Senhas numéricas são difíceis de memorizar e, por vezes, mais fáceis de serem descobertas. Pensando nisso, um grupo de cientistas alemães e norte-americanos pensaram na seguinte solução: substituir os números por emojis, figuras comumente usadas para expressar reações. Pesquisadores das Universidades de Ulm e Técnica de Berlin, na Alemanha; e de Michigan, nos EUA, realizaram um estudo que desenvolveu um sistema de login baseado em emoji para smarthphones com Android, o EmojiAuth.
Os resultados do estudo foram apresentados no dia 30 de maio, em um evento sobre segurança em Roma, e indicam que as imagens do WhatsApp e outros aplicativos podem ser mais eficazes para manter um celular ou computador protegido, por conta da variedade de combinações existente entre as figuras.
Para entender como seria se os emojis fossem usados como senhas, os cientistas criaram o aplicativo EmojiAuth. Trata-se de um teclado que usa emojis no lugar de números e conta com 12 opções para criação de senhas. Na primeira fase de testes, 53 pessoas foram divididas em dois grupos, um com a tarefa de criar uma senha numérica em um celular Android, e outro usando uma combinação usando somente emojis. Uma semana depois, os pesquisadores compararam os resultados.
O primeiro grupo, que criou senhas usando números, foi mais efic
Segurança
Segundo a pesquisa, se usados da maneira correta, os emojis são capazes de criar senhas mais fortes do que em combinações numéricas, pois seria possível obter mais de 2,5 mil combinações usando os emojis. Os caracteres numéricos, por sua vez, se limitam aos algarismos de 0 a 9. Além disso, seria mais simples e rápido criar frases mentais com emojis do que decorar frases inteiras para digitar várias vezes ao dia. Um teclado de emojis também protege o usuário contra bisbilhoteiros, desde que o dono do celular não use um padrão de localização para memorizar a senha.
A maneira mais eficaz de usar figuras para autenticação, segundo os pesquisadores, é criar uma narrativa. Um dos membros do grupo de testes, por exemplo, usou uma música cantada mentalmente para escolher os emojis e decorar a ordem de digitação. O método funciona porque não revela o padrão de seleção — ou seja, é randômico e não forma um desenho — e é mais rápido de digitar em comparação com frases alfabéticas.
O EmojiAuth é um aplicativo com código disponível no Github, mas é destinado, ao menos por enquanto, unicamente para fins de pesquisa.
Qual o melhor teclado de emoji? Troque dicas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- WhatsApp Web: como conversar com alguém sem salvar número nos contatos
- Facebook quer que você explique porque recusou um convite de evento
- Câmera de ação VIRB Ultra 30 da Garmin filma em ultra HD 4K
- Como criar tabelas no aplicativo Notas do iPhone com o iOS 11
- NTC eliminada e FaZe Clan invicta marcam segundo dia da ESL One BH
- 'Sangue eletrônico' promete computadores mais eficientes, diz IBM
- Detonado de Game of Thrones Ep 5: como zerar o novo episódio do game
- TP-Link anuncia Deco M9 Plus, roteador mesh com cobertura de até 400 m²
- Google atualiza Maps e Street View do Rio de Janeiro para Olimpíadas 2016
- Como instalar o Java offline no PC
- Como desativar todos os recursos da tela bloqueada do iPhone
- Tribal Wars 2: saiba como jogar o game online de estratégia para PCs
- Barra de tarefas sumiu ou não funciona no Windows? Saiba resolver
- Instagram está perto de fazer parte do clube do 'um bilhão de usuários'
- Como ter duas contas no TikTok no mesmo celular
- Vai malhar? Conheça cinco aplicativos para usar durante o treino
- Como melhorar o desempenho do computador com o Advanced SystemCare
- Como driblar no PES 2020? Veja lista com dicas para melhorar dribles
- Windows 10 já está em mais PCs do que o Windows 8
- Como transferir saldo da Google Play? 6 dúvidas sobre o dinheiro da loja