Point Blank ou Counter-Strike: Global Offensive? Dois jogos de tiro modernos e com gráficos atraentes para PC, que podem rodar em máquinas modestas, mas que possuem características diferentes entre si. Um deles é grátis e o outro não, enquanto um tem itens mais variados para obter e o outro possui loja online completa de compras. Confira um comparativo que te aponta o que cada um faz de melhor e saiba decidir:
Gráficos
Os dois jogos meio que se equivalem em termos gráficos. Porém, Counter-Strike: Global Offensive é mais recente, de 2012, contra Point Blank que é de 2008, e por isso tem ligeira vantagem no quesito visual – e isso envolve efeitos visuais de explosões e tiros pelo cenário.
Point Blank possui texturas com resolução um pouco mais baixa nos cenários, o que nos remete a fases que lembram o antigo CS 1.6 em alguns casos. Já Global Offensive é mais polido e bonito. A diferença visual também se dá nos personagens: no Counter-Strike eles são mais realistas.
Preço
Point Blank é gratuito e por isso leva vantagem, ainda que Counter-Strike: Global Offensive não seja um jogo tão caro – ele é vendido por R$ 24,99 no Steam, descontando aí eventuais promoções, onde ele sempre participa.
Os dois, contudo, possuem lojas dentro do jogo, que vendem itens adicionais, em sua maioria decorativos, e que podem personalizar a experiência. Por ser grátis, Point Blank tem ainda outras formas de ganhar dinheiro, mas nenhuma delas é obrigatória, então é possível aproveitar 100% do título sem pagar nada.
Jogabilidade
Os dois jogos se equilibram neste quesito. Na jogabilidade, Counter-Strike sempre foi um game amigável: fácil de aprender, mas difícil de se dominar. Jogar com amigos é sempre simples e os comandos são práticos, resumidos em poucas teclas no teclado para compra de armas ou movimento, enquanto o tiro e uso de itens fica no clique do mouse.
Point Blank segue fórmula bem parecida. Por ser gratuito, é um jogo feito para ser simples, mas tem comandos similares aos de Counter-Strike, justamente por serem do mesmo gênero – o FPS. Não há uma grande diferença.
Modos de jogo
Counter-Strike: Global Offensive é um game mais “tradicional” em termos de modos de jogo e por isso traz as clássicas sessões de armar ou desarmar bombas, resgatar reféns e o bom “mata mata”. Eventualmente, novos modos podem aparecer de forma temporária, em salas personalizadas.
Point Blank também oferece modos de desarmar bomba e resgate de reféns, mas possui eventos sazonais, que criam jogos alternativos e modos de jogo únicos para que os usuários aproveitem – por tempo limitado. As modificações, claro, trazem mais variedade aos dois jogos, mas ambos são equilibrados neste quesito.
Acesso
Counter-Strike: Global Offensive está disponível no Steam e, para jogar de forma oficial, você deve ter duas coisas: uma conta grátis no Steam e dinheiro para comprar o game. O jogo pode ser comprado com cartão de crédito ou boleto. Se não houver essa possibilidade, é possível pedir para que um amigo envie-o de presente para sua conta, mas nem sempre isso é possível.
Já Point Blank é oferecido no site oficial brasileiro e, como citamos, de graça. Por esse motivo, seu acesso é bem mais facilitado: basta registrar-se com sua conta e fazer o download, posteriormente instalação. Point Blank, contudo, está disponível apenas para Windows, enquanto o concorrente está no Linux, Windows e Mac, além de consoles.
Conclusão
Apesar de ser bem divertido e com muitos modos de jogo variados e criativos em alguns casos, Point Blank ainda tem alguns pontos onde é muito parecido com Counter-Strike: Global Offensive, mas que não faz melhor do que seu concorrente.
Por mais que seja necessário comprar, CS é uma experiência mais robusta de FPS e ganha vantagem por estar disponível em mais plataformas – sem falar nas versões para consoles, PS3 e Xbox 360, ainda que elas estejam desatualizadas em relação ao PC.
Qual é o melhor jogo de FPS online e gratuito? Comente no fórum do TechTudo!
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Resident Evil 7 revela áreas inéditas da mansão em novas imagens
- Confira como melhorar as jogadas com o Hearthstone Deck Tracker
- Nvidia lança RTX 3060 Ti como opção premium para jogar em até 1440p
- Battlefield 1 será ambientado durante a Primeira Guerra Mundial
- Como configurar e ativar o modo Não Perturbe no iPhone com iOS 11
- TikTok dá créditos de celular no Carnaval; saiba como
- Fotor: faça edições profissionais nas suas fotos pelo app no celular
- Tekken 7 mantém as raízes e mostra que é possível agradar aos fãs
- Mouse gamer ROG Strix Impact da Asus chega mais leve e voltado para MOBA
- Pen drive 64 GB: confira nove modelos e os preços no Brasil
- Como transmitir vídeos no Chromecast pela navegação anônima do PC
- Star Wars: O Despertar da For?a ganha emojis no Twitter; saiba como usar
- PUBG: New Stage bate 5 milhões de pré-registros no Android; saiba fazer
- Flow: Como ouvir uma playlist infinita e personalizada no Deezer
- Como jogar com a personagem Ana de Overwatch antes do lançamento
- Watch Urbane: relógio de luxo chega ao Brasil com preço de smartphone
- Overwatch: cinco maiores mudanças nos personagens do jogo da Blizzard
- Xiaomi anuncia geladeira inteligente com suporte para comandos de voz
- iPhone 6S e 6S Plus: tudo sobre o lançamento da Apple
- Xiaomi Mi Box e Apple TV 4K são destaques de Eletrônicos em outubro