Senhas numéricas são difíceis de memorizar e, por vezes, mais fáceis de serem descobertas. Pensando nisso, um grupo de cientistas alemães e norte-americanos pensaram na seguinte solução: substituir os números por emojis, figuras comumente usadas para expressar reações. Pesquisadores das Universidades de Ulm e Técnica de Berlin, na Alemanha; e de Michigan, nos EUA, realizaram um estudo que desenvolveu um sistema de login baseado em emoji para smarthphones com Android, o EmojiAuth.
Os resultados do estudo foram apresentados no dia 30 de maio, em um evento sobre segurança em Roma, e indicam que as imagens do WhatsApp e outros aplicativos podem ser mais eficazes para manter um celular ou computador protegido, por conta da variedade de combinações existente entre as figuras.
Para entender como seria se os emojis fossem usados como senhas, os cientistas criaram o aplicativo EmojiAuth. Trata-se de um teclado que usa emojis no lugar de números e conta com 12 opções para criação de senhas. Na primeira fase de testes, 53 pessoas foram divididas em dois grupos, um com a tarefa de criar uma senha numérica em um celular Android, e outro usando uma combinação usando somente emojis. Uma semana depois, os pesquisadores compararam os resultados.
O primeiro grupo, que criou senhas usando números, foi mais efic
Segurança
Segundo a pesquisa, se usados da maneira correta, os emojis são capazes de criar senhas mais fortes do que em combinações numéricas, pois seria possível obter mais de 2,5 mil combinações usando os emojis. Os caracteres numéricos, por sua vez, se limitam aos algarismos de 0 a 9. Além disso, seria mais simples e rápido criar frases mentais com emojis do que decorar frases inteiras para digitar várias vezes ao dia. Um teclado de emojis também protege o usuário contra bisbilhoteiros, desde que o dono do celular não use um padrão de localização para memorizar a senha.
A maneira mais eficaz de usar figuras para autenticação, segundo os pesquisadores, é criar uma narrativa. Um dos membros do grupo de testes, por exemplo, usou uma música cantada mentalmente para escolher os emojis e decorar a ordem de digitação. O método funciona porque não revela o padrão de seleção — ou seja, é randômico e não forma um desenho — e é mais rápido de digitar em comparação com frases alfabéticas.
O EmojiAuth é um aplicativo com código disponível no Github, mas é destinado, ao menos por enquanto, unicamente para fins de pesquisa.
Qual o melhor teclado de emoji? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Fifa 15: veja como criar sua pr?pria equipe no modo Pro Clubs
- Do CS ao Global Offensive: veja evolução dos gráficos nos jogos da Valve
- CS:GO: veja o calendário de campeonatos da temporada 2021
- Windows 10: afinal, um menu Iniciar que preste?
- Dia do Consumidor 2019: conheça seis celulares que estão mais baratos
- Confira as dicas para diminuir o gasto de energia no PlayStation 4
- Star Wars Stickers: como baixar figurinhas e usar no Facebook
- Rival do WhatsApp, Telegram deixa editar mensagens já enviadas; saiba como
- Agents of Mayhem será lançado para PS4, PC e Xbox One em agosto
- Como mesclar duas páginas no Facebook
- Detonado de Halo 3: como zerar o cl?ssico FPS em HD para Xbox One
- Como criar modelos prontos de resposta automática no novo Gmail
- Como a Microsoft pretende popularizar o uso dos hologramas em 2015
- Como resgatar itens do Roblox no Amazon Prime Gaming
- Primeiro fone com cabo iluminado chega ao Brasil com pre?o 'salgado'
- App dos Correios: saiba como rastrear objeto e encomenda pelo celular
- Projetor portátil tem tamanho de iPhone e exibe 'telão' de 200 polegadas
- The Legend of Zelda: Link's Awakening é anunciado na Nintendo Direct
- Veja como recuperar espaço no smartphone limpando o cache do Deezer
- Google Assistente: ligações independentes e recursos visuais chegam ao app