe a chave em verde, e para desativar, deixe em cinza. Agora você pode escolher qual chip usar quando preferir e repetir a ação durante o dia.
Ativar e desativar dados móveis de cada chip SIM
Passo 1. Outra forma de controlar individualmente os slots SIM do celular é gerenciando os dados móveis, caso não queira desativar o chip por completo. Para isso, toque no menu de "Configurar" no Android e selecione "Uso de dados".
Passo 2. Perceba que há dois campos separados para "SIM1" e "SIM2". Ative (em verde) ou desligue (em cinza) o uso de rede móvel nos chips individualmente. Para fazer a troca confirme em "Ok". Vale lembrar que é possível desativar as duas redes para poupar 3G/4G.
Controlar uso de 3G/4G no mês
Passo 1. Também é possível controlar o uso de dados móveis mensais de cada chip individualmente. Para isso, acesse o menu "Configurar" no Android e selecione "Uso de dados".
Passo 2. Escolha para configurar o SIM1 ou SIM2. O procedimento é o mesmo e basta repetir para cada cartão. Selecione "Uso de dados da rede móvel". Note que há um gráfico com o consumo de rede do chip e os apps que mais gastam internet. Depois toque no ícone de engrenagem, no topo direito da tela.
Passo 3. Em seguida selecione "Aviso de dados" e finalize digitando um limite de banda personalizado para manter o controle e não estourar o pacote contratado junto à operadora. Confirme em "Definir". Você também pode ativar a chave ao lado de "Definir limite de dados" para o telefone desativar automaticamente a rede móvel quando chegar ao limite, evitando gastos extras na conta. Repita a mesma configuração no segundo chip SIM.
Ativar e desativar a detecção automática de chip SIM
Passo 1. O usuário pode ativar a troca automática de chips, que ocorre quando uma das operadoras fica sem sinal, por exemplo, ligando diretamente o segundo cartão SIM. Ou desativar, para evitar gastos indevidamente com a operadora. Para isso, acesse o menu "Configurar" e selecione "Cartões SIM".
Passo 2. Ative (em verde) ou desative (em cinza) o recurso de "Seleção automática do SIM" no Android.
Personalizar o perfil de uso de chip SIM
Passo 1. O Android permite fazer ajustes rápidos no tipo de perfil de uso dual-chip no celular, adicionando suas preferências. Para isso, selecione o menu "Configurar" e depois toque em "Cartões SIM".
Passo 2. Selecione "Perfil de uso". Em seguida, toque na seta para continuar os ajustes.
Passo 3. Selecione seu tipo de perfil para uso dual chip: "Básico", "Automático", "Pessoal e trabalho" ou "Principal e alternativo". Em seguida, determine personalizações. Neste exemplo, selecionamos um chip SIM pessoal e outro profissional. Determine a operadora de cada um. Confirme em "Próximo".
Passo 4. Personalize a seleção de contatos em cada chip, caso tenha listas separadas. Depois, escolha a conta atrelada ao pessoal ou de trabalho. Confirme em "Próximo".
Passo 5. Selecione a ativação do prefixo fácil para chamadas de longa distância, que vai adicionar o código da operadora ao DDD. Em seguida, escolha o cartão preferencial para ser usado para dados móveis de internet no celular. Avance em "Próximo".
Passo 6. Por fim, personalize as informações de entrada de cada chip SIM, alterando o nome do cartão no Android, número, cor e até toque sonoro. Confirme em "Próximo". Ao finalizar o gerenciamento do perfil será salvo. Você pode alterar quando preferir.
Os procedimentos foram realizados em um smartphone Moto Z com Android 7.1.1 Nougat.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Inspiron 2 em 1 da Dell tem lançamento no Brasil: saiba preço
- Street Fighter 5 confirma Vega como novo personagem do jogo de luta
- Mapa Fortnite Capítulo 2 Temporada 3: veja mudanças e novos locais
- Opera GX vs Chrome: compare navegador do Google com opção gamer
- Mensagem para o Dia do Professor: 5 apps com frases para WhatsApp
- App Store não baixa? Usuários reclamam de problemas com loja do iPhone
- IFA 2017: Aspire S24 é o novo All-in-One ultrafino da Acer com a 8ª geração da Intel
- Hello começa a chegar para usuários do Firefox 35; saiba como usar o chat
- Pokémon Duel é novo game da série para iPhone(iOS) e Android
- Brasil fica em 1º lugar no ranking mundial do spam por ligação telefônica
- Pagamento por aproximação: veja respostas sobre o substituto do dinheiro
- Como baixar a demo gratuita de Final Fantasy 15 no PS4 e Xbox One
- Google Earth: como ‘passear’ em Marte pelo computador?
- Aprenda como rodar Blu-Rays, DVDs e CDs no seu Xbox One
- Arena of Valor: confira dicas para mandar bem no game
- Veja como economizar a bateria do celular Android com o app ShutApp
- Moto G7 Play Edição Especial: celular ganha acabamento premium e preço maior
- Fone de ouvido Bluetooth da LG 'se limpa' sozinho em nova versão
- Linha Gamer: confira os lançamentos da Acer que fizeram sucesso na BGS
- Samsung prepara Galaxy J5 e J7, smarts baratos com Lollipop, diz site